Se gosta de natureza, ar puro e exercício físico, então não pode perder esta lista de 7 fantásticos passadiços para descobrir Portugal a caminhar. Estes percursos pedestres de madeira permitem-lhe explorar paisagens deslumbrantes, desde praias e rios até montanhas e florestas, com toda a segurança e conforto.
Além de apreciar a beleza natural do nosso país, caminhar na natureza traz muitos benefícios e permite-lhe passar um dia agradável com os seus amigos ou familiares. Por isso, não hesite em calçar as suas sapatilhas, pegar na sua mochila e partir à aventura pelos melhores passadiços em Portugal.
1. Passadiços do Paiva (Arouca)
Os Passadiços do Paiva são provavelmente os mais famosos e premiados passadiços em Portugal, tendo recebido vários galardões internacionais de turismo. Este percurso que liga as praias fluviais do Areinho e de Espiunca tem cerca de 8,7 quilómetros de extensão e acompanha o rio Paiva, no Arouca Geopark, classificado como Património Geológico da Humanidade pela UNESCO.
Ao longo do caminho, poderá admirar as formações rochosas, as cascatas, as praias fluviais e a biodiversidade da região. Prepare-se também para enfrentar algumas subidas e descidas acentuadas que elevam o grau de dificuldade deste percurso. Se quiser uma dose extra de adrenalina, poderá ainda atravessar a 516 Arouca, a maior ponte pedonal suspensa do mundo, que liga as duas margens do rio Paiva a uma altura de 175 metros.
2. Passadiços do Sistelo (Arcos de Valdevez)
Os Passadiços do Sistelo fazem parte da Ecovia do Vez, um conjunto de trilhos que acompanham o rio Vez desde Arcos de Valdevez até à aldeia de Sistelo. Esta aldeia é conhecida como o “Tibete português” pelos seus socalcos que moldam a paisagem verdejante. Os passadiços propriamente ditos começam depois da capela do Senhor dos Aflitos e têm cerca de dois quilómetros de extensão.
Ao longo do percurso, poderá desfrutar da tranquilidade do rio Vez, da vegetação luxuriante e da fauna local. No final dos passadiços, poderá continuar o caminho até à ponte de Sistelo, onde poderá observar as casas típicas de granito e visitar o castelo e a igreja da aldeia.
3. Passadiços do Mondego
Os passadiços do Mondego situam-se no concelho da Guarda e fazem parte do Estrela Geopark Mundial da UNESCO. Este percurso tem cerca de 12 quilómetros de extensão e acompanha o rio Mondego e os seus afluentes, desde a Barragem do Caldeirão até à aldeia de Videmonte.
Ao longo do caminho, poderá admirar as formações rochosas, as cascatas, as praias fluviais, as pontes medievais, as antigas fábricas e engenhos hidráulicos, a fauna e a flora da região. Poderá também visitar as aldeias típicas de Trinta, Vila Soeiro e Mizarela, onde poderá conhecer um pouco mais da cultura e da gastronomia locais.
4. Passadiços do Gresso (Sever do Vouga)
Os Passadiços do Gresso são um dos percursos mais curtos desta lista, mas não menos bonitos. A partir da aldeia de Sanfins, na freguesia de Rocas do Vouga, o passadiço circular acompanha o rio Gresso, com origem na serra do Arestal.
O desnível do percurso proporciona muitas cascatas e quedas de água que tornam estes passadiços ainda mais especiais. O percurso tem cerca de 1,5 quilómetros e pode ser feito em menos de uma hora. No entanto, vale a pena demorar-se um pouco mais para apreciar a beleza e a frescura deste lugar.
5. Passadiços do Corgo (Vila Real)
Os passadiços do Corgo são um dos mais recentes e belos atrativos turísticos da cidade de Vila Real, no norte de Portugal. Estes passadiços permitem percorrer as margens do rio Corgo, que atravessa a cidade, e descobrir as suas escarpas, cascatas, pontes e vegetação. O percurso tem cerca de 2,5 quilómetros de extensão e liga o parque de lazer do Corgo à Vila Velha e ao jardim botânico da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
Pelo caminho, poderá também visitar a central hidroelétrica Biel, que está a ser transformada num museu. Os passadiços do Corgo são uma excelente forma de conhecer melhor a história, a cultura e a natureza desta região transmontana.
6. Passadiços de Fiães (Santa Maria da Feira)
Os Passadiços de Fiães são um percurso que liga a aldeia de Fiães à aldeia de Caldas de São Jorge, no concelho de Santa Maria da Feira. O passadiço tem cerca de 4 quilómetros de extensão e acompanha o rio Uíma, que nasce na serra da Freita.
Ao longo do caminho, poderá admirar as margens do rio, as pontes antigas, as casas rurais e os moinhos de água. No final do percurso, poderá visitar as termas de Caldas de São Jorge, onde poderá usufruir dos benefícios terapêuticos das suas águas minerais.
7. Passadiços do Cerro da Candosa
Os passadiços do Cerro da Candosa situam-se na freguesia de Vila Nova do Ceira, no concelho de Góis, e estão inseridos no Parque Natural da Serra da Lousã. Este percurso tem cerca de 600 metros de extensão e percorre as fragas quartzíticas onde se ergue a Capela de Nossa Senhora da Candosa.
O percurso é composto por várias escadarias e miradouros que proporcionam vistas fantásticas sobre o vale do rio Ceira e sobre a Garganta do Cabril do Ceira, também conhecida como Portas do Ceira. No final dos passadiços, poderá descer até à base da garganta, onde encontrará uma praia fluvial natural de águas cristalinas.