Decorar uma sala de estar de dimensões reduzidas pode inicialmente parecer um desafio. No entanto, com um pouco de engenho e aplicando as técnicas corretas, é perfeitamente possível transformar este espaço num local acolhedor, funcional e visualmente ampliado.
O segredo está em otimizar o uso do espaço disponível, escolher adequadamente os móveis e adotar truques visuais que criem a ilusão de um espaço mais vasto. Apresentamos-lhe sete ideias de decoração que irão ajudá-lo a maximizar a sua sala de estar pequena.
1. Opte por mobiliário proporcional ao espaço
Selecionar mobiliário que se adeque às dimensões da sua sala é crucial. Peças demasiado volumosas podem tornar o espaço sobrecarregado, enquanto móveis demasiado diminutos podem parecer fora de contexto.
Prefira um sofá de tamanho moderado e considere o uso de cadeirões ao invés de um segundo sofá. Mesas de apoio e centrais com tampo em vidro ou com um design mais aberto também contribuem para a sensação de um espaço mais desafogado.
2. Tire proveito da verticalidade
Nos espaços limitados, a verticalidade torna-se uma valiosa aliada. Tire partido das paredes para arrumação e elementos decorativos.
Estantes altas e prateleiras podem ser usadas para organizar livros e peças decorativas, sem ocupar espaço no chão. A instalação da televisão na parede libera espaço no móvel de apoio, que pode ser utilizado para outras necessidades de arrumação.
3. Aposte em soluções de arrumação multifuncionais
Móveis que desempenham mais do que uma função são ideais para salas de estar pequenas. Bancos que funcionam como mesas de centro ou assentos adicionais, sofás com arrumação integrada e mesas de centro com gavetas são excelentes escolhas para economizar espaço e manter a organização em dia.
4. Recorra a espelhos para ampliar o espaço
Espelhos são um recurso decorativo clássico para fazer um espaço parecer maior do que realmente é. Um espelho grande ou uma composição de vários espelhos menores numa parede pode refletir a luz e criar a ilusão de uma sala mais espaçosa.
5. Prefira uma paleta de cores claras
Cores claras e neutras em paredes, pisos e peças grandes de mobiliário contribuem para criar uma sensação de espaço aberto. Tonalidades pastel ou branco podem servir de base para a sua decoração, permitindo-lhe adicionar personalidade e cor através de acessórios e têxteis, como almofadas decorativas e tapetes.
6. Defina áreas distintas
Mesmo numa sala de estar pequena, é possível definir “zonas” para diferentes atividades. Um tapete pode delimitar a área de convívio, enquanto uma consola ou uma pequena estante pode marcar a transição para outra área da casa, tal como a zona de refeições.
Esta estratégia ajuda a estruturar o espaço de forma eficaz e aumenta a sua funcionalidade.
7. Decore com moderação
Na decoração de salas de estar de dimensões reduzidas, a moderação é fundamental. Evite encher o espaço com demasiados objetos decorativos.
Escolha peças que tenha um apreço particular e que acrescentem valor estético ou sentimental à sua sala. Plantas, por exemplo, são uma excelente forma de adicionar vitalidade e cor sem ocupar muito espaço.