VortexMag
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle
No Result
View All Result
VortexMag
No Result
View All Result
Home Viagens

10 belíssimas pontes medievais para descobrir em Portugal

Foram construídas há mais de 500 anos e ainda hoje podem ser contempladas. Conheça algumas das pontes medievais mais bonitas de Portugal.

VxMag by VxMag
Dez 28, 2022
in Viagens
0
Rio Sabor

Rio Sabor

Partilhar no FacebookGuardar no Pinterest

ArtigosRelacionados

Curral das Freiras

Curral das Freiras: o recanto secreto da Madeira onde as freiras se esconderam dos piratas

Abr 22, 2025
Dornes

Dornes: a aldeia mágica dos Templários

Abr 21, 2025
Aqueduto das Águas Livres

Aqueduto das Águas Livres: a obra que levou água e imponência a Lisboa

Abr 11, 2025
Castelo de Vide

Castelo de Vide: o Alentejo em todo o seu esplendor

Abr 10, 2025

Portugal não é apenas rico em fauna e flora ou tesouros geológicos. O seu património arquitetónico também merece um destaque especial. Alguns deles são monumentos exuberantes e majestosos e outros são apenas úteis para a população. É o caso destas pontes medievais que aqui lhe apresentamos, que ainda hoje continuam a maravilhar quem as contempla.

Embora algumas destas pontes tenham sido construídas durante a época romana, a grande maioria delas foi totalmente reconstruída já durante a Idade Média (e algumas até posteriormente). Tinham, como principal função, permitir a passagem e a circulação de pessoas e dos seus animais. A forma como foram construídas, com recurso a pouca tecnologia, ainda hoje geram admiração entre os especialistas.

Atualmente são apenas relíquias do passado, memórias dos hábitos seculares do povo português e do seu dia-a-dia. Muitas destas pontes estão inseridas em rotas, trilhos e percursos pedestres que valem a pena ser explorados. Descubra algumas das mais bonitas pontes medievais de Portugal.

1. Ponte de Ucanha

Ucanha Douro
Ucanha

Esta ponte fortificada era a entrada monumental no Couto do Mosteiro de Salzedas, sendo que a torre servia de cobrança de portagem, de defesa e de armazenamento de produtos. A função militar da ponte era secundária, não existindo ameias no topo.

A existência desta estrutura já vem documentada no século XII, altura em que D. Afonso Henriques doou, em 1163, à viúva de Egas Moniz, Teresa Afonso, o couto de Algeriz, a que acrescentou o território de Ucanha. Pensa-se que a ponte tenha sido construída pelos romanos, no seguimento de uma estrada que passava perto dali.

2. Ponte de Izeda

Ponte de Izeda
Ponte de Izeda (Daniel Jorge)

Esta ponte, composta por cinco arcos largos (4 medianos e do meio bastante grande), é comumente referida como sendo romana. Mas este é um magnífico exemplar da arquitetura pontística, com os seus múltiplos arcos e perfil em cavalete, sendo uma construção de fábrica inequivocamente baixo-medieval. Em 1860, o rio destruiu uma parte dela, graças a uma cheia. As obras de renovação apenas se deram pelos anos de 1938.

Se quiser visitar a ponte medieval, também conhecida como Ponte de Santulhão, basta ir à freguesia de Izeda, no concelho de Bragança, e fazer a viagem até Santulhão, já pertencente a Vimioso.

3. Ponte da Misarela

Ponte da Misarela Portugal
Ponte da Misarela

Esta bonita ponte está situada sobre o rio Rabagão, em pleno Gerês, perto da Barragem da Venda Nova. Mais propriamente, está localizada no lugar da Misarela, freguesia de Ferrão, concelho de Montalegre, e na freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho, uma vez que o rio Rabagão serve de fronteira natural entre estes dois concelhos.

A estrutura data da época medieval, ou pelo menos tem tradição arquitetónica medieval, estando enquadrada de forma espetacular na paisagem de densa vegetação. A ponte está associada a uma lenda já famosa, onde o protagonista é o Diabo, e é por essa razão que muitas vezes é apelidada de Ponte do Diabo.

4. Ponte da Cava da Velha

pontes medievais gerês
Ponte da Cava da Velha

A Ponte da Cava da Velha, também conhecida por Ponte Nova de Castro Laboreiro, é uma das pontes medievais mais bem conservadas de todo o Parque Nacional da Peneda Gerês. Terá sido construída por volta do século I (portanto, com origens romanas) mas reconstruída mais tarde, já durante a Idade Média, quando ganhou o aspecto atual.

É, portanto, uma daquelas pontes difíceis de catalogar: romana ou medieval? O certo é que, devido à sua acentuada reconstrução durante a Idade Média, só faz sentido catalogá-la como medieval.

