Nos arredores do Porto, podemos encontrar cascatas quase secretas, passadiços que nos levam ao longo de rios quase selvagens, moinhos recuperados ou quintas com históricos jardins, que nos convidam a um passeio longo e demorado. Assim, não faltarão opções para uma viagem de ida e volta ou até mesmo para um fim de semana prolongado, até porque esta região tem muito mais para visitar do que aquilo que se poderia pensar.
Dependendo do seu estilo pessoal e dos gostos da sua família, pode optar por fazer um trilho nas serras do Porto, por exemplo, percorrer passadiços ao longo de rios de águas cristalinas ou visitar aldeias pitorescas e tradicionais.
Descubra alguns dos locais mais bonitos a descobrir nos arredores do Porto. Escolha os seus preferidos, junte a família e parta à descoberta de uma das regiões mais cativantes e diversificadas de Portugal.
1. Rio de Frades
Esta pequena aldeia de Arouca é ainda quase desconhecida, mas conta com muito para ver. Deixe o seu carro na aldeia e siga a pé por um percurso pedestre, que o levará até ao interior de uma antiga mina de volfrâmio.
Não deixe de levar uma lanterna, até porque irá caminhar por 400 metros em total escuridão. No final, vai encontrar o rio, no qual existem pequenas cascatas e lagoas, onde se poderá refrescar nos dias mais quentes.
2. Moinhos de Jancido
Este conjunto de 8 moinhos esteve abandonado até 2017, altura em que um grupo de amigos decidiu limpar o local. Hoje, o espaço tem um trilho, com pouco menos de oito quilómetros, um parque de merendas, um miradouro e um conjunto de 500 árvores autóctones.
Visitar este local vai permitir-lhe conhecer melhor os moinhos, que foram construídos há mais de 200 anos e que ainda hoje deslumbram pela sua beleza.
3. Pateira de Fermentelos
Este local merece uma visita demorada, de modo a que possa descobrir a região com tempo. Ao percorrer alguns dos percursos delineados, poderá observar toda a dimensão deste lago, assim como certas particularidades, como as bateiras (lanchas tradicionais achatadas) e as bacas (bicicletas aquáticas).
Poderá também praticar atividades como a canoagem e vela, para além de dar passeios a cavalo ou de bicicleta.
4. Senhora do Salto
Este local faz parte da Rota do Românico e reúne diversos atrativos paisagísticos e geológicos, contando também com excelentes condições para a prática de desportos de montanha, como BTT, rappel e escalada.
O local abriga igualmente diversos trilhos para caminhadas, sendo que um dos percursos lhe permitirá subir ao topo da serra de Santa Iria, de modo a poder apreciar a paisagem de forma desimpedida.
5. Quinta da Aveleda
Esta belíssima quinta está situada no concelho de Penafiel, a menos de uma hora do Porto. O local, que parece quase saído de um conto de fadas, encontra-se ligado à produção vinícola e está associado a diversos produtos de renome.
Esta quinta encontra-se em plena Região dos Vinhos Verdes e, portanto, poderá aproveitar a sua visita para partir à descoberta das diversas atrações que esta região do nosso país tem para si.
6. Passadiços do Gresso
Apesar de terem apenas 1,5 km, estes passadiços deslumbram todos os visitantes graças à sua beleza. O percurso circular começa em Sanfins, na freguesia de Rocas de Vouga, e acompanha o rio Gresso.
Ao longo do caminho, passará por 4 pontes e algumas escadas em madeira, e poderá ver diversas cascatas. A maioria do percurso é feito à sombra das árvores da montanha e é refrescado pelas águas do rio.
7. Cascata da Cabreia
Está situada na freguesia de Silva Escura, local com abundantes recursos hídricos, terrenos irregulares e uma vegetação rica, o que ajuda a que esta seja uma região com uma grande beleza natural.
O expoente máximo desta conjugação é a cascata da Cabreia, sítio onde as águas do rio Mau ganham velocidade e força, antes de se despenharem da encosta rochosa. No local, existem mesas e bancos de apoio para quem quer apreciar devidamente o espaço.