É pátria de gente aguerrida, hospitaleira e genuína, que soube manter as suas tradições ao longo dos séculos e que se orgulha disso. Falamos do Norte do nosso país, sítio mágico onde podemos encontrar muito que visitar e descobrir. Fazer uma lista das cidades mais bonitas do Norte de Portugal não é tarefa fácil, até porque as opiniões são subjetivas e poderão não agradar a toda a gente.
Mesmo assim, propusemo-nos fazer este desafio, tendo por base critérios como os espaços verdes e a conservação do centro histórico e arquitetónico. Além disso, não pretendemos que esta lista seja levada demasiado a sério, sendo mais uma forma de enaltecer as cidades que se esforçaram por manter a sua cultura e o riquíssimo património preservados.
Feitos os devidos avisos, vamos então à lista das cidades mais bonitas de Portugal. Escolha a sua preferida, faça as malas e parta à descoberta de uma região repleta de tradição, monumentos seculares, boa gastronomia e ainda melhor hospitalidade.
1. Guimarães
Encontra-se fortemente associada à formação e identidade do nosso país, especialmente o seu centro histórico, que ficava dentro das muralhas, e que hoje é Património Mundial da UNESCO, devido à originalidade com que foi recuperado.
Toda a cidade tem um conjunto patrimonial vasto e muito bem preservado, com destaque para as casas senhoriais, as torres e claustros, e para os arcos que ligam as ruas estreitas.
2. Bragança
O seu centro histórico encontra-se num local compacto, que pode percorrer facilmente a pé. Não podemos deixar de destacar a Torre de Menagem quatrocentista, que é o grande destaque de um dos mais harmoniosos e mais bem preservados castelos de Trás-os-Montes.
Não deixe também de visitar a enigmática Domus Municipalis, que se acredita ter acumulado as funções de cisterna e de local de reunião dos “homens bons” do concelho.
3. Chaves
Situada num vale fértil junto ao rio Tâmega e próxima da fronteira com Espanha, é considerada a segunda maior cidade do distrito de Vila Real. Foi habitada por diversos povos ao longo do tempo, o que se reflete no seu património.
Destaque para a Ponte de Trajano, o castelo, o Forte de São Neutel, o Museu das Termas Romanas e as diversas estações arqueológicas que encontra ao redor da cidade. Não deixe também de conhecer as suas termas.
4. Amarante
É especialmente famosa pela sua ponte, pela igreja de São Gonçalo e pela sua doçaria tradicional, mas existem muitos motivos para visitar esta que é uma das cidades mais bonitas do Norte do nosso país.
Não deixe de percorrer as ruas do seu centro histórico, apreciando as casas antigas e bem cuidadas. Como esta é uma cidade virada para a cultura e para as artes, procure conhecer melhor o museu de Amadeo de Souza Cardoso.
5. Porto
É um dos locais mais visitados nesta lista, até porque, nos últimos tempos, se tornou um dos grandes destinos turísticos, não só de Portugal como também da Europa. As ruas do seu centro histórico são ricas em pequenos pormenores que vale a pena serem descobertos com tempo.
Também não pode deixar de conhecer a zona da Ribeira. Mas, caso queira apreciar as melhores vistas sobre o Porto, atravesse o Douro e a vá até Gaia. Não vá embora sem experimentar a célebre Francesinha.
6. Viana do Castelo
Situa-se na Foz do rio Lima e foi fundada no século XIII pelo rei D. Afonso III. Teve particular relevância na época dos Descobrimentos, algo que ainda está bem patente na arquitetura da cidade.
Não pode deixar de visitar a Basílica da Santa Luzia e de percorrer a Rota dos Gigantes, para conhecer os locais de nascença de quatro grandes figuras da nossa história, que levaram o nome de Portugal a todos os cantos do mundo.
7. Valença
A sua história esteve sempre associada à defesa do território português, tendo-se transformado num dos principais bastiões portugueses na defesa da fronteira. Uma boa prova disso são os seus mais de 5 km de muralhas.
O seu centro histórico encontra-se bem cuidado e convida a um agradável passeio, com a arquitetura militar a estar presente em todo o lado. Portanto, recomendamos que visite a localidade com tempo e calma!