Por entre palácios, jardins maravilhosos e parques, não é de estranhar que Sintra figure em quase todos os guias turísticos como sendo um dos locais mais românticos de Portugal. Portanto, não faltam hipóteses de passeios e sítios a descobrir com a sua cara-metade, apreciando o momento longe da agitação do quotidiano.
Aqui há palácios, parques e jardins centenários, bosques encantados, lagoas e cascatas quase secretas. E também existem praias, algumas selvagens e quase sem ninguém. Qualquer um destes locais podem constar na lista dos mais românticos de Sintra e são uma ótima opção para passear com a pessoa mais importante da sua vida.
São muitos os sítios maravilhosos a conhecer em Sintra, mas deixamos-lhe alguns dos locais mais românticos desta vila, que não pode mesmo perder. Escolha o seu preferido e surpreenda a sua cara-metade com um passeio a dois.
1. Quinta da Regaleira
Mandada construir por António Augusto de Carvalho Monteiro e com arquitetura de Luigi Manini, este é um dos mais famosos postais ilustrados de Sintra.
O edifício e o parque que o rodeia encontram-se repletos de simbolismos ocultos, misticismo e esoterismo, tendo como resultado uma obra sublime e repleta de recantos especiais, como poços e túneis secretos que apetece percorrer e descobrir com calma.
2. Vila Sassetti
Apesar de ter sido restaurada e integrada no percurso pedestre que liga o Centro Histórico ao Palácio da Pena, este é talvez um dos recantos mais desconhecidos da vila de Sintra.
O edifício reflete a estética mediterrânica, com a sua torre circular a fazer lembrar as villas italianas. Os tons de terracota usados ajudam a que a construção se funda na perfeição com os jardins circundantes. Esta é certamente uma visita a não perder.
3. Penedo
A aldeia do Penedo, situada na freguesia de Colares, encontra-se no alto de uma encosta e existe desde o século XIII. Apesar de a maioria das casas ter sido construída num estilo moderno, ainda se podem encontrar muitas de traça mais antiga, por entre as suas ruas estreitas e sinuosas.
A sua localização, as suas ruas íngremes e as casas pintadas de branco ajudam a que o local transmita uma pitoresca imagem de aldeia típica.
4. Azenhas do Mar
Azenhas do Mar é conhecida pela sua paisagem absolutamente deslumbrante e pela atmosfera única, que encanta todos os que por aqui passam.
O local tornou-se uma atração turística no século XX e era muito frequentado por artistas, tendo-se tornado, a um certo ponto, uma obsessão da burguesia, que ali fazia as suas férias. A sua imagem de marca é a piscina oceânica, que se encontra no fundo do penhasco onde as casas estão construídas.
5. Convento dos Capuchos
Numa terra de palácios, o Convento dos Capuchos destaca-se pela sua modéstia e simplicidade, tendo sido construído de acordo com os ideais franciscanos de desapego e pobreza.
Encontra-se na Serra de Sintra e funde-se na perfeição com a paisagem envolvente, com as pequenas divisões a estarem integradas perfeitamente na vegetação e nos enormes penedos de granito. O bosque que rodeia o convento é hoje um dos mais notáveis de Sintra.
6. Palácio de Monserrate
Foi mandado construir no século XIX por Francis Cook e, com o tempo, transformou-se num retiro de escritores, sobretudo ingleses, que descreveram largamente a sua beleza nas suas obras.
O palácio resulta da mistura de diversas influências, que se fundem na perfeição com o seu jardim, que conta com espécies de plantas de todo o mundo e únicas no nosso país, criando-se assim um dos locais mais bonitos de Sintra.
7. Quinta da Ribafria
Este solar foi construído em 1541, sendo um belíssimo edifício da arquitetura civil manuelina. Mesmo assim, o seu grande destaque vai para a sua magnífica torre, que foi edificada cem anos depois.
Após se encontrar ao abandono durante várias décadas, a Quinta da Ribafria acabou por abrir as suas portas novamente em 2015, desta vez para todos aqueles que a queiram visitar e descobrir os seus segredos e beleza.