O Algarve tem cerca de 200 km de costa, com mais de 150 praias de diferentes tipos e características. Há praias de areia fina e dourada ou de areia grossa e avermelhada, praias de seixos e calhaus e com águas calmas e transparentes, praias de águas agitadas e esverdeadas rodeadas de falésias e rochas, praias inseridas em parques naturais e reservas marinhas.
Há praias para todos os gostos e necessidades, desde as mais urbanas e equipadas, até às mais selvagens e desertas. Mas se quer conhecer os locais mais bonitos e secretos do Algarve, aqueles que o vão surpreender pela sua paisagem deslumbrante, pela sua atmosfera tranquila e pelo seu contacto íntimo com a natureza, então tem que seguir as nossas dicas.
Selecionámos 7 das praias mais bonitas e secretas do Algarve, que o vão fazer sentir num paraíso na terra. Mas não conte a ninguém, ou deixarão de ser secretas…
1. Praia da Marinha
A praia da Marinha é um dos locais mais bonitos e secretos do Algarve. Fica na cidade de Lagoa e é considerada uma das mais belas do país. Do topo das falésias, pode admirar as esculturas feitas na rocha pelo vento e pelo mar, que formam arcos, grutas e pilares naturais.
O areal é pequeno mas acolhedor, banhado por um mar azul-turquesa que convida ao mergulho. O acesso é feito por uma escadaria que desce pela falésia ou por barco a partir de outras praias próximas. O local tem um pequeno parque de estacionamento gratuito mas não tem outras infraestruturas nem vigilância.
2. Praia da Barreta da Ilha Deserta
Fica na cidade de Faro e é uma das mais desertas da região algarvia. A praia faz parte da ilha Deserta, uma ilha arenosa que só pode ser alcançada por barco a partir do cais da Porta Nova ou da Culatra.
O areal tem 11 km de extensão e proporciona um sossego absoluto, apenas interrompido pelo som das ondas e dos pássaros. O local tem um restaurante que serve peixe fresco e marisco mas não tem outras infraestruturas nem vigilância.
3. Praia do Amado
A praia do Amado é um dos locais mais bonitos e secretos do Algarve. Fica no concelho de Aljezur e faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A praia é muito conhecida pelas suas ondas que, apesar de serem pequenas, são versáteis e imprevisíveis, atraindo assim adeptos de surf e bodyboard .
O areal é extenso e dourado, rodeado por dunas e por vegetação típica da região. O acesso é feito por uma estrada secundária que sai da freguesia da Carrapateira (sentido Aljezur -Sagres) e o local tem um parque de estacionamento gratuito, um bar e vigilância durante a época balnear .
4. Praia do Carvalho
Fica no concelho de Lagoa e é um dos segredos mais bem guardados da região. Para chegar ao local, é preciso percorrer um caminho de terra batida que atravessa uma zona de pinhal e depois descer por uma escada e atravessar dois túneis escavados na rocha.
O areal é pequeno mas delicioso, escondido entre as falésias e com um mar azul de perder de vista. O local não tem infraestruturas nem vigilância, por isso é recomendável que se leve consigo tudo o que se precisa para passar o dia.
5. Praia da Albandeira
Fica no concelho de Lagoa e é conhecida pelas suas águas cristalinas quase paradisíacas. O areal é pequeno mas charmoso, com uma vista magnífica sobre o mar e sobre as formações rochosas que se erguem no horizonte.
O acesso é feito por uma estrada que sai da EN 125 em direção ao Carvoeiro e o local tem um pequeno parque de estacionamento gratuito mas não tem outras infraestruturas nem vigilância.
6. Praia de Odeceixe
Fica no concelho de Aljezur e é uma das mais pitorescas da região. A praia está situada na foz da ribeira de Seixe, que forma uma lagoa natural onde se pode nadar ou andar de barco. O areal é extenso e branco, banhado por um mar azul-turquesa que convida ao mergulho.
O acesso é feito por uma estrada que sai da vila de Odeceixe ou por um trilho pedestre que percorre a ribeira. O local tem bandeira azul, areia fofa, guarda-sóis e cadeiras para alugar, banheiros, esportes aquáticos, estacionamento e muito espaço para tomar sol.
7. Praia do Zavial
Fica no concelho de Vila do Bispo e é uma das preferidas dos surfistas locais. O areal é médio mas acolhedor, banhado por um mar verde-azulado que tem boas ondas para a prática de desportos náuticos.
O local está rodeado por falésias baixas e por vegetação rasteira. O acesso é feito por uma estrada que sai da EN 268 em direção à Raposeira e o local tem um parque de estacionamento gratuito, um restaurante, um posto de primeiros socorros e vigilância durante a época balnear.