No ponto mais alto de Portugal continental, podemos encontrar locais mágicos e carismáticos, ainda desconhecidos pela grande maioria dos turistas que aqui acorrem. Por entre cascatas, bosques, vales glaciares e aldeias típicas, não faltarão coisas para fazer na sua visita à Serra da Estrela, permitindo-lhe descobrir uma faceta genuína e cativante do nosso país. Para que comece a planear a sua viagem, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis.
1. Covão da Ametade
Esta depressão de origem glaciar encontra-se a quase 1500 metros de altitude, mas pode ser visitada durante quase todo o ano, exceto nos dias em que o nevão obriga ao corte das estradas.
Também tem a possibilidade de seguir algum percurso pedestre para chegar ao Covão da Ametade. Rodeado de uma cativante vegetação, este local é perfeito para encontrar alguns momentos de paz e tranquilidade no meio da natureza.
2. Cortes do Meio
Esta é uma pequena aldeia do concelho da Covilhã, que é conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”, por nela podermos encontrar 14 piscinas naturais, todas elas situadas no leito da ribeira de Cortes.
Apesar destes maravilhosos atrativos naturais e da beleza da própria aldeia em si, esta localidade ainda é pouco conhecida da maioria dos turistas que acorrem à Serra da Estrela.
3. Nossa Senhora da Boa Estrela
Quem já subiu à Torre viu certamente uma imagem grandiosa, esculpida em pedra, do lado direito da estrada. Esta estátua é impressionante pela sua grandiosidade e pelo local peculiar onde se encontra inserida, sendo que a imagem representa a Nossa Senhora da Boa Estrela, a santa protetora dos pastores.
A estátua encontra-se no Covão do Boi e foi esculpida em baixo-relevo, tendo sido inaugurada em 1946.
4. Nave da Mestra
A 1700 metros de altitude, este talvez seja um dos locais mais secretos da Serra da Estrela, encontrando-se em pleno planalto da serra, numa zona de difícil acesso.
Mas o esforço compensa, e muito! Aqui os campos são verdes, os blocos de granito estão por todos os lados, e corre serenamente um pequeno riacho de águas cristalinas, dando um ar mágico ao local. Ao fundo, poderá ver o vale glaciar que leva até Manteigas.
5. Poço do Inferno
Encontra-se na ribeira de Leandres, a 1100 metros, e é um dos ex-libris da Serra da Estrela, encontrando-se num local de grande beleza paisagística que cativa todos os que aqui acorrem.
Neste paraíso natural com 10 metros de altura, a linha de água da cascata mantém o contato com o granito das rochas, criando uma paisagem encantadora. No inverno, são várias as vezes em que a água congela, formando-se uma paisagem que parece saída de um filme.
6. Penhas Douradas
Encontra-se a aproximadamente 1300 metros de altitude e é um dos pontos mais visitados da Serra da Estrela, tendo nas suas imediações diversas unidades hoteleiras de referência.
A paisagem deste local é dominada pelos blocos de granito, assim como pela vista para o vale glaciar do Zêzere. Aqui se encontra um Observatório Meteorológico e, bem perto, poderá encontrar locais como a praia fluvial do Vale do Rossim, o Poço do Inferno e o Covão da Ametade.
7. Casa da Fraga
Do alto dos seus 1500 metros de altitude, as Penhas Douradas, na Serra da Estrela, não existiriam se não fosse pela Casa da Fraga. Percebe-se que este local abrigou alguém em tempos, apesar de, ao que parece, não ser esta a casa que deu origem à fama da aldeia, que ainda hoje se mantém.
Segundo descrições de 1884, este local era difícil de encontrar, de tal forma estava disfarçado na pedra granítica.