Portugal é um dos países do mundo com uma maior diversidade de paisagens num menor espaço, o que faz com que possamos encontrar diversos lugares cativantes e belíssimos mesmo num curto passeio pelo país, que nos fazem perceber que existe muito mais para ver do que o que poderíamos pensar.
É difícil encontrar outro local onde, a uma curta distância, podemos encontrar praias paradisíacos, aldeias de xisto, aldeias históricas, praias fluviais, cascatas e lagoas quase secretas e parques naturais com paisagens de cortar a respiração. No passado, os turistas eram sobretudo vistos nas praias mas, nos últimos anos, as atrações e os pontos de interesse sofreram uma diversificação considerável.
Se quer partir à descoberta, deixamos-lhe alguns locais verdadeiramente surpreendentes a conhecer em Portugal. Grutas à beira-mar, ilhéus vulcânicos, aldeias de xisto com pontes suspensas… há de tudo um pouco para descobrir em Portugal.
1. Algar de Benagil
É um local de difícil acesso, mas isso não impede a vinda de diversos visitantes, que procuram desfrutar desta praia única. Esta é uma cavidade rochosa que foi naturalmente moldada ao longo do tempo, conhecida pela abertura circular no seu topo, por onde entra a luz do sol, criando um jogo de cores impressionante.
O acesso faz-se apenas por mar, através de um caiaque ou outra embarcação de pequenas dimensões. Nas praias vizinhas existem várias empresas de animação turística que fazem visitas guiadas de barco até ao Algar de Benagil.
2. Portas de Ródão
As Portas de Ródão são uma ocorrência natural que abrange as duas margens do Tejo e os concelhos de Vila Velha de Ródão e Nisa, sendo conhecido por ser um dos fenómenos geológicos mais interessantes do Centro de Portugal.
Este monumento natural é constituído por enormes rochas com uma altura de 170 metros, que se parecem erguer e simular portas que guardam o rio e a vila, sendo dessa semelhança que lhe vem o seu nome.
3. Ilhéu de Vila Franca
A cerca de 500 metros da costa de Vila Franca, na ilha de São Miguel, Açores, encontramos este magnífico ilhéu, de ambiente tranquilo e paisagem natural muito bem preservada, ideal para umas férias.
O ilhéu, que tem o formato de uma fatia de pizza, tem também um lago no seu centro, que se formou a partir de um antigo vulcão submarino, e que se liga às águas do oceano através de um pequeno canal.
4. Caldeirão do Corvo
A ilha do Corvo é a mais pequena do arquipélago dos Açores, sendo formada por um só vulcão, que esteve ativo há cerca de dois milhões de anos.
Uma das mais importantes crateras desta ilha é o Caldeirão, que tem 3,5 km de diâmetro e atinge o seu ponto máximo no Morro dos Homens, a 718 metros. As paredes escarpadas do local escondem a base desta cratera, que se situa a uns 300 metros de profundidade.
5. Forte de São João Baptista
Também conhecido por Fortaleza das Berlengas, encontra-se na ilha da Berlenga Grande e faz parte do conjunto defensivo de Peniche, sendo uma construção que se destaca das demais presentes nesta magnífica ilha.
O forte encontra-se na única ilha habitável do arquipélago das Berlengas, local que foi visitado por navegadores muçulmanos e vikings e por corsários franceses e ingleses ao longo dos séculos.
6. Buracas do Casmilo
É na aldeia do Casmilo, a poucos quilómetros de Condeixa-a-Nova, que podemos encontrar o Vale das Buracas do Casmilo, conhecido pelos abrigos rochosos que por aqui se encontram espalhados.
Estas pequenas grutas podem ter mais de 10 metros de diâmetro e cinco a seis metros de profundidade, tendo-se formado em épocas mais frias. Em tempos, aqui se abrigavam rebanhos de cabras e ovelhas, aproveitando estas formações naturais.
7. Foz d’Égua
Esta aldeia pertence ao concelho de Arganil, e entrou nas bocas do mundo graças às obras de restauro de um habitante, que restaurou minuciosamente as casas e as preservou na sua essência.
O cenário deslumbrante compõe-se também de uma pequena praia fluvial, que resulta da conjugação de duas ribeiras, e que é atravessada por duas pequenas pontes em xisto, contando com outra ponte suspensa um pouco mais acima.