Estamos habituados a ver imagens cinematográficas de grandes viagens ao longo de estradas rodeadas de paisagens incríveis, sejam elas montanhas, desertos ou mar. E, em Portugal, não faltam desse tipo de estradas, com opções de paisagens e distâncias para todos os gostos, e que lhe vão permitir conhecer um pouco melhor toda a beleza natural e cultural que o nosso país tem para oferecer.
Assim, comece a preparar o seu próximo passeio com as sugestões que lhe deixamos neste artigo.
1. Avenida Marginal (de Cascais a Belém)
São cerca de 20 os quilómetros que separam Cascais da Torre de Belém, em Lisboa, mas a estrada segue com o Tejo e o Atlântico à vista, revelando-se um passeio de cortar a respiração.
É claro que terá que escolher uma altura em que não haja muito trânsito pelo caminho, de modo a que possa apreciar a vista com tempo e calma e apreciar os muitos fortes militares que se encontram ao longo da linha costeira.
2. Da Ericeira a Cascais
Este percurso tem cerca de 50 km, mas vale muito a pena ser percorrido. Começando na Ericeira, os primeiros quilómetros trazem-lhe uma vista para o oceano, seguindo-se do destaque dado pela foz do Lizandro.
Para além do mar, poderá ver povoações típicas, falésias, visitar o Cabo da Roca e o Santuário da Peninha, parar nas Azenhas do Mar e seguir depois caminho pelo Guincho, até chegar à entrada de Cascais.
3. De Sesimbra a Setúbal
Partindo de Sesimbra, seguirá ao longo de um caminho de montanha, que lhe vai permitir conhecer a Arrábida de cima a baixo, atravessando quintas e povoações.
Pelo caminho, verá também miradouros, como o Portinho da Arrábida, a base militar do Regimento de Artilharia da Costa – 7ª bataria de Outão, e o parque de merendas da Comenda. Pouco depois, chegará a Setúbal, onde não pode deixar de provar o choco frito.
4. De Sines a Vila Nova de Milfontes
Trata-se de um percurso com cerca de 37 km e que conta com retas de quilómetros, que se encontram ladeados por mar, vegetação costeira e campos agrícolas.
Pelo meio, encontrará Porto Côvo, o sítio ideal para fazer uma pausa para o almoço. Se quiser prolongar a viagem, planeie parar nalgumas das praias que encontrará ao longo do caminho, como a bem conhecida praia de São Torpes.
5. De Beja a Mértola
Esta é uma estrada aberta ao longo de grande parte do percurso de 53 km, tendo como visão campos de sobreiros e oliveiras. À medida que se aproxima do final da viagem, entrará em território do lince ibérico, pelo que deverá seguir com atenção redobrada.
Chegado a Mértola, não pode deixar de conhecer o castelo desta vila e, caso não queira dar a sua viagem por terminada, dê um saltinho ao Pulo do Lobo.
6. Da vila do Gerês à Portela do Homem
O Gerês é uma das zonas mais bonitas do nosso país, tendo uma grande abundância de relíquias naturais e culturais.
O percurso entre a vila do Gerês e a Portela do Homem vai-lhe permitir conhecer mais de perto a beleza natural desta região, por entre estradas apertadas, curvas com pouca visibilidade, cascatas como a da Laja, de Leonte e da Portela do Homem, e miradouros como o da Preguiça.
7. Por entre dois Pedrógãos
O troço que liga Pedrógão Grande a Pedrógão Pequeno tem apenas 5.5 km, mas vale absolutamente a pena. Pelo caminho, vai passar por cima da comporta da barragem do Cabril, podendo aproveitar para descansar na praia fluvial desta barragem.
Irá atravessar um vale com uma vista incrível, com destaque para a vista que se tem no cimo do Monte da Senhora da Confiança, que é simplesmente incrível.