Um dos tesouros naturais mais belos e diversificados de Portugal é a serra da Lousã, que se situa na região de Coimbra e que abrange os concelhos de Miranda do Corvo, Lousã e Góis. Para quem procura um contacto mais próximo com a natureza e com algumas tradições ancestrais do nosso país, este é o local perfeito para uma escapadinha ou umas férias mais prolongadas.
Por entre aldeias de xisto, cascatas, castelos e trilhos, deixamos-lhe oito locais que não pode deixar de conhecer na serra da Lousã. Escolha os seus preferidos, faça as malas e parta à descoberta de um país quase secreto.
1. Aldeia do Candal
Encontra-se na margem esquerda da ribeira de São João, sendo uma aldeia de xisto que se encontra junto à estrada nacional que liga Lousã a Castanheira de Pêra.
Na aldeia, não pode deixar de visitar locais como o seu chafariz, o lagar de azeite, a represa, os moinhos de água e a antiga escola primária. Não deixe também de provar a maravilhosa gastronomia local, à base de doces e de carne, com pratos como a chanfana e as tigeladas.
2. Castelo da Lousã
Esta é uma das atrações mais emblemáticas e históricas da região. Situado no alto de um monte, o castelo medieval do século XI foi usado na defesa contra as invasões muçulmanas.
O local é Monumento Nacional e pode ser visitado gratuitamente, de modo a apreciar as muralhas, torres, portas e capela, assim como a vista panorâmica sobre a serra e a vila da Lousã. Não deixe de visitar também a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, junto ao castelo.
3. Talasnal
Esta bonita aldeia tradicional foi recuperada de modo a manter o seu charme ancestral. Encontra-se na encosta sul da serra e esteve desabitada durante duas décadas, mas acabou por ser restaurada, e hoje é um aldeamento turístico.
Para além de desfrutar de um acolhedor ambiente rural, pode também visitar o Núcleo Museológico do Talasnal, de modo a conhecer melhor a história, cultura e etnografia desta localidade.
4. Gondramaz
Esta tranquila e harmoniosa aldeia encontra-se na freguesia de Vila Nova, em Miranda do Corvo, e tem muito para ver, além das suas casas de xisto. Visite a Igreja de São Miguel, o Cruzeiro, o Coreto e as diversas esculturas em pedra que estão espalhadas pela aldeia.
Depois, passeie pelas suas ruas, também elas em xisto, e deixe-se levar pela sensação de que está a viajar no tempo, para um Portugal rural e tradicional.
5. Casal Novo
Esta aldeia é uma das mais isoladas e bem preservadas da serra da Lousã, encontrando-se na freguesia de Candal, na Lousã. A localidade encontra-se no alto de uma encosta, tendo uma vista soberba para o vale.
Não deixe de visitar a capela de São Sebastião, o forno comunitário e o tanque público, assim como apreciar as casas típicas, de varandas de madeira e escadas de xisto, que encontrará ao longo de um passeio pelas suas ruas.
6. Cerdeira
Esta é uma das localidades mais criativas e inspiradoras da serra da Lousã, sendo uma aldeia de xisto rodeada de uma floresta de castanheiros e carvalhos.
Não deixe de conhecer o Centro de Artes e Ofícios, onde pode conhecer o trabalho de artesãos locais e participar em workshops de tecelagem, pintura ou cerâmica. Visite também a Loja da Cerdeira, onde pode adquirir produtos biológicos e artesanais da região.
7. Ferraria de São João
Esta aldeia dinâmica e inovadora encontra-se na freguesia da Cumeeira, em Penela, estando a aldeia de xisto rodeada por um sobreiral magnífico.
Não deixe de descobrir o Centro de BTT, local onde pode alugar bicicletas e participar em percursos guiados ou livres. Visite também o Centro de Escalada, onde poderá praticar esta modalidade com toda a segurança e com o apoio técnico necessário à prática.