Ainda é possível encontrar locais no Algarve que resistiram ao turismo de massas, que não figuram nos roteiros turísticos e que, por isso, conseguiram manter vivas as tradições do passado. Visitar estes locais é descobrir um Algarve que pensávamos já não existir, que prima pelo seu aspeto genuíno, pelas casas brancas, pelas chaminés rendilhadas e pelos fabulosos pratos de peixe que aqui pode comer.
São locais que nos recordam que o Algarve não é feito apenas de praias. Por aqui também existem vilas e cidades históricas, repletas de monumentos para descobrir. Existem igrejas, palácios, ruínas romanas, castelos… E existem também ruas e casas decoradas com flores que nos transportam no tempo e que são uma ótima sugestão para descobrir depois de um dia de praia.
Seja qual for a época do ano, este Algarve secreto merece ser conhecido e visitado, e é por isso que lhe deixamos aqui algumas sugestões imperdíveis. Estas são algumas das vilas e cidades mais bonitas do Algarve. Escolha a sua preferida e faça dela o seu próximo destino de férias.
1. Ferragudo
Esta pequena vila piscatória do concelho de Lagoa tem 500 anos de idade e estende-se ao longo de uma encosta, repleta de casas típicas. Os becos e ruelas íngremes de Ferragudo convidam a um passeio demorado, ao longo do qual poderá apreciar as flores que existem por todo o lado, nas portas e nas janelas.
No final do passeio, sente-se numa esplanada e não deixe de desfrutar da riquíssima gastronomia da região algarvia. Delicie-se com os famosos pratos de peixe e marisco da região e retempere forças para voltar a descobrir um Algarve quase secreto.
2. Aljezur
Esta localidade é uma doce mistura entre natureza e praias de elevada qualidade, sendo que as praias são o maior motivo de atração desta região. Grande parte delas ainda não foi sujeita ao turismo de massas e encontra-se ainda em estado quase selvagem.
Mas aqui existe muito mais a descobrir, como o seu castelo, as suas igrejas e diversos museus, assim como as suas ruas íngremes, ao longo das quais podemos conhecer melhor as suas casas pintadas de branco, com listas azuis e com flores nas janelas e portas.
3. Tavira
Esta bonita cidade algarvia desenvolve-se ao longo do rio Gilão, que ajuda a dar alma e cor à localidade. Poderá encontrar diversos vestígios árabes na sua arquitetura, em locais como os telhados das suas casas, nas portas, nas janelas e até mesmo nas ruas.
Um dos seus maiores atrativos é a sua ponte, que se crê ser de origem romana. Não deixe de conhecer também o jardim do coreto, local onde a população se reúne quando quer dar um passeio.
4. Silves
Já foi a capital regional do Algarve e, por isso, encontra-se repleta de história, cultura, ruínas e edifícios que se encontram transformados em museus. Não podemos deixar de destacar o castelo e a catedral de Silves, assim como os diversos vestígios islâmicos que se encontram bem preservados nos museus.
A cidade é também um bom ponto de partida para a exploração da região, permitindo-lhe conhecer locais como a Barragem do Funcho ou a Capela dos Ossos de Alcantarilha.
5. Estoi
Estoi é uma pequena mas simpática e genuína vila que encanta pelo charme das suas ruas, com casas coloridas e flores em cada esquina. O grande destaque vai para o seu palácio, hoje convertido em pousada de luxo.
No seu interior, existem salas ricamente trabalhadas, com pinturas que merecem ser apreciadas e, no seu exterior, não pode deixar de conhecer os painéis de azulejo. Não deixe também de visitar as Ruínas de Milreu, um dos vestígios romanos mais importantes do Algarve e de todo o país.
6. Burgau
Esta pequena, mas encantadora, localidade encontra-se em plena Costa Vicentina, no concelho de Vila do Bispo. A localidade começou a atrair cada vez mais turistas desde que foi apelidada de “Santorini portuguesa”.
Burgau mantém ainda algumas tradições ligadas à pesca, sendo que a gastronomia da região se encontra também muito ligada aos produtos do mar. A sua praia, apesar de pequena, é muito agradável, contando com águas calmas e transparentes.
7. Santa Luzia
Esta pequena localidade do sotavento algarvio, perto de Tavira, é conhecida como a capital do polvo, podendo provar esta delícia num dos diversos restaurantes que por aqui vai encontrar.
Depois da sua refeição, não deixe de passear por este pequeno cantinho banhado pela Ria Formosa, local cheio de cor por causa das embarcações. Do lado de lá da ria, podem-se encontrar praias de areia branca a perder de vista.