Comprar uma casa antiga tem sido uma aposta comum em cada vez mais famílias, permitindo-lhes ter um espaço que possam chamar delas e aproveitar as estruturas que já existem. No entanto, transformar uma casa antiga requer algum trabalho, seja na parte estrutural, seja na decoração.
Mas, quanto ao ponto da decoração, saiba que existem muitas formas de transformar a sua casa antiga sem ter de gastar muito no processo. Deixamos-lhe algumas sugestões simples, mas que fazem toda a diferença.
1. Pinte os armários
Caso os armários da sua casa ainda estejam em condições, mas tenham um aspeto antigo, pode sempre aproveitá-los e pintá-los para lhes renovar o visual. Não se esqueça de os limpar bem, lixar e, depois, pintar com a cor da sua escolha.
Procure usar cores claras ou pastel para dar mais luminosidade a esta divisão da sua casa e deixá-la ainda mais apelativa e convidativa. Isto é válido tanto para a cozinha como para a casa de banho.
2. Troque as ferragens
Por vezes, mudar uma torneira, puxadores dos armários ou uma maçaneta pode fazer toda a diferença e dar um ar diferente ao espaço. Estes pequenos detalhes podem estar a tornar a sua casa mais antiga, pelo que pode ser uma boa ideia substituir estes elementos por uma versão que seja mais moderna.
Vai ver que, por um baixo custo, consegue trazer um ar muito mais moderno a cada divisão da sua casa.
3. Pinte os seus azulejos
Ter que arrancar os seus azulejos antigos é uma tarefa demorada e cara, mas, se o único problema que tem com os azulejos é a sua estética, pode sempre mantê-los no sítio e pintar por cima deles com uma cor que seja mais ao seu gosto.
Afinal, existem tintas próprias para esse efeito e que apresentam resultados excelentes, assim como autocolantes que pode colocar por cima dos azulejos, caso não os queira pintar.
4. Mude o chão
Se pensa que tem de retirar todo o chão original da casa e substituí-o por um piso novo, pense duas vezes, porque isso talvez não seja necessário. Se o seu piso for em madeira, por exemplo, pode tratá-lo e deixá-lo como novo, para que dure muitos mais anos.
Por outro lado, pode sempre escolher um pavimento flutuante ultra-fino, que pode ser usado por cima do piso antigo sem que seja necessário retirá-lo.
5. Escolha candeeiros modernos
Uma iluminação que seja mal pensada, incompleta ou com um aspeto antigo ajuda a envelhecer muito a sua casa. Portanto, é fundamental que pense bem na iluminação de cada espaço, os locais estratégicos onde a vai colocar, e se a tonalidade das lâmpadas deve ser quente ou fria.
Depois, apenas terá de substituir os candeeiros antigos da sua casa por uma versão que seja mais moderna, para um visual renovado.
6. Reaproveite os móveis
A reciclagem dos móveis antigos é uma opção cada vez mais comum, tanto por ser uma escolha sustentável como por trazer mais personalidade a uma casa. Assim, aproveite algum do mobiliário antigo que tenha, lixando-o e envernizando-o ou pintando-o com uma cor que seja da sua preferência.
Verá que esta peça de mobília restaurada se tornará num ponto focal da sua decoração sem muito esforço.