Repleto de destinos de natureza, o Norte de Portugal conta com locais deslumbrantes e paradisíacos, onde se incluem cascatas, rios selvagens de águas cristalinas e bosques encantados com árvores centenárias. E muitos destes sítios são ainda completamente desconhecidos pela grande maioria dos turistas que aqui chegam em passeio.
É aqui que se encontram alguns dos destinos turísticos mais famosos de Portugal, como o Parque Nacional Peneda Gerês, por exemplo. Mas também merecem destaque o Douro e o seu vale, Montesinho, Alvão e Marão, entre outros. Em qualquer um destes sítios do Norte de Portugal pode encontrar locais que parecem saídos de um conto de fadas.
Se quer fazer deste o seu próximo destino de férias, então fique a conhecer alguns dos locais mais belos do Norte de Portugal. Depois de escolher o seu preferido, basta preparar as malas e fazer-se à estrada. No final do seu passeio, irá descobrir um país que julgava nem sequer existir.
1. Mata da Albergaria
Se há local que parece saído de um conto de fadas, onde quase esperamos encontrar em cada recanto um ser mitológico, esse local é a Mata da Albergaria, no Gerês. É um local quase mágico, com árvores seculares, ribeiros de águas cristalinas com lagoas e cascatas e até caminhos construídos pelos romanos. É um dos locais mais especiais do Parque Nacional da Peneda Gerês.
Situada entre a Portela do Homem e as Caldas do Gerês, não faltam aqui trilhos para percorrer, que o convidam a descobrir os segredos dos nossos antepassados e da natureza. Esta rede viária era importante no Império Romano, sendo que, dos 318 km que constituíam a Via Nova (assim chamada já no século XVIII), o único troço totalmente preservado encontra-se aqui, na Mata Nacional da Albergaria.
2. Rio Poio
Na aldeia de Alvadia, atravessada pelo rio Poio, irá encontrar esta belíssima cascata. Alvadia era conhecida pelos seus moinhos e azenhas, ainda visíveis em locais de difícil acesso, ao longo do curso de água do Poio, um dos rios mais bonitos e selvagens do Norte do nosso país.
Quanto à cascata Cai d’Alto, que se encontra na freguesia de Cerva, em Ribeira de Pena, tem cerca de 60 metros, nascendo junto à povoação de Lamas. A água conflui numa lagoa, muito usada para a prática de desportos como a canoagem e canyoning.
3. Lagoas de Bertiandos
As Lagoas de Bertiandos são Paisagem Protegida, congregando diversos habitats, como zonas húmidas, não húmidas, pastagens e bosques a zonas agrícolas. A zona é o refúgio perfeito para diversas espécies de flora e fauna, estando registadas cerca de 80 espécies raras na área.
Esta é também a única zona húmida atualmente classificada no Norte do nosso país. Portanto, não deixe de fazer uma visita a esta autêntica maravilha natural.
4. Senhora do Salto
Refere-se ao curso do rio Sousa, segundo por duas arribas e que formam um caminho estreito conhecido como o inferno. Nos últimos anos transformou-se num destino de eleição para quem vive perto do Porto e procura um dia em contato com a natureza.
O parque da Senhora do Salto é o sítio perfeito para passar um dia em família, que conta com diversos atrativos geológicos e paisagísticos, sendo também um local de eleição para quem gosta de desportos de montanha e caminhadas.
5. Miradouro do Ujo
É no concelho de Alijó que se encontra este que é um dos mais bonitos miradouros do Douro. A sua vista envolvente abarca montanhas, vinhedos e também o rio Tua, numa paisagem de cortar a respiração que mistura água, vinhas, montanhas e céu até perder de vista.
O local foi inaugurado em 2019 e tem feito sucesso desde então. São cada vez mais as pessoas que aqui se deslocam em busca das vistas e de uma foto que faça sucesso no Instagram.
6. Poço Verde de Fafião
Este poço localiza-se no rio Fafião, bem perto da aldeia com o mesmo nome, e ao longo dos últimos anos ganhou muita fama, começando a ter cada vez mais gente nas suas imediações, que procuram conhecer este paraíso natural de perto.
No entanto, se escolher o dia certo e tiver um pouco de sorte, poderá ter o privilégio de ter este local só para si. Para chegar até ele, o melhor mesmo é pedir indicações aos habitantes da aldeia. Qualquer um deles terá muito gosto em indicar-lhe o local.
7. Lagoa dos Druidas
Encontra-se bem perto da aldeia de Tibo, na freguesia de Gavieiras, e a melhor forma de chegar até esta lagoa é seguindo por um dos trilhos mais bonitos do parque, o trilho da Mistura das águas.
A lagoa em si é um pequeno recanto no meio do paraíso, com águas límpidas e cristalinas. Bem perto, encontra as fechas do Malho, outro paraíso quase secreto do parque.