É verdade que a cidade invicta tem muito para visitar, mas alguns casais podem simplesmente querer fugir ao rebuliço do quotidiano e, para isso, procuram locais mais calmos nos arredores da cidade. Felizmente, perto do Porto, existem aldeias típicas, jardins históricos, praias selvagens, baloiços à beira de lagos e cascatas quase secretas, que são a solução perfeita para quem procura um ambiente acolhedor e romântico.
Dependendo do seu gosto pessoal e da sua relação com o seu parceiro, a variedade de locais românticos perto do Porto faz com que exista sempre uma opção certa para cada casal. Se prefere aventuras ou caminhadas na natureza, irá encontrar várias opções. E se prefere passeios à beira mar ou em jardins históricos, também não falta locais.
Assim, deixamos-lhe alguns dos locais mais românticos para passear perto do Porto, para que comece a planear a sua visita. Escolha o seu preferido, pegue na sua cara metade e desfrute de uns dias a dois porque, afinal de contas, nunca se deve deixar de namorar.
1. Quinta da Aveleda
Encontra-se no concelho de Penafiel, a menos de 1 hora do Porto, e é um sítio que parece quase saído de um conto de fadas. No local, é possível fazer visitas guiadas e deliciar-se com os seus jardins históricos, que se encontram repletos de pequenos recantos encantadores.
Esta quinta encontra-se em plena Região dos Vinhos Verdes e está ligada à produção vinícola, encontrando-se associada a muitos produtos de renome. As visitas são possíveis apenas por marcação prévia. Pode escolher entre apenas visitar os jardins ou fazer provas de vinhos.
2. Senhora do Salto
Faz parte da Rota do Românico e refere-se ao local onde o curso do rio Sousa é segundo por duas arribas e forma um caminho estreito, conhecido como o inferno. É um dos locais mais deslumbrantes e românticos que pode visitar perto do Porto.
Aqui encontrará o maravilhoso parque da Senhora do Salto, sítio perfeito para passar um dia muito agradável a dois. Para além de ter diversos atrativos geológicos e paisagísticos, é também um local de eleição para quem gosta de desportos de montanha.
3. Pateira de Fermentelos
A Pateira de Fermentelos presta-se a uma visita demorada, para que a possa descobrir melhor. Poderá percorrer alguns dos percursos já delineados, como o Trilho dos Poços, para observar toda a dimensão deste incrível lago.
Não deixe de observar as suas particularidades, como as bateiras (lanchas tradicionais achatadas) e as bacas (bicicletas aquáticas). Poderá também praticar atividades como a canoagem e a vela e dar passeios a cavalo ou de bicicleta.
4. Quintandona
Quintandona, em Penafiel, é uma aldeia típica muito bem preservada, com casas de lousa e xisto. O local é pequeno, mas tem uma beleza muito singular, tendo sido recuperado nos últimos anos e atraindo cada vez mais habitantes e visitantes.
Procure passear pelas suas ruas com calma, apreciando cada detalhe e o dia-a-dia da população, ainda muito marcado pelas atividades agrícolas, mesmo estando próxima de grandes centros urbanos.
5. Baloiço do Bestança
O rio Bestança permaneceu em segredo durante muitos anos, sendo poucos os que conheciam os atrativos deste que é um dos rios mais limpos da Europa. Trata-se de um pequeno paraíso, bem perto do Porto, que a maioria dos turistas ainda não descobriu.
Se quer conhecer esta região, não deixe de realizar algum dos diversos trilhos que por aqui passam e, caso o faça, não deixe de realizar um pequeno desvio até um local chamado Cinco Rodas. É aqui que vai encontrar o baloiço do Bestança, mesmo ao lado de umas pequenas cascatas.
6. Baloiço da Pateira
Este magnífico baloiço encontra-se na Pateira de Ois da Ribeira, em Águeda, e vai-lhe permitir contemplar a beleza dos nenúfares na água enquanto ouve o chilrear dos passarinhos, até porque a pateira é conhecida pela diversidade das aves que aqui nidificam.
Aproveite a ocasião para desfrutar também da incrível e saborosa gastronomia local, num restaurante que se encontra mesmo ao lado deste baloiço.
7. Cascata da Cabreia
Esta cascata encontra-se na freguesia de Silva Escura, num local com abundantes recursos hídricos, terreno irregular e uma vegetação rica, que ajuda a criar diversos espaços bucólicos.
Na cascata da Cabreia, as águas do rio Mau ganham mais velocidade e força, antes de se despenharem na encosta rochosa. Para além de poder apreciar as maravilhas naturais, pode também usufruir de diversas mesas e bancos de apoio, para assim criar um dia ainda mais especial a dois.