Poucos países no mundo se podem gabar de ter tantas receitas de doces, tortas, bolos e sobremesas. Portugal possui centenas de doces diferentes que variam de região para região. Os bolos tradicionais portugueses (assim como outros tipos de doçaria) foram criados sobretudo por freiras que viviam em conventos durante a Idade Média.
No fundo, era uma forma de as freiras enclausuradas aproveitarem a quantidade abundante de ovos e açúcar de que dispunham e também de passarem o tempo.
Muitas destas receitas conventuais portuguesas acabaram por se perder no tempo. No entanto, outras conseguiram perdurar e até ultrapassar os limites do convento onde foram criadas, espalhando-se por todo o país. Descubra 7 deliciosas receitas de bolos tradicionais portugueses.
1. Bolo de Castanha de Trás-os-Montes
O bolo de castanhas de Trás-os-Montes, em Portugal, teve origem em receitas muito antigas, do tempo em que a castanha era a base da alimentação desta região, antes da chegada da batata. Existiam muitas formas de cozinhar castanhas e, algumas delas, eram sob a forma de bolos e doces. Descubra como cozinhar um saboroso bolo de castanhas típico e tradicional de Trás-os-Montes.
2. Bolo de Azeite do Alentejo
Alguns chamam-lhe bolo de azeite e outros chamam-lhe bolo de azeite e mel. A designação não importa muito. O mais importante é mesmo o sabor e esse é divinal. Trata-se de uma receita típica do Alentejo, em Portugal, onde o azeite e o mel são conjugados com um toque de aroma de canela, erva-doce e limão. Aprenda a cozinhar um delicioso Bolo de Azeite alentejano.
3. Bolo de Mel da Madeira
Trata-se de um bolo rico em ingredientes típicos como o mel de cana e o vinho da Madeira. Existem muitas formas de cozinhar bolo de mel, mas nesta ocasião decidimos apostar na sua receita mais típica, tradicional e original: o bolo de Mel da Madeira. Siga a receita e delicie-se!
4. Bolo de Ginja de Óbidos
Sejamos honestos: calorias é o que não falta neste bolo. 🙂 Se está de dieta, o melhor é evitar. Mas se pode cometer um pecado de vez em quando, este é o bolo ideal para pecar! 🙂 A mistura de chocolate com as ginjas de Óbidos fazem deste bolo uma opção fantástica para surpreender os seus amigos com uma receita bem diferente e original. Descubra como cozinhar um delicioso Bolo de Ginja de Óbidos.
5. Bolo Podre Alentejano
Mel, azeite, banha de porco… estes e outros ingredientes são essenciais para confeccionar um autêntico bolo podre do Alentejo. Trata-se de uma receita tradicional e típica, muito antiga e transmitida de geração em geração. Ninguém sabe muito bem a sua origem, mas sabemos o seu sabor: é delicioso! Aprenda a cozinhar Bolo Podre Alentejano!
6. Sericaia com ameixas de Elvas
Um doce conventual da região do Alentejo, a sericaia tradicionalmente cozida e servida em pratos de barro, sempre acompanhada da compota de ameixas de Elvas (Ameixas Rainha Cláudia), uma presença obrigatória na gastronomia alentejana. Esta receita era tradicionalmente cozida em forno de pão, porque exige temperaturas elevadas de cozedura para que as fendas se abram no doce.
7. Tarte de alfarroba do Algarve
Para os amantes da alfarroba, a receita tradicional da Tarte de alfarroba com amêndoas, uma delicia algarvia para quem gosta de sabores intensos. A alfarroba é muito comum no Algarve, tal como as amêndoas. Esta tarte pode ainda levar recheio de chocolate, creme de ovos ou doce de chila. Uma receita muito versátil. Aprenda a cozinhar uma deliciosa tarte de alfarroba.
Doces portugueses são imbativeis