A vila de Sintra figura em quase todos os guias turísticos como um dos locais mais românticos de Portugal. E não é por acaso: os seus palácios, jardins e parques guardam segredos e histórias de princesas encantada e de cavaleiros. Ou não fosse este o destino da realeza mais famoso em todo o país.
Não é de estranhar, portanto, que sejam muitos os casais que viagem até Sintra em busca dos seus locais mais românticos onde podem passear e manter viva a paixão das suas relações. Não faltam por aqui jardins e outros espaços que pode escolher consoante o gosto e os hábitos de cada casal.
As sugestões que lhe propomos são variadas e agradam tanto aos mais aventureiros como aos mais clássicos. Conheça alguns dos locais mais românticos para passear em Sintra.
1. Quinta da Regaleira
O homem sonha e a obra nasce. Este poderia muito bem ser o título de algum livro sobre a Quinta da Regaleira. Mandada construir por António Augusto de Carvalho Monteiro, foi graças ao génio deste homem e de Luigi Manini, o arquiteto, que nasceu um dos mais famosos postais ilustrados de Sintra.
Tanto o edifício como o parque que o rodeia estão repletos de simbolismos ocultos, misticismo e esoterismo. O resultado é uma obra sublime, repleta de recantos especiais, poços e túneis secretos que apetece percorrer e descobrir. Uma visita a não perder em Sintra!
2. Vila Sassetti
Talvez seja um dos recantos mais desconhecidos de Sintra, apesar de ter sido restaurada e integrada num percurso pedestre que liga o Centro Histórico ao Castelo dos Mouros e ao Palácio da Pena. Localiza-se na vertente norte da Serra de Sintra e é um edifício que reflete a estética mediterrânica.
A sua torre circular faz lembrar as “villas” italianas, mais propriamente da Lombardia. Os tons em terracota fundem-se na perfeição com os jardins circundantes. Uma visita a não perder!
3. Penedo
Uma aldeia típica em plena Sintra? Sim, é possível. A aldeia de Penedo, na freguesia de Colares, é talvez um dos melhores exemplos. Localizada no alto de uma encosta, a aldeia existe desde o século XIII.
Para chegar aqui é preciso subir por ruas estreitas e sinuosas. Apesar de a grande maioria das casas ter sido construída já em estilo moderno, ainda existem muitas de traça antiga. A localização, as ruas e ruelas íngremes e sinuosas e as casas pintadas de branco dão-lhe uma pitoresca imagem de aldeia típica.
4. Azenhas do Mar
Alguns locais de Portugal parecem saídos de um quadro ou de um conto de fadas, tal é a sua beleza natural. Um desses locais é a aldeia de Azenhas do Mar, com uma paisagem absolutamente deslumbrante e uma atmosfera única que encanta todos os visitantes.
Este é um daqueles sítios que devemos visitar pelo menos uma vez na vida e que, após a visita, nos vai ficar na memória durante muito tempo. As Azenhas do Mar tornaram-se uma atração turística no século XX, sendo um local muito frequentado por artistas, tendo-se tornado, a certo ponto, uma obsessão da burguesia, que ali fazia férias.
5. Convento dos Capuchos
Numa terra como Sintra, repleta de palácios e edifícios exuberantes, o Convento dos Capuchos destaca-se pela sua extrema modéstia e simplicidade. Não apresenta qualquer vestígio de luxo e de conforto e foi construído de acordo com os ideais franciscanos de desapego e pobreza.
Localiza-se em plena Serra de Sintra e funde-se em perfeita harmonia com a paisagem envolvente, com as pequenas divisões perfeitamente integradas na vegetação e nos enormes penedos de granito. O bosque que rodeia o Convento dos Capuchos foi mantido pelos frades que o habitavam, sendo hoje um dos mais notáveis de Sintra.
6. Palácio de Monserrate
Mandado construir no século XIX por Francis Cook, um inglês que se apaixonou pelo local, o Parque e o Palácio de Monserrate transformou-se num retiro de escritores, sobretudo ingleses, que descreveram a sua beleza nas suas obras.
Francis Cook não poupou nos detalhes: mandou vir espécies de plantas de todo o mundo e aqui construiu um jardim onde se pode apreciar plantas que não existem em mais nenhum local em Portugal. O Palácio, em estilo romântico, resulta de várias influências, inclusive árabes, que se fundem na perfeição para dar origem a um dos locais mais bonitos de Sintra.
7. Quinta da Ribafria
A Quinta da Ribafria é um pequeno tesouro, quase secreto, de Sintra. O solar de Ribafria foi construído em 1541, por Gaspar Gonçalves, e trata-se de um belíssimo edifício da arquitetura civil manuelina. O destaque vai para a sua magnífica torre, edificada 100 anos depois do solar.
Segundo se consta, seria utilizada pelo seu proprietário para vislumbrar a Penha Verde, local que também lhe pertencia. Depois de estar abandonada durante várias décadas, a Quinta da Ribafria abriu de novo as suas portas em 2015, desta vez para todos aqueles que a queiram visitar.