Na Serra da Lousã, podemos encontrar diversos locais mágicos e carismáticos, ainda pouco conhecidos pelos turistas que aqui acorrem. A maioria das pessoas chega aqui à procura das típicas aldeias de xisto, sem imaginar que toda a região tem muitas mais maravilhas a descobrir. A verdade é que, para descobrir toda a serra e os seus encantos, irá precisar de vários dias de férias nestas paragens.
Portanto, aqui encontrará dezenas de pequenas aldeias de xisto, que esperam por si para lhe mostrar o melhor que a Serra tem para oferecer, assim como cascatas, bosques centenários e paisagens incríveis. Tudo isto em contato com uma natureza deslumbrante e com a hospitalidade de um povo que sabe receber como ninguém.
Se vai visitar esta região, não deixe, portanto, de descobrir alguns destes locais que aqui lhe deixamos, e de se encantar pelo seu carisma e aspeto misterioso. Conheça alguns dos locais mais bonitos que pode descobrir na Serra da Lousã.
1. Cascata do Candal
É um dos grandes tesouros naturais da Serra da Lousã, mas é ainda desconhecido pela maioria dos turistas que aqui acorrem. Encontra-se a 800 metros da aldeia com o mesmo nome, e, para lá chegar, apenas tem de percorrer o Trilho da Rota da Levada.
Ao longo do caminho, poderá ver vários moinhos, e seguirá por um vale frondoso e repleto de arvoredo, até chegar à cascata. Aí poderá descer os degraus escavadas na encosta, para se aproximar dela e vê-la mais de perto.
2. Aigra Nova
Esta aldeia do concelho de Góis faz parte da rede das Aldeias de Xisto e encontra-se dividida em três pequenas ruas, onde poderá encontrar bonitas casas com construção de baixa e à base do xisto.
A melhor forma de descobrir a aldeia de Aigra Nova é passeando pelos seus becos e ruelas, apreciando cada pequeno detalhe que vai encontrar ao longo do caminho, que nos levam numa autêntica viagem no tempo, até ao passado recente da localidade.
3. Candal
Encontra-se aninhada numa encosta, nas margens da ribeira de São João, e é uma das aldeias mais visitadas desta região, encontrando-se bem servida de acessos, junto à estrada nacional que liga Lousã a Castanheira de Pera.
Na aldeia do Candal encontrará atrações como o chafariz, o lagar de azeite, os moinhos de água, a represa, a antiga escola primária e um miradouro com uma vista incrível. Não deixe de percorrer as suas ruas sinuosas, em xisto, para descobrir estas maravilhas.
4. Passadiços da Ribeira de Quelhas
Tempos houve em que, para descobrir as incríveis cascatas e lagoas naturais presentes na ribeira de Quelhas, precisava de fazer uma exigente e difícil caminhada, que demovia mesmo os mais curiosos.
Para o contrariar, foram aqui construídos passadiços, o que tornou muito mais fácil chegar a este que é um dos segredos mais bem guardados desta região. Caso vá percorrer estes passadiços, não se esqueça de levar consigo água, calçado confortável e protetor solar.
5. Baloiço do Burgo
Este belíssimo baloiço, um dos mais bonitos e originais do nosso país, encontra-se na praia fluvial da Senhora da Piedade e tem uma pequena cascata como pano de fundo, recordando-nos o quão romântica pode ser esta região.
Poderá ter de molhar os pés para se sentar neste baloiço, mas a experiência vale bem a pena. Caso visite o local no verão, não deixe de dar uns mergulhos na praia fluvial, que se encontra mesmo ao lado.
6. Cabril do Ceira
Este local ímpar apresenta águas cristalinas que parecem nascer de um afloramento quartzítico. É um local pouco explorado e frequentado, assim como a sua praia fluvial, mas que é certamente um dos mais belos da região, e talvez mesmo de Portugal.
O Cabril do Ceira encontra-se na freguesia de Serpins, e o seu acesso é em terra batida, o que favorece a visita apenas dos mais conhecedores para atingir esta preciosidade natural.
7. Passadiços do Cerro da Candosa
Às portas da Serra da Lousã, o rio Ceira abre caminho por entre paredes de quartzo, criando um cenário incrível. É nessas fragas que se ergue a capela de Nossa Senhora da Candosa e que foram construídos estes passadiços.
O percurso dos Passadiços do Cerro da Candosa tem apenas 1,2 km de ida e volta, mas conta com belíssimas escadarias encavalitadas no desfiladeiro, e com diversos miradouros com vistas privilegiadas sobre o vale do Ceira e a majestosa Garganta do Cabril.