O Norte de Portugal conta ainda com muitos locais pouco conhecidos e visitados pelos turistas, que nos dão um gosto do que de mais autêntico podemos encontrar na região. São pequenas aldeias de montanha, típicas e tradicionais, onde as tradições seculares dos nossos antepassados ainda são estimadas e respeitadas.
Nos últimos anos foram criadas melhores condições para usufruir do melhor que esta região tem para oferecer. Um pouco por todo o lado, em cada vila ou aldeia, foram surgindo alojamentos de turismo rural, restaurantes de qualidade, passadiços e outras infraestruturas que aguçam ainda mais o apetite para visitar o Norte de Portugal.
Portanto, se quer passar uns dias longe da confusão e descobrir locais ricos em história e em tradições, deixamos-lhe algumas sugestões simplesmente imperdíveis no Norte de Portugal. Escolha o seu preferido e faça-se à estrada para conhecer uma das regiões mais bonitas do país.
1. Branda da Aveleira
Foi usada durante séculos como residência temporária (durante o tempo quente), mas esteve quase a desaparecer no século passado. Apesar disso, a localidade não só resistiu como renasceu das cinzas e espera hoje pela sua visita.
Aqui encontrará todas as comodidades para uma escapadinha ou uns dias de descanso, sendo este o ponto de partida perfeito para explorar as redondezas. A Branda da Aveleira encontra-se às portas do Parque Nacional Peneda Gerês e a partir dela existem vários trilhos para explorar melhor a região.
2. Quintandona
Esta aldeia típica e bem preservada, com casas de lousa e xisto, situa-se bem próxima do Porto, em Penafiel. Apesar de pequena, tem uma beleza singela e singular, muito em parte graças ao facto de ter sido recuperada nos últimos anos.
Não deixe de caminhar pelas suas ruas, apreciando cada pormenor e conversando com os habitantes. Aprecie cada pequeno detalhe de Quintandona e, no fim da sua visita, pare para recuperar forças no fantástico “Casa da Viúva”, um winebar de qualidade que localizado na aldeia.
3. São Xisto
Esta aldeia, onde o xisto é rei e senhor, encontra-se em São João da Pesqueira, em pleno Douro Vinhateiro, num local dominado por uma paisagem que o vai deixar sem palavras.
Muitas das casas encontram-se a ser recuperadas e o turismo rural começa a dinamizar esta aldeia, que é uma autêntica varanda para o Douro que corre lá em baixo. São Xisto merece uma visita atenta e pode ser uma opção ideal para servir de centro a partir de onde pode explorar toda a região do Douro Vinhateiro.
4. Provesende
Em plena região demarcada do Douro, esta é uma aldeia vinhateira do concelho de Sabrosa que tem vistas para o rio Pinhão. Aqui, tudo gira em torno da arte de produzir um dos melhores vinhos do mundo, o vinho do Porto.
Para além de passear pelos vinhedos da região, pode descobrir diversas casas senhoriais e brasonadas e uma igreja barroca, entre outros monumentos. Provesende é uma das maiores aldeias do Douro Vinhateiro e não faltam por aqui motivos de interesse para uma visita demorada.
5. Senhora do Salto
Faz parte da Rota do Românico e refere-se ao curso do rio Sousa, secundado por duas arribas e que foram um caminho estreito conhecido como Inferno. A Senhora do Salto está a ganhar cada vez mais fama entre aqueles que procuram um dia em comunhão com a natureza perto do Porto.
Este é um sítio perfeito para passar um dia muito agradável, reunindo atrativos paisagísticos e geológicos com boas condições para desportos de montanha, assim como diversos trilhos pedestres.
6. Pontido
Quase 30 anos depois de ver o seu último habitante partir, esta aldeia renasceu das cinzas. As suas casas foram recuperadas e transformadas em unidades de turismo rural, perfeitas para quem procura uns dias longe da agitação e em contato constante com a natureza.
A jusante da aldeia, vai encontrar a Barragem da Queimadela e as suas praias fluviais. Faça uma caminhada à volta da barragem através dos seus passadiços e descubra as cascatas que caem nas águas da albufeira. Existe também um trilho para explorar melhor as redondezas.
7. Lamas de Olo
Encontra-se a 1000 metros de altitude e é um tesouro escondido em Trás-os-Montes. Lamas de Olo é conhecida sobretudo pelos habitantes de Vila Real, que aqui chegam em busca de um dos locais mais genuínos e pitorescos da região.
Aqui ainda é possível encontrar algumas das mais genuínas tradições e paisagens transmontanas, até porque o local preserva o mesmo aspeto simples e tradicional da sua origem, com as típicas casas de granito e telhados de colmo, rodeadas pela tranquilidade da natureza.