Portugal é um dos país do mundo com maior diversidade de paisagens em menor espaço. Algumas paisagens são de uma beleza simples e inspiradora, outras são autênticos paraísos que deslumbram quem os contempla. São locais em Portugal de visita obrigatória para todos os que amam o nosso país.
Cada um destes lugares possui uma beleza tão cativante e estonteante que nos transportam para uma espécie de lugar de conto de fadas digno de um filme de Hollywood. É fácil deixar a imaginação voar e imaginar como seria se um dia aqui fosse rodado algum filme ou série.
Afinal de contas, existem muitos sítios para visitar em Portugal que merecem a nossa devida atenção e que nos fazem perceber que o nosso país tem muito mais para conhecer do que imaginamos. Conheça alguns dos locais mais surpreendentes de Portugal.
1. Algar de Benagil
Apesar de ser de difícil acesso, a este lugar especial não faltam apelos para uma visita. Esta cavidade rochosa foi moldada pela natureza ao longo dos tempos, estando situada perto da praia que lhe dá o nome, em Lagoa, no Algarve.
A luz do sol entra pela abertura circular e cria um impressionante jogo de cores. O acesso é feito apenas por mar, sendo que a melhor forma de aceder a esta gruta é de caiaque ou com outra embarcação de pequenas dimensões. Esta é uma das praias mais bonitas de Lagoa!
2. Portas de Ródão
A alguns quilómetros da fronteira entre Portugal e Espanha, encontramos um estrangulamento no curso de água, que tem 45 metros de largura, e que deu origem às Portas de Ródão, uma ocorrência geológica natural que abrange as duas margens do Tejo e os concelhos de Vila Velha de Ródão e Nisa. Trata-se de um dos mais interessantes fenómenos geológicos do Centro de Portugal.
O monumento natural das Portas de Ródão é constituído por enormes rochas, que se parecem erguer simulando portas, que guardam o rio e a vila, sendo daí que lhe vem o nome. Esta zona rochosa resulta da intersecção do relevo da Serra das Talhadas, e é formada por duas paredes escarpadas, com altura de 170 metros.
3. Ilhéu de Vila Franca
Está a cerca de 500 metros da costa de Vila Franca, na costa sul da Ilha de São Miguel. A paisagem natural e o ambiente tranquilo fazem do ilhéu o local perfeito para relaxar e aproveitar as suas férias.
O ilhéu em si tem a forma de uma fatia de pizza e tem um círculo perfeito no centro. Este círculo é um lago, que se formou a partir de um antigo vulcão submarino, e tem um pequeno canal que o liga às águas do oceano.
4. Caldeirão do Corvo
A ilha do Corvo é a mais pequena ilha do arquipélago açoriano e a que se situa mais a norte. É formada por um só vulcão, que esteve ativo há cerca de dois milhões de anos. Uma das mais importantes crateras vulcânicas da ilha é o Caldeirão, com 3,5km de diâmetro.
Esta cratera atinge o seu ponto máximo no Morro dos Homens (718 metros), o ponto mais alto da ilha. As paredes escarpadas escondem a base da cratera, situada a 300 metros de profundidade.
5. Forte de São João Baptista
Também chamado de Fortaleza das Berlengas, está localizado na Berlenga Grande, no arquipélago das Berlengas, e faz parte do conjunto defensivo de Peniche. Encontra-se na única ilha habitável do arquipélago, território com ocupação antiga, tendo sido já assinalado por geógrafos romanos. Foi visitada por navegadores muçulmanos, vikings, e por corsários ingleses e franceses.
Em 1513, com o apoio da rainha D. Leonor, os monges da Ordem de São Jerónimo aí se estabeleceram, prestando auxílio à navegação e ajudando as vítimas de naufrágios na zona. Assim se fundou o Mosteiro da Misericórdia da Berlenga, no local onde, desde 1953, se ergue um restaurante.
6. Buracas do Casmilo
Na aldeia de Casmilo, a poucos quilómetros de Condeixa-a-Nova, pode encontrar o Vale das Buracas do Casmilo, cujo nome advém dos vários abrigos rochosos espalhados ao longo do vale, as chamadas buracas.
Estas pequenas grutas podem apresentar mais de 10 metros de diâmetro e cinco a sete metros de profundidade. Segundo se sabe, as buracas formaram-se em épocas mais frias, sendo nesta zona que se abrigavam rebanhos de cabras e ovelhas.
7. Foz d’Égua
Pequena mas cheia de encanto. Assim é Foz d´Égua. Pertence ao concelho de Arganil e fica bem perto de Piódão, pelo que se recomenda uma visita a ambas. Foz d’Égua entrou nas bocas do mundo graças às obras de restauro de um habitante local. Algumas das suas casas foram minuciosamente restauradas e preservadas na sua essência.
O cenário deslumbrante compõe-se com uma pequena praia fluvial resultante da conjugação de 2 ribeiras, atravessada por 2 pequenas pontes de xisto e com outra ponte suspensa um pouco mais acima.