No Norte de Portugal abundam locais mágicos e deslumbrantes, que cativam todos os que lá vão e ficam na memória por muito tempo. A região conta com cascatas incríveis, lagoas refrescantes, rios de cristalinas águas, monumentos grandiosos e estruturas antigas que se encontram ainda muito bem conservadas.
Toda esta oferta turística possibilita a quem aqui chega que possa entrar em contato com a natureza e a paisagem envolvente, o que proporciona uma experiência única. Além disso, é um complemento à oferta de atrações históricas presentes nas vilas ou cidades da região.
Portanto, não é de admirar que uma viagem ao Norte de Portugal não fique completa visitando apenas as grandes cidades ou atrações turísticas. Assim, deixamos-lhe alguns locais a incluir no seu roteiro.
1. Ponte da Misarela
Também conhecida como Ponte do Diabo, encontra-se sobre o rio Rabagão, a cerca de 1 quilómetro da sua foz no rio Cávado. Esta ponte está implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado e está assente sobre penedos, contando com alguma altitude em relação ao fundo do rio.
A estrutura é sustentada por um único arco, com cerca de 13 metros de vão. A ponte foi erguida na Idade Média, tendo sido reconstruída em inícios do século XIX.
2. Rio Bestança
Nasce a 1229 metros de altitude, em plena Serra de Montemuro, e tem uma dimensão de 13,5 quilómetros, sendo um dos rios mais pequenos de Portugal mas nem por isso menos belo do que os outros.
É conhecido por ser um dos rios com maior qualidade ambiental do nosso país, e, por ter um curso fluvial bem conservado e um ecossistema sustentável, todo o rio foi integrado na Rede Natura 2000 e classificado como Biótopo Corine, assumindo uma grande relevância ecológica a nível nacional e internacional.
3. Santuário de Santa Luzia
É uma das atrações principais de Viana do Castelo, encontrando-se no cimo do monte de Santa Luzia. A sua construção iniciou-se em 1904 e terminou em 1959, contando com projeto da autoria de Miguel Ventura Terra.
O local é conhecido pelas suas rosáceas, as maiores da Península Ibérica e as segundas maiores de toda a Europa. Para chegar ao santuário, pode levar o carro, subir o escadório ou fazer uma viagem de funicular.
4. Senhora do Salto
Parte integrante da Rota do Românico, refere-se ao curso do rio Sousa no local onde é secundado por duas arribas e forma um caminho estreito, conhecido como inferno.
O local alberga hoje o parque da Senhora do Salto, que tem inúmeros atrativos geológicos e paisagísticos, e que conta também com a possibilidade de praticar desportos de montanha. Assim, este parque é o local perfeito para um dia bem passado em família.
5. Branda da Aveleira
A localidade, que se encontra às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi usada durante séculos como residência temporária dos pastores durante o tempo quente.
Esteve quase para desaparecer no século passado, mas algumas das suas casas foram recuperadas cuidadosamente para o turismo rural, e hoje a aldeia ganhou nova vida, servindo de base para muitos dos visitantes do nosso único parque nacional.
6. Santuário da Peneda
Foi construído em finais do século XVIII, mas acredita-se que, anteriormente, aqui existiria uma pequena ermida, construída para lembrar a aparição da Senhora da Peneda.
O culto terá crescido muito, levando à construção do santuário que hoje vemos. Uma das grandes atrações do local é a sua imponente cascata, que corre com toda a sua força e esplendor nos dias mais chuvosos, pelo que se aconselha a visita nessas alturas.
7. Cascata do Pincho
A pouco mais de vinte quilómetros de Viana do Castelo, encontramos a magnífica Serra d’Arga, local que alberga inúmeras maravilhas naturais, assim como um diverso património cultural.
É aqui que encontra a cascata do Pincho, uma das mais exuberantes quedas de água do rio Âncora. A cascata é considerada uma das mais bonitas do Norte de Portugal, muito graças às suas águas cristalinas e que nos convidam a ir a banhos.