A Serra da Estrela ainda esconde segredos pouco conhecidos pelos turistas que aqui acorrem, até porque a grande maioria das pessoas chega à Serra à procura de neve, sem imaginar que toda a região tem vários pontos de interesse e todas as condições para proporcionar aos visitantes uma experiência única, seja qual for a época do ano.
Nos últimos anos tem sido feito um esforço considerável na criação de novas atrações turísticas que cativem os turistas durante todo o ano e não apenas no Inverno. Aldeias típicas de montanha, passadiços ao longo do Mondego, praias fluviais, lagoas e cascatas quase secretas são apenas alguns dos exemplos.
Portanto, se vai visitar a região da Serra da Estrela e quer descobrir alguns dos locais menos conhecidos da zona, deixamos-lhe algumas sugestões. Basta escolher o seu preferido e partir à descoberta do ponto mais alto de Portugal Continental.
1. Vide
Esta aldeia especial faz a transição entre a Serra da Estrela e a Serra do Açor, mundos diferentes que se refletem na perfeição na localidade, onde as ruas e casas de xisto convivem com a dureza do granito.
Apesar de nos anos 50 do século XX se terem começado a pintar as casas de branco, várias casas foram recuperadas por forma a manter a sua traça original em xisto. Vide é, assim, uma aldeia diferente de todas as outras da região e que merece ser descoberta numa visita.
2. Videmonte
Esta pequena aldeia de montanha tem menos de mil habitantes, mas é um local repleto de energia e com muito para visitar. A melhor forma de a descobrir é passeado pelas suas ruas e conversando com os seus habitantes.
Videmonte ganhou mais destaque desde que integrou a rede de aldeias de montanha, um projeto que inclui povoações das serras da Estrela e da Gardunha, e que dá a conhecer o que de melhor e mais genuíno se encontra nestas localidades. Aqui foi também instalado um espaço de coworking para nómadas digitais.
3. Nave da Mestra
Encontra-se a 1700 metros de altitude, em pleno planalto da serra, e chegar lá não é uma tarefa muito fácil, embora o esforço compense. Aqui, os campos são verdes, os blocos de granito fraturados estão por todos os lados e um pequeno riacho dá um ar mágico à paisagem.
Ao fundo, pode ver o vale glaciar que leva até Manteigas, assim como o Covão d’Ametade. A Nave da Mestra é, talvez, a Serra da Estrela na mais pura essência, como o seu ar puro, ribeiros de águas cristalinas e penedos de granito a dominar a paisagem.
4. Unhais da Serra
Unhais da Serra oferece aos seus visitantes uma excelente hospitalidade e termalismo de qualidade, sendo um local perfeito para recuperar energias perdidas. Não pode deixar de visitar o miradouro do Cruzeiro, com vista para toda a vila, assim como os moinhos de água e as belas cascatas existentes ao longo da ribeira de Unhais.
Destaque ainda para o seu excelente hotel, onde pode passar uns dias de descanso em contacto com a natureza, e também para a sua belíssima praia fluvial, que atrai banhistas das redondezas durante os dias quentes de verão.
5. Casa da Fraga
Esta casa de pedra foi responsável por dar origem a uma aldeia. Mais concretamente às Penhas Douradas, do alto dos seus 1500 metros, que não existiriam se não fosse pela casa da Fraga, ou pelo menos não seria o que hoje é.
Uma descrição da casa no livro “Quatro dias na Serra da Estrella”, de Emygdio Navarro, diz-nos como era difícil encontrá-la, de tal forma estava disfarçada no granito. Hoje, a casa da Fraga é apenas mais um dos pequenos tesouros para descobrir na Serra.
6. Poço da Broca de Aguincho
Situa-se perto da aldeia de Aguincho, entre Vide e Vasco Esteves, e é uma das lagoas da Serra da Estrela com o acesso mais fácil, bastando conduzir pela EM518 para a encontrar. Ao longo da estrada, poderá também encontrar o poço da Broca de Barriosa, que é talvez o mais famoso de todos os poços da Serra da Estrela.
7. Verdelhos
Como o nome indica, o verde é a cor dominante nesta pequena aldeia do concelho da Covilhã. Se gosta de turismo de natureza, caminhadas e mergulhos em águas refrescantes no verão, este é um local perfeito para si.
Para além de ter 2 praias fluviais e um parque de campismo, em Verdelhos encontrará diversos trilhos pedestres para explorar os arredores da localidade.