É o dilema mais comum em quase todas as famílias lisboetas, especialmente durante os fins de semana: onde passear em família? Mas na realidade não faltam locais para visitar com crianças perto de Lisboa e que sejam capazes de agradar a todos, aos pequenos e aos adultos.
Existem parques com árvores centenárias, aldeias saloias recuperadas, museus ou áreas protegidas onde se pode conviver de perto com a natureza e vilas piscatórias com uma gastronomia deliciosa. A única decisão que tem que fazer é escolher aquilo que mais se adequa para a sua família.
A uma curta distância da capital é possível encontrar sítios que têm o dom de encantar qualquer pessoa. Descubra alguns dos melhores locais para um passeio de fim de semana perto de Lisboa.
1. Óbidos
Óbidos figura entre as mais bonitas vilas medievais de Portugal. Caminhar pelas suas ruas estreitas e coloridas é um autêntico regresso ao passado. Não é difícil imaginar como seria o dia-a-dia de quem aqui viveu há alguns séculos porque quase tudo continua igual.
A melhor forma de descobrir Óbidos é caminhar pelas suas ruas e descobrir cada beco e ruela. Cada virar da esquina é uma autêntica surpresa. As flores estão presentes em todo o lado, as cores garridas típicas da região saloia dão vida às casas e as portas e janelas escondem pequenos detalhes que vale a pena serem contemplados com atenção.
2. Mafra
Localizada na região Saloia, a poucos quilómetros de Lisboa, Mafra sempre recebeu muitos turistas. Os motivos maiores são o seu imponente palácio, que conta com uma das bibliotecas mais bonitas do mundo, e as suas praias, que estão entre as melhores para visitar perto de Lisboa.
Mas nos últimos anos, Mafra tem sabido reinventar-se e começam a surgir novas atrações para complementar o seu palácio e as praias da Ericeira. O aldeia típica de José Franco, a aldeia da Mata Pequena ou o centro de recuperação do lobo ibérico são apenas alguns dos exemplos.
3. Sesimbra
Aprecie a pitoresca Sesimbra, com a curva perfeita da sua baía, do topo da colina, em redor do seu castelo, para ver uma paisagem que tão cedo não vai esquecer. Depois, passeie pela marginal, podendo até aproveitar para parar num dos muitos restaurantes que por aí encontra. Não perca também a Fortaleza de Santiago, nem deixe de fazer uma caminhada pelo pontão.
4. Ericeira
A cerca de 30 quilómetros de Lisboa, no concelho de Mafra, encontra esta vila junto ao mar, que é, desde 2011, a única Reserva Mundial de Surf da Europa, e a segunda no mundo. Se não é adepto de surf, há muito mais para descobrir na Ericeira, entre tradições, património, história e gastronomia, nesta belíssima terra de pescadores.
5. Aldeia da Mata Pequena
É uma aldeia tipicamente saloia, inserida na Zona de Protecção Especial do Penedo do Lexim. Foi totalmente recuperada e convertida em turismo rural. Os trabalhos de recuperação foram feitos de forma a preservar ao máximo a traça original da povoação.
Passar uns dias na Mata Pequena é regressar ao passado e reviver cheiros, vivências e tradições de outrora. E se quiser, pode fazer deste o seu centro para explorar as redondezas. Não faltam locais para visitar bem perto desta localidade: Mafra e Ericeira são apenas alguns dos exemplos.
6. Tapada de Mafra
A Tapada Nacional de Mafra foi mandada construir pelo Rei D. João V. Foi sempre um dos locais prediletos da realeza para a realização de caçadas e outros eventos lúdicos. Serviu ainda para fornecer diversos produtos ao Palácio Nacional de Mafra, onde o Rei passava algum tempo.
Atualmente, está aberta ao público e é possível realizar várias atividades nos seus domínios: corrida, BTT e até passeios de charrete. E com sorte pode cruzar-se com alguns dos animais residentes na Tapada: veados, javalis, gamos, raposas e doninhas são apenas alguns dos exemplos.
7. Azenhas do Mar
Situada em Colares, Azenhas do Mar é uma obra prima da arquitetura popular. Ao longo de séculos, os habitantes foram construindo as suas casas neste penhasco à beira-mar. O resultado é uma peculiar pequena aldeia com ruas íngremes e estreitas, tão pequenas que por vezes bem ruas são, mas apenas escadas em direção ao mar.
Na parte sul da aldeia fica um miradouro de onde se pode apreciar todo o conjunto. Em baixo, já na praia, fica uma pequena piscina oceânica. E a aldeia é ainda famosa pelo seu restaurante, que serve alguns dos pratos de peixe e marisco mais apreciados na região. Esta é uma das mais carismáticas aldeias perto de Lisboa.