Se há algo que sabe bem é fazer uma pequena escapadinha, seja aos fins-de-semana, seja quando existem feriados que nos permitem tirar uns dias extra de férias. E alguns dos melhores locais para isso encontram-se em Trás-os-Montes, onde a tradição se mantém viva e o passado teima em estar presente, em locais que são ricos em história, natureza e calma.
Localizada bem no Norte de Portugal, a região de Trás-os-Montes é famosa pela sua diversidade de paisagens. Numa curta distância é possível visitar sítios tão distintos (e tão belos) como o vale do rio Douro, O Parque Nacional Peneda Gerês, as arribas do Douro Internacional ou o Parque Natural de Montesinho, apenas para dar alguns exemplos.
Se a isso aliarmos a maravilhosa gastronomia, não faltam motivos para visitar esta região. Portanto, deixamos-lhe algumas sugestões dos melhores locais para fazer uma escapadinha de fim de semana em Trás-os-Montes. Escolha o seu preferido e faça-se à estrada!
1. Chaves
É a segunda maior cidade do distrito de Vila Real e encontra-se num vale fértil junto ao rio Tâmega, bem próxima da fronteira com Espanha. No seu património, não podemos deixar de destacar a ponte de Trajano, o seu castelo, o forte de São Neutel e as diferentes estações arqueológicas que pode encontrar ao redor de Chaves.
A cidade é também muito conhecida pelas suas termas, pelo que recomendamos que as visite e que prove estas águas, com um aroma e sabor únicos. E por falar em termas, não deixe de visitar o recém inaugurado museu termal, bem no centro da cidade, e que mostra como eram exploradas estas águas no tempo dos romanos.
2. Montalegre
Situada entre Chaves e o Gerês, esta belíssima vila é um local de transição entre Trás-os-Montes e o Parque Nacional da Peneda-Gerês. É um sítio rico em história, cultura e tradições, que se tornou um destino bastante popular em Trás-os-Montes nos últimos anos.
O grande destaque vai para o seu castelo, mas vale a pena deambular pelas suas ruas, que nos fazem viajar no tempo. E em cada sexta-feira 13, a pequena vila de Montalegre enche-se de gente que aqui vem celebrar a sorte (ou o azar!). Não deixe também de visitar as suas aldeias, nas quais se inclui Pitões das Júnias.
3. Montesinho
Esta pequena aldeia pertence a Bragança e encontra-se no coração do Parque Natural que lhe dá o nome. Aqui ainda se respira tradição, e ser genuíno é palavra de ordem.
Montesinho encontra-se a pouco mais de 1000 metros de altitude e foi totalmente recuperada, conseguindo manter-se fiel às suas origens. As casas continuam a ser tipicamente transmontanas, feitas em granito e com telhados de lousa ou ardósia, e as suas ruas são também calcetadas com granito.
4. Bragança
O seu centro histórico encontra-se num local compacto, que pode facilmente ser percorrido a pé. Tem uma história atribulada, que remonta à Idade do Bronze, tendo passado pelas mãos de romanos, suevos e visigodos.
Não podemos deixar de destacar aquele que é um dos mais bem preservados castelos de Trás-os-Montes, com a sua Torre de Menagem quatrocentista, assim como o Domus Municipalis, edifício que seria local de reunião dos homens-bons do concelho.
5. Miranda do Douro
Esta cidade portuguesa faz parte do distrito de Bragança e encontra-se nas chamadas Terras de Miranda. Para além do português, aqui se fala a segunda língua oficial no nosso país, o mirandês, sendo também o lar dos famosos pauliteiros de Miranda.
Não deixe de visitar a Sé de Miranda do Douro, o castelo e o Eremitério Os Santos. Não deixe também de se deslumbrar com as paisagens típicas do Douro que por aqui encontra.
6. Pinhão
É o centro da Região Demarcada do Vinho do Porto e um local onde se localizam várias quintas produtoras deste vinho, que podem ser visitadas para conhecer mais sobre esta arte. A sua paisagem está classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade.
Um dos grandes destaques de Pinhão é a estação de caminho de ferro, conhecida pelos seus 24 painéis de azulejos, que retratam as paisagens do Douro e aspetos das vindimas.
7. Vidago
Vidado é uma belíssima vila e é conhecida sobretudo pelo seu palácio e pelas suas termas. Quando as suas águas termais foram descobertas, era apenas uma pequena aldeia, mas tornou-se um dos destinos de eleição da aristocracia portuguesa e europeia, que buscava as propriedades terapêuticas das suas águas.
Aqui poderá encontrar o famoso Vidago Palace, que ainda hoje é uma referência na hotelaria em Trás-os-Montes e em todo o país. O hotel possui um parque onde pode passear e relaxar e também um magnífico campo de golfe.
Gostava de ser informado das promoções, essas zonas eu adoro. Já conheço algumas..