As 7 Lagoas do Gerês são uma sequência de várias lagoas naturais que juntas criam um dos cenários mais deslumbrantes e procurados do Parque Nacional da Peneda Gerês. Este local, cujo nome oficial é Poços Verdes do Sobroso, é acessível por um trilho que se inicia na aldeia do Xertelo, e é uma paragem obrigatória no seu itinerário, caso esteja a pensar viajar até ao Gerês.
Aqui vai encontrar uma paisagem arrebatadora, onde por entre os rochedos enormes da serra se escondem inúmeros poços naturais de água verde-esmeralda, fresca e límpida – o local perfeito para se refrescar num dia quente de verão, em total harmonia com a natureza.
Neste artigo, explicamos-lhe como pode lá chegar e damos-lhe todas as recomendações para que passe um dia maravilhoso à descoberta das 7 Lagoas. Existem, na verdade, duas hipóteses para chegar até às 7 Lagoas – uma mais fácil, e outra mais aventureira.
1. Opção simples
Este percurso é perfeito para si se o seu objetivo é chegar ao destino final o mais rapidamente possível, ou se viaja com crianças e não tem como passar um dia inteiro a caminhar. Parte de Xertelo, onde pode deixar o carro, comprar água ou comer qualquer coisa, e aproveitar para visitar rapidamente esta pitoresca aldeia da região de Cabril.
Para iniciar o seu percurso, procure a igreja da aldeia e siga o caminho, que vai começando a subir. Pouco tempo depois passará pelo Moinho do Poço, e, mais adiante, do seu lado esquerdo, poderá parar para observar o Fojo do Lobo do Xertelo, um exemplar bem preservado deste tipo de local, que serviam antigamente de armadilha para os lobos.
Após esta subida o trilho torna-se maioritariamente plano e fácil de seguir. São 5 km desde Xertelo até às 7 Lagoas por este caminho, pelo que deve contar com pelo menos 1 hora de caminhada até chegar ao seu destino, e é um percurso linear, pelo que para regressar basta seguir o mesmo caminho de volta.
2. Opção aventura
Se gosta de trilhos e está sempre à procura do próximo desafio, esta sugestão é para si! Trata-se de seguir o percurso PR9 MTR – Trilho dos Poços Verdes do Sobroso, um caminho circular e que perfaz aproximadamente 12 km no total.
Além da diferença na distância, conta ainda com mais algumas diferenças de declive, o que naturalmente, o torna um pouco mais difícil do que o primeiro. Este trilho tem ainda um piso mais rochoso e acidentado, pelo que se recomenda precaução redobrada.
Dado que é um percurso assinalado, vai sempre sendo bem visível ao longo de todo o caminho. Tem ainda a possibilidade de parar e visitar a Silha dos Ursos, que implica apenas um pequeno desvio (menos de 100 metros) do trilho principal.
Depois só tem que continuar o percurso sinalizado e algum tempo depois chegará às 7 Lagoas – poderá finalmente descansar e dar um mergulho merecido! Para o regresso, pode optar por completar a segunda metade deste trilho, ou, se preferir, pode voltar pelo caminho mais direto, o da primeira opção.
O que levar para o Trilho das 7 Lagoas?
O trilho até às 7 Lagoas é algo exigente (especialmente a segunda opção), e tem várias partes em que as sombras são escassas. Além disso, nas suas redondezas não poderá contar com serviço de bar ou restaurante, pelo que preparámos uma pequena lista dos itens que deve levar consigo – para que tenha um dia tranquilo, protegido e conveniente.
- Protetor solar
- Chapéu
- Fato de banho
- Água (bastante!)
- Calçado confortável de caminhada
- Comida (snacks, fruta, barras energéticas, etc…)
- Saquinho para colocar o lixo
Dicas para fazer o trilho em segurança:
- O verão é a melhor altura para desfrutar ao máximo dos mergulhos nas 7 Lagoas. Porém é também a altura mais propícia a encontrar uma multidão que partilhou da mesma ideia. Para evitar isto, sugerimos que vá num dia de semana, se tiver essa disponibilidade – é mais provável conseguir aproveitar este local com paz e sossego.
- Ao longo das lagoas, existem vários recantos e poços mais pequenos onde poderá encontrar mais privacidade. Desde que redobre os cuidados de segurança e evite fazê-lo com crianças (existe um perigo real de quedas), vale a pena explorar um pouco além das lagoas maiores e mais frequentadas.
- Aproveite o caminho até ao destino final. O trilho faz parte da experiência das 7 Lagoas do Gerês, e proporciona uma oportunidade única de estar rodeado de natureza. Não tenha pressa de chegar ao fim, o percurso é em si mesmo uma grande parte do deslumbre deste lugar.
- Tal como mencionámos antes, não facilite! Faça muita atenção ao longo de todo o percurso e evite afastar-se para zonas não sinalizadas e perigosas.
Mantenha-se dentro das zonas previstas e não descuide nos cuidados básicos de segurança, e verá que terá um dia sem imprevistos e que irá guardar na memória para sempre.