De Norte a Sul de Portugal, existem muitas zonas de bosques para visitar, entre serras, matas e florestas encantadas que nos deixam de queixo caído. Afinal, a percentagem de área florestal em Portugal continental é 39% e, portanto, não admira que exista muito a descobrir. O melhor de tudo? A paisagem portuguesa é extremamente variada.
No norte pode encontrar florestas de carvalhos e castanheiros, na Serra da Estrela existe uma exuberante floresta de faias, no centro de Portugal temos a antiga Mata da Margaraça e, na ilha da Madeira, predomina a laurissilva.
Se quer passar mais tempo em contacto com a natureza enquanto descobre um Portugal diferente, deixamos-lhe 8 sugestões de algumas das mais bonitas florestas do país. Não se esqueça, no entanto, de respeitá-las e de as deixar tal como as encontrou.
1. Mata da Margaraça
Esta incrível paisagem é um raro testemunho de vegetação espontânea, ocupando 68 hectares repletos de biodiversidade. Aqui é possível encontrar vestígios de vegetação primitiva, com destaque para aquele que é o maior bosque de azereiros de Portugal.
Além disso, encontra na Mata da Margaraça algumas espécies raras, consideradas autênticos tesouros da floresta laurissilva. Associada a esta diversidade de plantas, encontra também uma grande diversidade de animais.
2. Reserva da Faia Brava
Em 2010, foi reconhecida como sendo a primeira área protegida de gestão privada de Portugal, embora a sua história tenha começado em 2000. Atualmente, a reserva tem 1000 hectares, com a sua missão a assentar no esforço de conservação e educação dos visitantes.
Assim, para além de conhecer de perto as maravilhosas paisagens da reserva, irá também aprender mais sobre as diferentes espécies que aqui encontra.
3. Parque Natural Sintra-Cascais
Em tempos conhecido como a “Serra da Lua”, encontra-se dividido em duas zonas distintas. A área agrícola tem como objectivo a produção de vinho e fruta e, por sua vez, a zona costeira tem inúmeras praias para todos os gostos.
Além disso, nos seus cerca de 14.450 hectares, encontrará também diversas zonas florestais, ricas em biodiversidade. Portanto, se quer conhecer melhor este parque, escolha um dos seus muitos trilhos e prepare-se para ser surpreendido.
4. Mata do Buçaco
Esta área protegida encontra-se toda murada, com o acesso a ser feito através de uma das 10 portas disponíveis, que marcam o início de cada um dos percursos pedestres devidamente identificados.
Foi plantada no século XVII pela Ordem dos Carmelitas Descalços, e aqui pode descobrir espécies vegetais de todo o mundo, espalhadas pelos seus 105 hectares. Poderá também percorrer os 4 percursos pedestres que compõem o Passeio Verde, para descobrir a mata ainda mais a fundo.
5. Parque Natural da Serra da Estrela
Foi o primeiro Parque Natural a ser criado em Portugal e é ainda hoje a maior área protegida a nível nacional, estendendo-se ao longo de 101 mil hectares. Aqui pode encontrar o ponto mais alto do território continental, uma pista de esqui e a nascente de dois rios, entre outros pontos de interesse.
O parque tem um papel fundamental na dinamização da biodiversidade da serra, tendo recebido o estatuto de Reserva Biogenética pela diversidade da sua fauna e da sua flora.
6. Mata da Albergaria
Se há local que parece saído de um conto de fadas, onde quase esperamos encontrar em cada recanto um ser mitológico, esse local é a Mata da Albergaria, no Gerês. É um local quase mágico, com árvores seculares, ribeiros de águas cristalinas com lagoas e cascatas e até caminhos construídos pelos romanos. É um dos locais mais especiais do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Situada entre a Portela do Homem e as Caldas do Gerês, não faltam aqui trilhos para percorrer, que o convidam a descobrir os segredos dos nossos antepassados e da natureza. Esta rede viária era importante no Império Romano, sendo que, dos 318 km que constituíam a Via Nova (assim chamada já no século XVIII), o único troço totalmente preservado encontra-se aqui, na Mata Nacional da Albergaria.
7. Laurissilva da Madeira
Aquele que é um dos últimos bosques ancestrais do mundo cobre cerca de 20 por cento da superfície da ilha da Madeira, o que levou a que a Floresta Laurissilva fosse classificada como Património Natural da Humanidade em 1999.
Percorra as veredas e levadas, e surpreenda-se com os diversos tons de verde que cobrem as escarpas e vales profundos, maravilhe-se com as belíssimas quedas de água, e procure animais que nunca tinha visto por entre a vegetação e as árvores seculares.
8. Corno do Bico
Muito mais que uma área classificada, este é um lugar mágico no Minho, que nos remete para um cenário de floresta encantada. A Paisagem Protegida do Corno do Bico foi criada em 1999.
Tem cerca de 2.200 hectares, que se encontram distribuídos por cinco freguesias: Bico, Castanheira, Cristelo, Parada e Vascões, no município de Paredes de Coura, parte do Maciço Ibérico.