O Natal é uma época perfeita para encontros familiares e festas à volta da mesa. Cada vez mais, as pessoas aproveitam para passear por localidades que preparam eventos e surpresas natalícias para toda a família.
Em várias partes do país, as cidades capricham nas decorações e nas celebrações de Natal, convidando os habitantes e turistas a viverem esta época de uma forma muito especial.
De presépios ao ar livre a espetáculos com figurantes e ruas e lojas decoradas, há muito para descobrir em várias cidades. Aqui estão seis locais ideais para passar o Natal em Portugal.
1. Penela
Penela é conhecida pelo Penela Presépio, o maior presépio animado de Portugal. Esta atração está presente todos os anos na vila de Penela, no castelo.
Trata-se de um presépio ao vivo que ocupa uma área de 700 metros quadrados e onde centenas de figuras de madeira animadas criam cenas do presépio tradicional português. Estas figuras em 3D são pintadas à mão e mostram atividades, tradições e histórias relacionadas com o Natal.
Além do presépio, Penela tem muitas outras atrações, como contadores de histórias para crianças, um mapa do céu, recriação ao vivo de antigos ofícios, animação e teatro de rua, mostra de animais, oficinas de artes criativas, um mercado e um comboio de Natal.
2. Monsaraz
Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora), é famosa pelo seu presépio de figuras em tamanho real. As 46 figuras do presépio são feitas em ferro e rede, cobertas por panos impermeabilizados e pintadas em tons pastel. As caras e mãos são de cerâmica, e à noite, as figuras são iluminadas, proporcionando um passeio encantador pelas ruas da vila medieval.
Os visitantes podem passear ao lado de figuras como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, de São José e do Menino Jesus, colocados no castelo.
Além do presépio, Monsaraz tem uma mostra de artesanato e produtos regionais nos feriados e fins de semana durante a época natalícia.
3. Óbidos
Em dezembro, Óbidos transforma-se num lugar de sonho, cheio de luz, cor e fantasia. A vila enche-se de atividades para todas as idades, como a Casa do Pai Natal, o presépio, espetáculos, jogos, pistas de gelo e insufláveis. Estas atrações proporcionam momentos especiais para toda a família.
4. Leiria
Leiria, durante a época natalícia, torna-se num lugar mágico com várias atividades. A cidade tem uma pista de gelo, um comboio do Pai Natal, reforço da iluminação, espetáculos para crianças e a Casa do Pai Natal no centro da cidade. Estas atrações criam um ambiente festivo e acolhedor.
5. Cabeça
Cabeça, na Serra da Estrela, é conhecida como a Aldeia Natal. Todos os anos, a aldeia é decorada com materiais naturais, como giestas, videiras e pinheiros. Cabeça é também a primeira Aldeia LED de Portugal, tornando-se num evento 100% sustentável.
Os moradores da aldeia dedicam-se a preparar a decoração, num verdadeiro esforço comunitário. Durante o evento, abrem as portas das suas casas para receber os visitantes. Esta festa atrai milhares de pessoas todos os anos.
6. Guarda
Guarda, a Cidade Natal, recria o imaginário natalício na praça da Sé Catedral. A Casa do Pai Natal é uma das atrações principais, juntamente com uma pista de gelo, espetáculos de dança e concertos de Natal.
O Museu de Arte Sacra acolhe o Espaço dos Sentidos, uma mostra de artesanato e produtos tradicionais da região, além da feira social Aconchego de Natal, com tertúlias, workshops, música, teatro, dança e exposições.
7. Almodôvar
Em Almodôvar, a época natalícia é marcada pelo evento Almodôvar “Vila Natal”. A Praça da República enche-se de surpresas e atividades para todas as idades, com uma iluminação que dá cor e brilho às ruas.
Quem visitar a vila pode encontrar a Casa do Pai Natal, a Casinha do Chocolate, um Carrossel Mágico, personagens encantadas, ouvir contos de Natal e ver uma “chuva” de neve que transforma a Praça.
Além de proporcionar diversão, o evento também atrai turistas que investem no comércio e na restauração local, dando um impulso à economia da região.
Estes locais em Portugal são perfeitos para viver a magia do Natal de uma forma única e especial, proporcionando momentos inesquecíveis para toda a família.
Os outros locais eu não conheço mas Obidos no natal é uma perda de tempo. Tudo muito caro e cheio de gente. Grande comércio mas poucas opções de lazer para as crianças, que tiveram que passar quase 3 hs em pé numa fila para uma única atração que durou 1o minutos, se tanto…Não vale a pena mesmo! nem as crianças gostaram muito.
Adorei Obidos!! Clima de Natal Medieval. Isso pq estava tendo a Vila de Natal e a Feira Medieval al mesmo tempo. Meus filhos amaram! ( 15 e 3 anos).