Bem longe das cidades e da agitação da vida moderna, podemos encontrar locais que nos dão a descobrir um Portugal mais natural e selvagem. Muitos destes locais não são tão conhecidos como merecem, sendo ricos em maravilhas naturais cheias de beleza. Falamos de cascatas, lagoas, fauna e flora que surpreendem quem visita estas regiões.
Tratando-se de um país relativamente pequeno, Portugal possui uma diversidade de paisagens invulgar. No norte dominam as montanhas, no sul são as planícies que nos apaixonam e no Algarve são as praias com arribas que encantam quem as visita. E claro… os Açores e a Madeira dão um encanto ainda mais especial, com as suas paisagens vulcânicas.
Se quer partir à descoberta de uma face diferente de Portugal, mais selvagem e onde pode encontrar fauna e flora pouco usuais, então estes são alguns dos melhores locais que pode visitar.
1. Parque Nacional de Montesinho
Esta incrível paisagem protegida encontra-se no Alto Nordeste Transmontano, sendo um local rico em tradições culturais e em biodiversidade. Aqui encontrará espécies representativas da fauna ibérica e europeia em relativa estabilidade, o que inclui muitas das espécies ameaçadas da nossa fauna.
Atendendo a toda esta diversidade, não é de admirar que grande parte dos processos ecológicos da zona evoluam em padrões bem próximos dos naturais.
2. Parque Nacional Peneda Gerês
Esta zona montanhosa é muito procurada pelo turismo mas, apesar disso, ainda se trata de um exemplo perfeito de um Portugal selvagem. A região encontra-se repleta de animais, com destaque para os veados, lobos ibéricos e póneis selvagens, e tem um conjunto paisagístico que espanta qualquer um.
Não podemos deixar de referir as suas maravilhosas piscinas naturais, cascatas, lagoas de águas límpidas e os seus riachos e regatos.
3. Ria de Aveiro
Formou-se no século XVI devido ao recuo do mar e à formação de cordões litorais, e é um dos maiores acidentes geográficos da nossa costa. Aqui, o rio Vouga estende-se ao longo de 45 quilómetros de comprimento e 11 quilómetros de largura, atravessando inúmeros canais e criando ilhas e ilhotas.
Toda a Ria é rica em fauna e flora, com destaque para as garças, flamingos e aves aquáticas. É também na ria que irá encontrar as famosas salinas.
4. Costa Azul de Setúbal
Deve o seu nome às suas águas de cor turquesa e esmeralda, que abrigam inúmeras espécies aquáticas, como os famosos golfinhos. Poderá caminhar ou andar de bicicleta ao longo de toda a costa, para absorver ainda melhor esta paisagem riquíssima e conhecer as diferentes espécies de aves que por aqui encontra, das quais podemos destacar a cegonha branca ou os flamingos, que pintam as águas com um bonito cor-de-rosa.
5. Parque Natural do Guadiana
Ocupa uma área de quase 70 hectares, no vale médio do Guadiana. O seu ponto mais elevado tem 370 metros e encontra-se nas elevações quartzíticas das serras de Alcaria e São Barão.
Todo o parque tem um conjunto arborístico de grande relevo, de onde se pode destacar extensas áreas de esteval e culturas de sequeiro. Já a sua rede fluvial alberga onze espécies de peixes de água doce, como o saramugo e a boga-do-guadiana.
6. Ria Formosa
O Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve, foi eleito uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, devido ao seu sistema lagunar único e que se encontra em permanente mudança.
Todo o parque se estende ao longo de 60 quilómetros na costa do sotavento algarvio, zona internacionalmente reconhecida pelo seu habitat privilegiado para a flora e para a fauna, uma vez que aqui se podem encontrar uma grande diversidade de ambientes naturais.
7. Floresta da Laurissilva da Madeira
Aquele que é um dos últimos bosques ancestrais do mundo cobre cerca de 20 por cento da superfície da ilha da Madeira, o que levou a que a Floresta Laurissilva fosse classificada como Património Natural da Humanidade em 1999.
Percorra as veredas e levadas, e surpreenda-se com os diversos tons de verde que cobrem as escarpas e vales profundos, maravilhe-se com as belíssimas quedas de água, e procure animais que nunca tinha visto por entre a vegetação e as árvores seculares.