Apesar de muitos dos turistas que chegam à serra da Estrela procurarem o apelo da neve, a verdade é que esta região tem muito mais para oferecer, seja em que altura do ano for. Nos últimos tempos, a oferta turística diversificou-se e hoje são muitos mais os motivos de interesse para visitar esta região, seja com a família, com amigos ou com a sua cara metade.
A Serra da Estrela é, inclusivamente, o destino perfeito para uma escapadinha romântica, porque são muitos os locais com um encanto especial, perfeito para ser visitado a dois, desde aldeias históricas a de montanha a belíssimas cascatas.
Se está à procura de ideias para a sua próxima escapadinha com a sua cara metade, deixamos-lhe algumas sugestões de alguns dos locais mais românticos da Serra da Estrela.
1. Covão da Ametade
Encontra-se a quase 1500 metros de altitude e é um dos locais mais simbólicos da região, retratando uma depressão de origem glaciar. Pode ser visitado em quase todas as épocas do ano, exceto em alguns dias no inverno, depois de as fortes nevadas obrigarem ao corte da estrada.
Pode aqui chegar através de alguns trilhos e percursos pedestres, como a Rota do Glaciar e a Rota do Maciço Central. o Covão da Ametade é também um ótimo ponto de partida para descobrir outros locais emblemáticos da Serra da Estrela.
2. Unhais da Serra
Ficou conhecida como a “Pérola das Beiras” graças às suas águas termais e ao seu casino. Apesar de ter caído um pouco no esquecimento, Unhais da Serra voltou a ganhar fulgor por ter um dos melhores hotéis termais de Portugal, o H2otel.
Este hotel tem diversas valências e atividades relacionadas com o termalismo, entre massagens terapêuticas, banhos de hidromassagem e duches revitalizantes, o que faz dele um destino ideal para casais apaixonados.
3. Lapa dos Dinheiros
A pequena aldeia de Lapa dos Dinheiros encontra-se a mais de 700 metros de altitude, em plena serra, e integra a rede de Aldeias de Montanha. As suas quedas de água são um autêntico deleite para os sentidos, mas um olhar mais atento permite descobrir outros pequenos segredos nos seus arredores, como a rocha dos Cornos do Diabo e o chamado Buraco do Sumo.
4. Cabeça
Nesta pitoresca aldeia, é o xisto que impera, estando muito presente nas casas que compõem esta paisagem singular, cercada de elevações graníticas. Trata-se de uma das aldeias mais carismáticas da Serra da Estrela.
Para além do seu património cultural, arquitetónico e natural, Cabeça é conhecida como Aldeia Natal, uma vez que a tradição dita que, nestas festividades, as ruas sejam enfeitadas com materiais naturais e com leds.
5. Linhares da Beira
Linhares da Beira terá tido origem num castro lusitano, e o seu nome terá tido origem no linho, que em tempos foi uma das mais importantes culturas da região.
Aqui, as casas simples em granito convivem com solares de nobreza antiga, numa mistura muito particular. Não pode deixar de visitar a Igreja Matriz, lar de três valiosas tábuas atribuídas ao mestre português Grão Vasco.
6. Cortes do Meio
Esta pequena aldeia do concelho da Covilhã é conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”, porque, feitas as contas, são 14 as piscinas naturais e respetivas cascatas que aqui pode encontrar, todas localizadas no leito da ribeira de Cortes.
Podem ser visitadas em qualquer altura do ano, embora sejam mais procuradas no verão. Cortes do Meio é hoje um dos principais destinos de natureza na Serra da Estrela, especialmente para os adeptos de caminhadas.
7. Alvoco da Serra
Esta aldeia, que se encontra a 680 metros de altitude, localiza-se no fértil vale da ribeira de Alvoco. As encostas que rodeiam a localidade estão repletas de socalcos construídos pelo homem, que moldou a paisagem às suas necessidades.
A povoação de Alvoco da Serra tem a alcunha de “aldeia granito” por ser esta a rocha que domina a paisagem, desde a montanha às casas, ruas e fontes de água.