O Alentejo encanta-nos pela sua beleza natural, riqueza histórica e cultural, pela sua gastronomia e pelos seus vinhos. Assim, não é de admirar que este seja o local perfeito para uma escapadinha romântica, seja para uma comemoração especial, seja simplesmente para desfrutar de bons momentos a dois.
Para que comece a planear a sua visita a esta magnífica região do nosso país, deixamos-lhe algumas sugestões que não pode mesmo perder, por entre vilas medievais, praias paradisíacas, parques naturais e vinhas.
1. Castelo de Vide

É uma das vilas mais românticas do Alentejo, conhecida pelos seus casarios brancos adornados com flores, pelas suas ruas estreitas e sinuosas, e pelo seu castelo, que domina a paisagem.
Não pode deixar de visitar o centro histórico, com destaque para a judiaria, que remonta ao século XII e que é uma das mais bem preservadas no nosso país. Depois, prove as especialidades gastronómicas da região, como o cabrito assado, o queijo de Nisa e os bolos fritos.
2. Marvão

Esta vila medieval ergue-se no alto da Serra de São Mamede, a mais de 800 metros de altitude. Marvão encontra-se rodeada por muralhas e tem um património arquitetónico e cultural imperdível.
Não deixe de visitar o castelo, datado do século XIII, e de passear pelas ruas estreitas, onde poderá apreciar as casas típicas alentejanas. Se puder, assista a um dos diversos eventos culturais que animam a vila ao longo do ano, como o Festival Internacional de Música de Marvão.
3. Mértola

Esta belíssima vila foi cidade romana, capital de um reino árabe e sede da Ordem de Santiago, e, portanto, as suas ruas vão-lhe permitir viajar no tempo e conhecer os diferentes períodos da sua história.
Não podemos deixar de destacar locais como o castelo, a Igreja Matriz (que foi originalmente uma mesquita) e os diversos museus da vila, como o Museu Romano, o Museu Islâmico ou o Museu de Arte Sacra.
4. Monsaraz

Esta vila medieval encontra-se no alto de uma colina e tem uma vista panorâmica incrível para o lago do Alqueva, o maior lago artificial da Europa. É um dos destinos mais românticos do Alentejo, graças ao seu património histórico e cultural, às suas casas brancas e floridas, e ao seu castelo imponente.
A partir do alto da colina, poderá desfrutar de uma paisagem deslumbrante sobre a planície alentejana e a fronteira com Espanha, que se torna ainda mais bonita ao pôr do sol.
5. Évora

É uma das cidades mais antigas e mais belas do nosso país, tendo sido reconhecida pela UNESCO como Património Mundial.
Aqui encontrará locais como o Templo Romano, um dos mais bem conservados do país, a Sé Catedral (a maior catedral medieval de Portugal) e a Capela dos Ossos, capela do século XVII que tem as paredes e pilares revestidos por ossos humanos. No que toca à gastronomia, não deixe de provar pratos como a açorda, o ensopado de borrego e as migas.
6. Alentejo Litoral

No Alentejo Litoral poderá encontrar praias de areia fina e águas límpidas, que se estendem ao longo de mais de 100 km de costa, onde poderá tomar banhos de sol, praticar desportos náuticos ou fazer passeios de barco pelas falésias e ilhas.
Não deixe também de explorar as vilas e aldeias que se encontram junto ao mar, como Vila Nova de Milfontes, Porto Côvo e Zambujeira do Mar. Por fim, delicie-se com a gastronomia local, à base de peixe fresco e marisco.