Poucos locais em Portugal são tão propícios a umas férias de Inverno como o Norte de Portugal. Trata-se de uma das poucas regiões portuguesas onde é frequente ver neve a cair durante os meses mais frios do ano, o que torna toda a paisagem ainda mais mágica e especial do que aquilo que, naturalmente, já é.
Em muitas aldeias do Norte de Portugal, as casas continuam a ser feitas em pedra da região e a serem aquecidas com uma reconfortante lareira que encanta todos aqueles que se reúnem à volta dela. Na mesa, predominam os cheiros da típica comida forte desta região, apta para o frio do Inverno que é tão intenso.
Existem muitos locais onde é possível experimentar todas as sensações e, com um pouco de sorte, ver lá fora um manto branco de neve enquanto se aquece à lareira no interior de uma casa rústica de pedra. Conheça alguns dos melhores locais para visitar no Norte de Portugal durante o Inverno.
1. Bragança
O centro histórico de Bragança encontra-se num local compacto, que facilmente se percorre a pé. As pedras gastas são testemunhas de uma história atribulada, que remonta à Idade do Bronze, numa povoação que passou pelas mãos de romanos, suevos e visigodos, com combates que ajudaram a estabelecer as linhas de fronteira e a importância estratégica da região.
A torre de Menagem quatrocentista é o grande destaque de um dos mais harmoniosos e bem preservados Castelos de Portugal, num conjunto monumental digno de nota pela sua originalidade. Procure visitar também a enigmática Domus Municipalis, um edifício que se acredita ter acumulado as funções de cisterna e do local de reunião dos “homens bons” do concelho.
2. Montalegre
Localizada entre Chaves e o Gerês, a belíssima vila de Montalegre é um local de transição entre Trás-os-Montes e o Parque Nacional Peneda Gerês. Trata-se de um local repleto de história, cultura e tradições que, nos últimos anos, se tornou um destino muito popular no Norte de Portugal. O seu castelo é o grande destaque mas há mais para ver e descobrir.
Vale a pena deambular pelas suas ruas e sentir a alma de uma povoação quase medieval. O seu imponente castelo domina a paisagem e é o ponto de partida para explorar o resto da vila. As suas aldeias, onde se inclui Pitões das Júnias, também merecem uma visita. E para acabar em beleza, nada como desfrutar da famosa gastronomia barrosã.
3. Pitões das Júnias
Localizada na parte transmontana do Parque Nacional da Peneda Gerês, Pitões das Júnias é uma das aldeias típicas e tradicionais desta região. É também uma das mais famosas e visitadas. E não é por acaso!
É famosa pelo seu fumeiro e pela sua gastronomia e por isso vale bem a pena almoçar em qualquer um dos restaurantes que aqui existem. Depois do almoço, caminhe pelas ruas estreitas da aldeia e descubra os seus recantos e pequenos detalhes.
4. Parque Natural de Montesinho
Espalha-se por cerca de 75 mil hectares ao longo do nordeste transmontano, com um relevo heterogéneo de planaltos interrompidos por profundos vales e altas serras. Aqui habitam espécies como o veado, a corça ou o lobo-ibérico.
O território do parque encerra uma biodiversidade que é diferencial em contexto nacional, ibérico e europeu, preservando intocado o ADN natural português. Trata-se de um dos melhores locais para visitar no Norte de Portugal durante o Inverno e, com um pouco de sorte, pode ver neve.
5. Parque Nacional Peneda Gerês
Este é o único Parque Nacional de Portugal e, embora a área seja repartida com Espanha, diz-se que as maiores belezas ficam do nosso lado da fronteira. Aqui encontra albufeiras, cascatas, serra, piscinas naturais e muitos animais em liberdade, como os garranos selvagens.
Como paragens obrigatórias, destacamos o Miradouro da Pedra Bela e as cascatas do Arado e de Pincães. Por aqui encontra também diversos percursos pedestres, e no final, pode-se refrescar na água, ou até dar uma voltinha de canoa ou de mota de água. E para sentir realmente o pulsar das gentes desta terra, nada como visitar Pitões das Júnias, Soajo, Fafião, Castro Laboreiro ou Lindoso.
6. Ponte de Lima
Não faltam coisas para visitar em Ponte de Lima, começando pela visita à Igreja Matriz, de estilo gótico, e pela Ponte Medieval. A zona histórica, com vista para o rio, é também o local onde se encontra a Torre da Cadeia.
Não deixe de visitar igualmente o Parque do Arnado, o Museu dos Terceiros, e as Lagoas de Bertiandos, se estiver com tempo. E para reconfortar o estômago, escolha um dos restaurantes com vista para a zona ribeirinha, e aprecie o seu almoço e a paisagem envolvente.
7. Guimarães
Guimarães encontra-se fortemente associada à formação e identidade de Portugal, especialmente o seu centro histórico, que ficava dentro das muralhas, e que hoje se encontra classificado como Património Mundial da Unesco, com base nos valores de originalidade e autenticidade com que foi recuperado.
Toda a cidade possui um conjunto patrimonial muito bem preservado, com destaque para as varandas de ferro, os alpendres e balcões em granito, as casas senhoriais, os arcos que ligam ruas estreitas, as torres e claustros.