A serra da Freita, que se encontra os distritos de Aveiro e Viseu e que abrange os concelhos de Arouca, São Pedro do Sul e Vale de Cambra, é um local perfeito para todos aqueles que procuram um maior contato com a natureza e com a cultura local, seja numas férias ou numa escapadinha.
Aqui encontrará cascatas magníficas, aldeias de xisto, rochas misteriosas e trilhos internacionalmente reconhecidos, assim como muitas atividades e uma gastronomia maravilhosa. Para que prepare a sua visita, deixamos-lhe 7 locais que não pode mesmo perder na serra da Freita.
1. Drave
É das aldeias mais misteriosas e especiais da serra da Freita, até porque é uma aldeia abandonada que só pode ser alcançada a pé. O caminho mais fácil é pelo trilho PR14 ARC, que segue da aldeia de Regoufe e tem 4 km.
Apesar de exigente, a chegada à aldeia compensa o esforço, pela sua paisagem deslumbrante e pela sua pequena lagoa. O local é uma das bases nacionais dos escuteiros, pelo que encontrará sempre pessoas de visita ao longo do ano.
2. Aldeia da Pena
É uma das aldeias mais isoladas e bonitas da região, parecendo uma aldeia de xisto suspensa no tempo. Aqui vivem 6 pessoas, com apenas 10 casas a terem condições de serem habitadas.
Para aqui chegar, terá de percorrer uma estrada estreita e sinuosa, mas a viagem vale a pena pela grande beleza do local e pela simpatia dos poucos habitantes que por aqui estão. Não deixe também de explorar a serra e as aldeias circundantes.
3. Pedras Parideiras
São uma das atrações mais curiosas da serra da Freita, sendo um fenómeno geológico que consiste em rochas graníticas que libertam pequenas pedras do seu interior, dando a ideia de que estão a parir.
Este local é um geossítio do Arouca Geopark, podendo ser visitadas mediante marcação prévia na Casa das Pedras Parideiras, onde pode conhecer mais sobre a história, a geologia e até as lendas sobre este local.
4. Frecha da Mizarela
Situada na freguesia de Albergaria da Serra, em Arouca, esta é uma das cascatas mais altas do nosso país, com as águas do rio Caima a caírem de uma escarpa com cerca de 60 metros de altura.
O local pode ser apreciado de diversos ângulos, como a partir do miradouro da Frecha da Mizarela ou seguindo o trilho PR7 ARC, que parte da aldeia de Mizarela e lhe vai permitir chegar até à base desta impressionante cascata.
5. Passadiços do Paiva
São das atrações mais famosas e visitadas da serra da Freita e do Arouca Geopark, encontrando-se na margem esquerda do rio Paiva.
O percurso tem cerca de 8 km, acompanhando o rio ao longo de paisagens deslumbrantes, desde a praia fluvial do Areinho até à praia fluvial da Espiunca (ou vice-versa). Não se esqueça de reservar o seu bilhete com alguma antecedência e de levar calçado confortável para a caminhada.
6. Aldeia do Trebilhadouro
Esta aldeia de xisto recuperada, que se encontra na freguesia de Rôge, em Vale de Cambra, esteve desabitada durante décadas, mas acabou por ser restaurada e transformada em aldeamento turístico.
Aqui pode desfrutar do ambiente acolhedor e rural, conhecendo mais de perto as tradições e costumes locais. Não perca a visita ao Núcleo Museológico do Trebilhadouro, onde conhecerá a história, cultura e etnografia da aldeia.
7. Arouca
É a principal vila da serra da Freita e do Arouca Geopark, sendo um local com uma história e uma cultura ricas e diversificadas.
Não deixe de conhecer o Mosteiro de Arouca, datado do século X, onde encontra o Museu de Arte Sacra, a igreja de Santa Maria de Arouca e o túmulo da rainha Santa Mafalda. Visite também o Museu das Tradições, para conhecer melhor a etnografia, agricultura e indústria desta região do nosso país.