5. Ponte Velha de Castro Laboreiro

Castro Laboreiro
Ponte Velha de Castro Laboreiro

A história desta ponte está intimamente ligada à ponte da Cava da Velha, à qual chamam ponte nova. No entanto, as sucessivas reconstruções efetuadas ao longo do tempo geraram um pormenor curioso: a ponte nova é mais velha do que a ponte velha. Confuso?

É que a ponte velha de Castro Laboreiro sofreu uma profunda reconstrução durante o século XVIII, já na Idade Moderna. Apesar disso, tem raízes e aspeto fortemente medieval e, dizem os historiadores, teria existido já no tempo dos romanos.

6. Ponte da Dorna

Ponte da Dorna
Ponte da Dorna (Daniel Jorge)

As origens da Ponte da Dorna são um verdadeiro mistério. O seu aspeto é claramente medieval, mas há quem afirme que tem origens romanas. E para adensar ainda mais o enigma, a ponte não é mencionada nos registos paroquiais de 1758. O mais certo é ter sido reconstruída várias vezes ao longo dos séculos.

Fica localizada a sul de Castro Laboreiro, atravessa a ribeira de Dorna e faz a ligação às inverneiras de Dorna e Pontes. Dada a sua localização, presume-se que terá sido utilizada para permitir a passagem de gado durante a transumância.

7. Ponte de Quintão

Ponte de Quintão
Ponte de Quintão (António Cunha)

A ponte medieval de Quintão liga as freguesias de Brufe e Carvalheira e atravessa o rio Homem. Teria sido construído para permitir a passagem, não só de pessoas, mas também de carroças e cavalos. Apesar de muitos lhe chamarem ponte romana, terá sido construída na Idade Média.

8. Ponte Velha de Pinelo

Ponte Velha de Pinelo
Ponte Velha de Pinelo (Daniel Jorge)

Atravessa o Rio Maçãs e fazia parte da estrada medieval que ligava Izeda a Vimioso, em Trás-os-Montes. Liga as aldeias de Argozelo e Pinelo e, seguindo a antiga estrada, chega-se até Bragança, Outeiro e Vimioso.

Foi construída em alvenaria de xisto, a rocha dominante da região. Apesar de ter sido reconstruída algumas vezes ao longo dos séculos, mantém ainda a sua traça medieval e trata-se de um dos mais belos exemplos deste tipo de pontes em Portugal.

9. Ponte Medieval de Algoso

Ponte Medieval de Algoso
Ponte Medieval de Algoso (Daniel Jorge)

Atravessa o rio Angueira e em tempos era o principal acesso à localidade de Algoso, uma importante aldeia defensiva em Trás-os-Montes durante a época medieval. Construída num vale apertado, é um dos melhores exemplos de pontes medievais em Trás-os-Montes.

O seu pavimento é de terra batida mas ainda é possível identificar vestígios da antiga calçada que a cobria. Com o declínio da aldeia de Algoso e da sua importância ao nível defensivo, a própria ponte caiu em desuso. No entanto, ainda se encontra bem conservada.

10. Ponte Medieval de São Joanico

Ponte Medieval de São Joanico
Ponte Medieval de São Joanico (Daniel Jorge)

Fica na aldeia de São Joanico, em Vimioso e fazia parte do caminho medieval que ligava a povoação de Angueira à sede de concelho. Apesar de ser nitidamente medieval, foi reconstruída na década de 1770 com algumas alterações substanciais, sobretudo nos arcos centrais.

Assenta-se em 5 arcos de volta perfeita, todos eles de dimensões diferentes. Os 3 arcos centrais apresentam uma amplitude maior do que os das extremidades. Apresenta-se em bom estado de conservação.

VxMag

VxMag

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Queijadas de Sintra
Gastronomia

Queijadas de Sintra: deliciosas e fáceis de fazer

by VxMag
Mai 10, 2025
0

As queijadas de Sintra são um dos tesouros mais apreciados da doçaria portuguesa. A receita tem origens conventuais e evoluiu...

Read moreDetails
Toucinho do Céu de Murça

Toucinho do Céu de Murça: receita antiga e tradicional

Mai 9, 2025
Bolo de iogurte com maçã e canela

Bolo de iogurte com maçã e canela: fofinho e perfeito para o lanche

Mai 8, 2025
Bolo rápido de maçã

Bolo rápido de maçã: fácil de fazer e delicioso

Mai 7, 2025
Queijinhos do céu

Queijinhos do céu: um doce tradicional ao qual ninguém resiste

Mai 6, 2025
Bolo de iogurte húmido e fofinho

Bolo de iogurte húmido e fofinho: impossível comer apenas uma fatia

Mai 5, 2025

© 2024 Vortex Magazine

Mais infomação

  • Ficha Técnica
  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Estatuto editorial

Redes Sociais

No Result
View All Result
  • Cultura
  • Sociedade
  • História
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Lifestyle

© 2024 Vortex Magazine