Uma das zonas protegidas mais belas e diversificadas do nosso país é o Parque Natural da Arrábida, que se encontra na região de Setúbal e abrange as serras do Risco, São Luís, Gateiros, Louro e São Francisco, assim como a costa atlântica que as banha.
Por entre miradouros, praias, conventos e grutas, passando por localidades ricas em história e tradição, existe muito para ver nesta zona do nosso país, sendo o local perfeito para uma escapadinha e para umas férias mais prolongadas. Se está a pensar fazer uma visita à zona, deixamos-lhe sete locais que não pode perder no Parque Natural da Serra da Arrábida.
1. Sesimbra
Esta vila da costa sul do parque conta com uma ligação forte ao mar e à pesca, sendo o destino perfeito para quem gosta de praia, natureza e gastronomia.
Não deixe de desfrutar do seu extenso areal, assim como de visitar o Castelo de Sesimbra, o Forte de Santiago e a Igreja Matriz. No que à gastronomia diz respeito, poderá provar pratos como a caldeirada de peixe ou conhecer doces como os esses de azeite e as farinhas torradas.
2. Palmela
Esta vila da região de Setúbal é perfeita para todos os apreciadores de vinho, património e natureza.
Nela, pode visitar locais como o Castelo de Palmela, datado do século XII e onde funciona o Museu Municipal, bem como sítios como a Igreja de São Pedro, o Convento de São Paulo e a Casa Mãe da Rota dos Vinhos. Não pode deixar de provar os famosos doces de Palmela, como é o caso das fogaças e dos queijinhos.
3. Azeitão
Esta pequena vila é famosa pela sua produção de vinho e de queijo, sendo também rica em património.
Poderá visitar a Quinta da Bacalhôa, propriedade vinícola do século XV que tem um palácio renascentista, um jardim histórico, uma adega moderna e um museu de arte contemporânea, ou a Quinta José Maria da Fonseca, onde se produz o famoso Moscatel. Não pode ir embora sem provar o queijo local e os doces de Azeitão.
4. Praia do Portinho da Arrábida
Esta é uma das praias mais bonitas e famosas do Parque Natural da Serra da Arrábida, encontrando-se numa baía pequena de águas calmas, rodeada pela vegetação da serra e por formações rochosas únicas.
Este local é muito procurado pelos amantes de mergulho graças à sua grande biodiversidade marinha, que pode ser explorada no Centro de Interpretação Oceanográfico. É uma praia também muito procurada pelas famílias, devido às suas infraestruturas.
5. Convento da Arrábida
Este convento é um dos monumentos mais emblemáticos de todo o parque, encontrando-se no alto de uma montanha e tendo uma vista maravilhosa para o mar e para a serra.
O conjunto arquitetónico data do século XVI, tendo sido fundado por frades franciscanos. O convento tem diversas capelas, celas, claustros e jardins, com as suas visitas guiadas e eventos culturais a serem geridos pela Fundação Oriente.
6. Cabo Espichel
Situa-se na extremidade sudoesta da península de Setúbal e é um promontório rochoso que se ergue 150 metros acima do mar, dando aos visitantes uma vista maravilhosa sobre o oceano e a costa.
O local também alberga o Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, datado do século XVIII e que conta com uma igreja, uma ermida, um hospício e um aqueduto. Poderá também encontrar diversos fósseis de dinossauros nas rochas do local.
7. Quinta da Bacalhôa
É uma das quintas mais emblemáticas e prestigiadas da zona, sendo uma propriedade vinícola datada do século XV que foi propriedade da Família Real Portuguesa e que foi adquirida pela família Berardo em 1998.
O local tem um palácio renascentista, uma adega, um jardim luxuriante e até um Museu de Arte Moderna, podendo ser visitada mediante marcação prévia. A visita inclui uma degustação dos vinhos aqui produzidos.