Os dias mais quentes pedem-nos mergulhos em praias, rios, cascatas e até mesmo em lagoas. Felizmente, em Portugal não faltam lagoas a ter em conta para quem gosta de natureza, fotografia, desportos aquáticos e caminhadas, tudo ingredientes para um dia muito bem passado, seja em família, a dois ou até sozinho. Assim, deixamos-lhe algumas lagoas do nosso país em que poderá ir a banhos, para que comece a planear a sua visita.
1. Pateira de Fermentelos
Esta é a maior lagoa natural da Península Ibérica, abrangendo 3 concelhos diferentes. O local apresenta diversos habitats e ecossistemas, sendo até procurado por espécies protegidas.
Para além de poder observar espécies como lontras, o sável ou os milhafres-pretos, poderá passear a cavalo, de bicicleta ou a pé, pescar, atravessar a lagoa numa tradicional bateira ou bicicleta aquática, ou aproveitar a oportunidade para fotografar a natureza.
2. Lagoa de Óbidos
Tem quase 7 km e é o sistema lagunar mais extenso da costa portuguesa, fazendo fronteira com os concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos. A lagoa é separada do mar por um cordão de dunas litorais, sendo considerada o lugar ideal para a prática de desportos aquáticos como o kitesurf ou stand up paddle.
Aqui encontrará uma grande diversidade de aves e de moluscos bivalves, sendo que estes últimos assumem um papel de destaque na economia da região.
3. Lagoa de Albufeira
Esta lagoa é considerada a mais funda do nosso país, tendo 15 metros de profundidade máxima. O local é rodeado por um pinhal em quase todo o perímetro, contando com alguns pequenos areais junto do mar e na margem norte.
Aqui encontrará as condições perfeitas para a prática de windsurf, kitesurf, vela e canoagem, sendo que a praia é muito procurada para a prática de surf e bodyboard. A lagoa de Albufeira faz parte da Reserva Ecológica Nacional.
4. Lagoas de Santo André e da Sancha
Estendem-se por um total de 15 km, constituindo um sistema lagunar costeiro com uma considerável importância biológica, ornitológica, florística e faunística. O local foi escolhido para a reprodução de espécies como o pato-de-bico-vermelho e a garça-vermelha, devido às suas caraterísticas naturais.
Aqui poderá praticar atividades como passeios pedestres, canoagem ou windsurf, ou simplesmente descansar ao sol no extenso areal das praias que se encontram ao lado.
5. Lagoa Comprida
É a maior lagoa da Serra da Estrela, tendo uma origem glaciar. O local impressiona pela arquitetura da estrutura da barragem que a suporta, com especial destaque para o paredão de 28 metros de altura.
É aqui que desaguam dois túneis: o do Covão do Meio e o do Covão dos Conchos. Durante o verão, a neve dá lugar a uma praia com águas límpidas e transparentes, onde pode pescar, andar de barco ou fazer windsurf.
6. Lagoa do Vale do Rossim
Encontra-se a uma altitude de 1437 metros e é uma lagoa artificial muito procurada durante o verão. Antes da construção da barragem, esta lagoa não existia, sendo que, antigamente, este local era uma das melhores pastagens para rebanhos.
Hoje, é um sítio perfeito para passar um dia em família e com amigos, permitindo-lhe fazer atividades como rappel, slide, canoagem, passeios pedestres e passeios de moto 4.
7. Lagoa de Melides
Tem cerca de 26 hectares e é conhecida pelas suas pequenas ilhas cobertas de vegetação, sendo um local importante pela sua beleza, função ecológica e história. O local esteve ligado ao mar e serviu de porto pesqueiro até ao século XVIII.
Hoje, a lagoa serve de habitat a diversas espécies de animais, como enguias, tainhas, garças-vermelhas e milhafres-pretos. O seu areal dá acesso a banhos na lagoa e diretamente no Oceano Atlântico.