Se está à procura de ideias para surpreender os seus amigos com uns petiscos deliciosos e fáceis de fazer, não procure mais. Neste artigo, vamos mostrar-lhe 7 ideias de entradas e petiscos tipicamente portugueses que vão fazer as delícias de todos. Desde as clássicas pataniscas de bacalhau até aos caracóis à Alentejana, passando pelas irresistíveis moelas à portuguesa e pelo pão recheado com queijo e bacon, há opções para todos os gostos e ocasiões.
Acompanhe estas sugestões com uma boa cerveja ou um vinho fresco e prepare-se para receber muitos elogios. Sempre na companhia de bons amigos, claro! Delicie-se com esta lista de petiscos tradicionais da gastronomia portuguesa.
1. Pataniscas de bacalhau
As pataniscas de bacalhau são um dos petiscos mais tradicionais da cozinha portuguesa. Consistem em pequenas frituras de massa com bacalhau desfiado, que se servem quentes ou frias, como entrada ou como prato principal, acompanhadas de arroz de tomate ou de feijão.
São muito simples de fazer e podem ser preparadas com antecedência e aquecidas na hora de servir.
2. Pão recheado com queijo e bacon
O pão recheado é um dos petiscos mais típicos do Alentejo. Pode ser feito de diversas formas e com os mais variados recheios. Neste exemplo, é um delicioso pão recheado com queijo e bacon, que se leva ao forno até o queijo derreter e o pão ficar crocante.
É ideal para partilhar com os amigos, cortando o pão em fatias ou em cubos e mergulhando-os no queijo derretido.
3. Caracóis à alentejana
Os caracóis à alentejana são um dos petiscos mais apreciados pelos portugueses no verão. São ideais para acompanhar uma cerveja bem gelada numa esplanada ou num piquenique.
Os caracóis são cozidos em água com sal, louro, orégãos, tomilho, alho e piri-piri, até ficarem tenros e aromáticos. Depois é só servir os caracóis numa travessa com o caldo da cozedura e uns palitos para os retirar das conchas.
4. Amêijoas à bulhão pato
As amêijoas à bulhão pato são um petisco fantástico para muitas situações. Podem ser servidas como entrada ou como prato principal, acompanhadas de pão torrado ou de uma salada verde.
O segredo está em usar amêijoas frescas e bem temperadas com alho, sal, pimenta, azeite e salsa picada. Depois é só salteá-las numa frigideira bem quente até ficarem rosadas e suculentas.
5. Conquilhas à algarvia
As conquilhas à algarvia são um prato típico do Algarve com sabor a mar e à brisa fresca de uma esplanada no verão. A sua preparação não difere muito das amêijoas à bulhão pato.
No fundo, é mais uma evidência da arte dos algarvios na hora de preparar pratos de marisco. É um petisco ideal para consumir numa tarde quente de verão, acompanhado por uma cerveja refrescante numa mesa preenchida pelos seus amigos.
6. Moelas à portuguesa
As moelas à portuguesa são um dos petiscos mais tradicionais da cozinha portuguesa. Consistem em moelas de frango cozidas num molho saboroso feito com cebola, alho, vinho branco, polpa de tomate e especiarias. São muito simples de fazer e podem ser servidas com pão ou com arroz branco.
7. Pastéis de bacalhau
Os pastéis de bacalhau são uma especialidade da cozinha portuguesa, que podem ser encontrados em quase todas as regiões do país. São feitos com uma massa de bacalhau desfiado, batata, ovos e salsa, que se molda em forma de croquetes e se frita em óleo quente até ficarem dourados e crocantes. Podem ser servidos como entrada ou como prato principal, acompanhados de salada ou de arroz de tomate.