E se lhe dissermos que é possível descobrir Portugal de uma forma completamente diferente, visitando alguns dos seus locais mais insólitos em vez dos mais icónicos? Existe um país imenso para descobrir longe dos roteiros turísticos mais convencionais e, muitas vezes, somos surpreendidos com pequenos tesouros que nos ficam na memória.
Falamos de exemplos peculiares de arquitetura, monumentos extravagantes ou simplesmente curiosos, casas ao contrário ou cobertas por penedos, igrejas que já foram sepulturas. Há um pouco de tudo nesta lista infindável dos locais mais peculiares de Portugal. Visitá-los é descobrir um país diferente e mais genuíno do que aquele que encontramos nos guias de turismo.
Faça as malas, prepare o carro e faça-se à estrada. Tire muitas fotografias e guarde uma recordação de cada um destes sítios. Afinal de contas, estes são alguns dos locais mais insólitos que pode visitar em Portugal.
1. Uma casa ao contrário
Um edifício utilitário pode também chamar a atenção. E esta casa é a prova disso. Na Ilha de São Miguel, nos Açores, este posto de transformação da Empresa de Eletricidade dos Açores atrai visitantes e turistas, que procuram ver com os seus próprios olhos esta casa que está, literalmente, de pernas para o ar.
A construção foi inspirada nas constantes movimentações da ilha, causadas por vulcões, e o objetivo dos engenheiros e arquitetos era criar algo de único e que captasse a atenção de turistas e curiosos. A verdade é que o conseguiram: ninguém consegue ficar indiferente a este estilo de construção invulgar.
2. Um castelo construído por um particular
Ao passar na estrada que liga Vila Nova de Paiva a Sernancelhe, encontrará na aldeia de Lamosa um edifício que em tudo parece um castelo. Este edifício está a ser construído graças aos esforços de um só homem, que pedra a pedra o está a erguer, para deleite dos moradores e visitantes que por ali passam.
Este é um velho sonho de Adriano dos Santos, nascido em Leomil. no vizinho concelho de Moimenta da Beira, e que se fixou no Carregal por lá ter casado. Sustenta a família graças ao seu conjunto musical, que financia também a construção do seu castelo. Chamam-lhe, carinhosamente, o castelo do Adriano.
3. Uma igreja que já foi uma sepultura
As antas foram eram usadas como sepulturas e foram construídas um pouco por toda a Europa há mais de 3 mil anos. Mas em Pavia, no Alentejo, fica uma das mais especiais de Portugal.
Para além de estar bem conservada, alguém teve a curiosa ideia de transformar o seu interior numa capela. E assim, é possível orar e meditar num pequeno cubículo onde, há uns milénios, foi enterrado alguém muito importante. É um dos edifícios mais curiosos de Portugal.
4. A ponte internacional mais pequena do mundo
Sabe onde fica a ponte internacional mais pequena do mundo? Apesar de muitos sites indicarem que se trata de uma ponte que une o Canadá aos Estados Unidos, a realidade é que existe uma no Alentejo mais pequena do que essa. Ligando 2 ilhéus do rio Saint Lawrence, entre o estado de Nova Iorque, nos EUA, e o estado de Ontário, no Canadá, esta suposta ponte internacional tem apenas 10 metros de comprimento.
No entanto, a ponte que une a localidade alentejana de Marco, em Arronches, com El Marco, em Badajoz, tem apenas 6 metros, menos 4 do que a sua rival norte-americana. Cruza a ribeira de Abrilongo e serve de passagem entre o Alentejo e a Extremadura espanhola.
5. Uma casa construída entre penedos
Situada em Fafe, na região norte do nosso país, o nome desta casa deriva do facto de ter sido construída entre quatro penedos, que integram a estrutura da própria casa. A construção começou em 1974 e durou cerca de dois anos, tendo sido depois utilizada como residência rural de uma família portuguesa. Hoje, a casa está totalmente desabitada, mas é reconhecida como um dos edifícios mais incomuns de Portugal.
A casa não tem instalação elétrica e, à exceção de portas, janelas e telhado, é totalmente feita em pedra. O interior de estilo rústico ainda hoje chama a atenção, com mobília, escadas e corrimões feitos de troncos. Mas é o sofá, feito de betão e madeira de eucalipto, e que pesa 350kg, que mais desperta a atenção dos visitantes, sejam eles nacionais ou internacionais.
6. Um palácio construído pelo “Rei do Lixo”
Esta torre, com um formato algo estranho, está situada na freguesia da Coina e constitui um ponto de interessa na região. No séc. XVIII, sabe-se que esta propriedade pertencia a D. Joaquim de Pina Manique, irmão de Diogo Inácio Pina Manique (fundador da Casa Pia). Chamam-lhe o Palácio do Rei do Lixo.
Mais tarde (no séc. XIX), foi adquirido por Manuel Martins Gomes Júnior (conhecido como o Rei do lixo), e há quem diga que este palácio foi mandado erigir por ele para que dali conseguisse ver a propriedade que tinha em Alcácer do Sal. Nascido no seio de uma família pobre, Manuel Gomes fez a sua fortuna a comprar e a vender lixo, sendo assim capaz de comprar este palácio que se encontrava a apenas cinco quilómetros do seu local de nascimento (Santo António da Charneca).
7. A capela mais estranha de Portugal
Construída numa gruta, por baixo de um bloco de granito, surge aquela que bem pode ser a igreja mais estranha de Portugal, no monte de Penamourinho. Segundo a lenda, esta invulgar construção teve origem numa aparição de Nossa Senhora da Lapa a uma pequena pastora, tendo a imagem da Santa surgido por baixo de uma rocha. Assim, este local, apesar de difícil acesso, começou a ser alvo de romarias, que ainda hoje ocorrem, no início de cada mês de junho.
Foi numa dessas romarias que, em 1805, o Padre Rodrigues Ramos ordenou a construção da capela que hoje podemos admirar. Poderá aqui encontrar também um miradouro, onde poderá apreciar de forma desafogada as vistas da região e que pode ser acedido através de uma escada pitoresca em madeira.