Cada vez mais pessoas são apaixonadas por plantas e não perdem uma oportunidade de decorar a sua casa com diferentes exemplares, para um ambiente mais natural e acolhedor. Afinal, ter plantas em casa ajuda-nos a purificar o ar e humedecer o ar, transmitindo ao mesmo tempo uma maior sensação de relaxamento e contribuindo para a criatividade.
Portanto, não há um espaço numa casa que não beneficie das plantas. Se está sem ideias de como pode usar plantas na decoração, siga as nossas dicas e sugestões.
1. Crie um canto para as plantas
Pode aproveitar um recanto menos aproveitado da sua casa para fazer um pequeno jardim onde pode relaxar. Idealmente, este deve ser um espaço arejado e bem iluminado, de modo a conseguir dispor as plantas mesmo na vertical.
Use uma grande variedade de espécies para um efeito mais interessante e coloque um cadeirão ou algumas almofadas pelo chão para que possa desfrutar ao máximo desta nova zona da sua casa.
2. Comece uma horta em casa
Cultivar os nossos próprios vegetais é uma tarefa recompensante e que nos permitirá ter produtos da época e variados na nossa mesa. Não é por acaso que as hortas em casa são uma grande tendência!
Mesmo que tenha pouco espaço em casa, existem sempre espécies que podem ser cultivadas em vasos mais pequenos, como é o caso das alfaces, rabanetes, tomates-cereja, espinafres, ervas aromáticas e até mirtilos e morangos.
3. Coloque plantas em estantes
Se quer trazer um efeito interessante às suas estantes e armários, pode usar plantas trepadeiras ou algumas floreiras neste espaço. Escolha espécies de interior como as costelas-de-adão, as flores-de-cera ou as heras, e depois coloque-as num vaso.
À medida que a planta for crescendo, pode ir redirecionando os seus ramos ao longo da estante da forma que preferir, usando ganchos ou até mesmo um pouco de fita-cola.
4. Escolha plantas suspensas
Para além de ficarem muito bem em espaços mais pequenos, as plantas suspensas são perfeitas para alegrar alguns cantos e podem até ser usadas como candelabros, no meio de uma divisão.
No entanto, é importante que escolha as plantas certas, que suportem bem um efeito mais caído. As samambaias, heras ou alguns tipos de suculenta são perfeitas nesta situação. Caso as plantas fiquem grandes demais, aproveite para criar novas mudas.
5. Destaque as plantas sozinhas
Não são precisas muitas plantas para decorar a sua casa, bastando apenas algumas espécies bem colocadas para trazer uma nova vida ao seu lar. Coloque uma planta num local de destaque, como em cima da bancada da casa de banho, na estante dos livros ou num recanto da sala.
Para evidenciar ainda mais as suas plantas, use um vaso que seja bonito e chamativo, que combine com as cores usadas na divisão.
6. Escolha plantas fáceis de cuidar
Mesmo que tenha menos jeito para cuidar das plantas, existem muitas espécies que são muito fáceis de cuidar e que ficam bem em qualquer divisão da casa, desde que esta tenha as condições de luminosidade necessárias.
Por exemplo, suculentas, catos, bambu-da-sorte e a Espada de São Jorge são plantas resistentes, assim como ervas aromáticas como a lavanda e o alecrim. Se, mesmo assim, acha que não consegue cuidar delas, compre ramos de flores e espalhe-os pela casa.
7. Use flores secas
As flores secas têm-se tornado cada vez mais populares na decoração, por se manterem em condições durante muito tempo e por trazerem um toque mais rústico à sua casa com pouco esforço.
Pode comprar ramos já feitos ou secar algumas das suas plantas preferidas em sua casa, criando depois uma composição a seu gosto. Para maior longevidade do seu ramo, use um pouco de laca antes de o colocar na jarra ou recipiente da sua preferência.