O Minho é o berço de Portugal. Foi aqui, nas suas aldeias típicas, vilas medievais, montanhas e vales que o país foi feito. Por isso mesmo, abundam os locais repletos de histórias para contar. Mas são também muitos os sítios onde a natureza mostra todo o seu esplendor, entre cascatas, rios selvagens de águas cristalinas e bosques encantados.
Trata-se, portanto, de uma região que possui todos os ingredientes para agradar e cativar qualquer tipo de turista, seja apenas num passeio de fim de semana ou numas férias prolongadas. Basta apenas escolher os destinos que mais condizem com o seu gosto pessoal.
E durante o seu passeio, não se esqueça de provar a maravilhosa gastronomia local e de sentir toda a hospitalidade deste povo. Conheça alguns dos locais mais deslumbrantes que pode descobrir no Minho.
1. Cascata do Pincho
Encontra-se a cerca de 20 quilómetros de Viana do Castelo, na serra d’Arga, que é uma das áreas mais emblemáticas do Minho, quer pelas suas paisagens verdejantes e imensas, como pelos seus valores naturais e pelo seu património natural.
Nos pontos mais altos, é possível encontrar áreas de grande beleza e com uma grande diversidade florística. A cascata do Pincho encontra-se numa localização privilegiada nesta serra, e é a mais exuberante das quedas de água do rio Âncora, muito graças às suas águas cristalinas.
2. Branda da Aveleira
A Branda da Aveleira, localizada às portas do Parque Nacional da Peneda Gerês, é um daqueles casos que mostra que a resiliência das pessoas não tem limites. Utilizada durante séculos como residência temporária, este pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado. Mas renasceu das cinzas e agora espera pela sua visita.
Hoje, a Branda da Aveleira possui um conjunto de casas destinadas ao turismo rural. Foram cuidadosamente recuperadas, mantendo a traça original. Tudo foi reconstruído de modo a manter viva a essência da aldeia e proporcionando o conforto que se exige nos dias de hoje.
3. Santuário de Santa Luzia
Esta é uma das principais atrações de Viana do Castelo, situada a 228 metros de altitude, no monte de Santa Luzia. A construção do templo, dedicado a Santa Luzia e ao Sagrado Coração de Jesus, iniciou-se em 1904 e estendeu-se até 1959, sendo o projeto autoria do arquiteto Miguel Ventura Terra.
O santuário tem inspiração românico-bizantina, e as suas rosáceas são as maiores da Península Ibérica e as segundas maiores da Europa. Para chegar aqui, pode usar o seu carro, o funicular ou subir o escadório. No topo, terá uma vista incrível sobre o Vale do Lima e parte da orla marítima, bem como da verdejante serra.
4. Sistelo
Encontra-se às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, junto da nascente do rio Vez, e tem como marca de identidade os incríveis socalcos, únicos no nosso país, que foram moldados por mãos humanas ao longo de centenas de anos, e que hoje deslumbram os visitantes.
Poucos lugares são tão bons exemplos da comunhão entre os humanos e a paisagem envolvente, com os socalcos a terem o grande destaque em toda a paisagem da região. Sistelo é, sem dúvida, um dos locais mais deslumbrantes do Minho.
5. Val de Poldros
Nesta pequena aldeia do concelho de Monção apenas vive uma pessoa de forma permanente, mas a verdade é que esta localidade não deveria ser chamada de aldeia, mas sim de branda, porque nunca foi local de habitação permanente.
Algumas das casas de Val de Poldros foram recuperadas e parte delas convertidas em unidades de turismo rural, sendo uma ótima opção para quem visita a região, que nos permite pernoitar numa típica e tradicional habitação em pedra.
6. Lagoas de Bertiandos
As Lagoas de Bertiandos são Paisagem Protegida, uma vez que congregam em si diversos habitats, que vão desde zonas húmidas, não húmidas, pastagens, bosques a zonas agrícolas. As lagoas são servidas por canais naturais e atravessadas pelo rio Estorãos.
A junção dos terrenos alagadiços com espécies florestais como carvalhos, salgueiros e amieiros tornam a zona perfeita para alimentação e refúgio de várias espécies de flora e fauna, estando registadas cerca de 80 espécies raras na área. É também a única zona húmida classificada no Norte de Portugal.
7. Santuário de Nossa Senhora da Peneda
Encontra-se num local recôndito, perto de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês. Foi construído entre finais do séc. XVIII e o terceiro quartel do séc. XIX, tendo a igreja sido terminada em 1875. Em frente desta, encontra o escadório das virtudes, com estátuas a representarem a esperança, fé, caridade e glória.
Este templo, perfeitamente enquadrado na montanha, tem 20 capelas ao longo do vale, que representam diversas cenas bíblicas. O Penedo das Meadinhas, um rochedo enorme, domina o local, com os seus 300 metros de altura, completando a paisagem de uma forma singular.