É, talvez, o mais famoso destino de Inverno em Portugal. E não é por acaso: a Serra da Estrela tem todos os ingredientes necessários para quem pretende passar uns dias à procura de neve. Com um pouco de sorte, poderá encontrá-la, mas também poderá descobrir outros segredos da serra, como as suas aldeias típicas e os seus bosques centenários.
A Torre é o destino mais conhecido, mas as possibilidades não ficam por aqui. Covão da Ametade, Penhas da Saúde, Penhas Douradas são outras boas opções. Mas também Loriga, Unhais da Serra ou Linhares da Beira começam a ganhar cada vez mais adeptos e são muitos os turistas que procuram estes locais durante o Inverno.
A viagem pela Serra da Estrela é prazerosa em qualquer época do ano, mas não há dúvidas que tem um encanto especial durante o Inverno, especialmente se cair a tão desejada neve. Descubra os melhores locais para visitar nesta altura.
1. Torre
É o local com maior altitude, não só da Serra da Estrela mas também de Portugal Continental. Trata-se de um sítio muito atrativo devido aos lençóis de neve que se formam no inverno e que permitem a prática de diversos desportos, enquanto no verão é possível aproveitar uma vista desimpedida até ao mar da Figueira da Foz.
Durante o Inverno, é o local da serra mais procurado pelos portugueses, que aqui rumam à procura da neve. No entanto, existem outros locais no parque onde é possível desfrutar desta época do ano com mais qualidade (e também com o manto branco típico desta quadra).
2. Covão da Ametade
A Serra da Estrela tem tudo para surpreender os viajantes mais exigentes. E o Covão da Ametade é um desses locais mágicos, onde o tempo parece parar e onde nos sentimos em comunhão perfeita com a natureza envolvente. Trata-se de um pequeno pedaço de paraíso, rodeado por imponentes penhascos graníticos que nos convidam à contemplação.
Cada vez mais procurado pelos turistas que visitam a Serra da Estrela mas ainda não tão massificado como outros locais, o Covão da Ametade é um depressão mal drenada situada num covão glaciar. É aqui que o rio Zêzere ganha a sua forma, apesar de não ser a sua nascente. O rio nasce um pouco mais a jusante e nesta zona alarga e começa a ganhar o seu leito.
3. Poço do Inferno
Situa-se na Ribeira de Leandres e é um ponto alto com 1100 metros. O Poço do Inferno é um dos ex-libris da Serra e é rodeado pela mãe-natureza que é a causa de toda aquela beleza paisagística.
A linha de água da cascata mantém contacto com o granito das rochas e, no Inverno, são várias as vezes que a água congela e isso cria (ainda mais) encantos a este paraíso natural com 10 metros de altura.
4. Sabugueiro
O Sabugueiro é uma das maiores freguesias no Parque Natural da Serra da Estrela, e destaca-se não só pela sua elevada localização, mas também pelos seus recursos naturais e património. Assim, a aldeia é um dos melhores pontos de partida para conhecer não só a Serra da Estrela, mas também a região envolvente.
Um dos seus grandes destaques é o forno comunitário, ainda hoje usado pelos habitantes, que ali chegam com tabuleiros à cabeça para cozer o saboroso pão. O forno é um local cheio de história geracional, tendo sido usado ao longo dos anos por quase todas as famílias da freguesia para cozer o “Pão do Sabugueiro”, elemento central da alimentação, que sustentava as famílias durante vários dias.
5. Penhas Douradas
Encontra-se a mais de 1500 metros de altitude e é um dos locais mais frios de Portugal, com a neve a ser uma visita frequente nestas paragens, desde inícios de Novembro até finais de Fevereiro ou até Março.
A paisagem circundante ajuda também a tornar este um dos locais preferidos para quem procura montes brancos no inverno, com os grandes blocos de granito e as florestas de pinheiro bravo a dominarem as vistas.
6. Linhares da Beira
Esta aldeia medieval, fundada no século XII, tem ainda hoje bem visível um património arquitetónico muito rico, com destaque para o castelo, que tem vista para o Mondego.
Em Linhares da Beira, as tradições ainda se mantêm vivas e fazem parte da vivência dos habitantes, com os poucos estabelecimentos comerciais a serem passados de pais para filhos e com as senhoras a levarem a roupa suja até às margens do rio.
7. Penhas da Saúde
Embora as Penhas da Saúde sejam, principalmente, um destino de Inverno, o seu encanto não se esgota no horizonte pintado de branco. Quando chega a Primavera, toda uma explosão de cores acontece e surge na paisagem uma nova paleta composta por flores silvestres típicas da Serra da Estrela. Um dos melhores locais para avistar este fenómeno é na vizinha Nave de Santo António.
É que, embora a maior parte dos turistas visite a Serra da Estrela no Inverno, é nas restantes estações do ano que ela releva toda a sua beleza. Se visitar as Penhas da Saúde, no Outono, por exemplo, pode optar por realizar a Rota das Faias, um dos melhores trilhos do país para apreciar as tonalidades próprias desta época.