A serra da Estrela é o local perfeito para uns dias de descanso, aventura, natureza e talvez até um pouco de neve no inverno, sendo, no entanto, um destino perfeito em qualquer altura do ano. Uma das melhores formas de aproveitar os seus dias na região é fazendo turismo rural nas diversas localidades da serra, existindo opções para todos os gostos e carteiras.
Nos últimos anos tem sido feita uma aposta cada vez maior na diversificação atividades e de motivos de interesse para fazer com que a Serra da Estrela não seja apenas um destino de Inverno. Foram construídos passadiços, elaborados trilhos pedestres e reabilitados miradouros e cascatas. Tudo para fazer desta região um destino ainda mais apetecível.
A oferta de alojamentos turísticos também cresceu (em quantidade e em qualidade) e hoje não faltam locais à espera de receber os turistas de braços abertos. Descubra os melhores sítios para fazer turismo rural na Serra da Estrela.
1. Folgosinho
É uma das mais bonitas aldeias da Serra da Estrela, e é também uma das mais carismáticas e pitorescas, encontrando-se repleta de património e de lendas (de Viriato a D. Afonso Henriques).
Ao percorrer as as ruas de Folgosinho, vai encontrar bastantes pontos de interesse, como o pelourinho, a igreja matriz e o seu castelo. Este castelo foi totalmente reconstruído no século XX, num sítio onde existiam vestígios de uma fortificação medieval.
2. Alvoco da Serra
Esta pequena aldeia encontra-se no fértil vale da ribeira de Alvoco, a 680 metros de altitude. As encostas que rodeiam Alvoco da Serra encontram-se repletas de socalcos, que foram construídos para moldar a paisagem às necessidades humanas.
Recebeu a alcunha de “aldeia granito” por ser esta a rocha que domina toda a paisagem, desde a montanha às casas e ruas. Não pode deixar de conhecer a Casa do Barão e a capela medieval de São Pedro.
3. Loriga
Este pequeno pedaço do paraíso localiza-se a cerca de 770 metros de altitude, por entre montanhas e vales e as águas cristalinas da ribeira que lhe dá o nome. Percorra os becos e ruelas de Loriga para ir encontrando, aos poucos, os seus numerosos fontanários, igrejas, capelas e o seu pelourinho.
Também poderá conhecer uma ponte romana sobre a ribeira das Naves e um troço de calçada romana que por aqui passava. Loriga é ainda especialmente famosa pela sua praia fluvial, uma das mais concorridas da Serra da Estrela durante o Verão.
4. Unhais da Serra
Esta bonita vila oferece uma excelente hospitalidade e um termalismo de qualidade, sendo um local perfeito para recuperar energias perdidas. Um dos seus principais pontos de interesse é o Miradouro do Cruzeiro, que tem vistas para toda a vila.
A partir daí, pode ver a prainha de Unhais, os moinhos de água e as belas cascatas existentes ao longo da ribeira de Unhais: o Poço da Nogueira, o Poço da Cal e o Poço da Pinha. Unhais da Serra possui também um dos melhores hotéis termais da Serra da Estrela, onde pode repousar em paz e sossego.
5. Lapa dos Dinheiros
Esta pequena aldeia encontra-se a mais de 700 metros de altitude, em plena Serra da Estrela, e faz parte da rede de Aldeias de Montanha. Lapa dos Dinheiros tem conquistado cada vez mais turistas, muito graças a toda a envolvente verde e frondosa que a rodeia.
Se pretende explorar o bosque e outras zonas de interesse nos seus arredores, poderá realizar o Trilho Rota da Caniça (PR10 Seia), um percurso circular com 7 km e de dificuldade moderada, que lhe vai permitir passar por alguns dos pontos mais icónicos desta belíssima região.
6. Cabeça
A melhor forma de descobrir esta aldeia acolhedora é caminhando pelos seus becos e ruelas, parando em cada esquina para apreciar os detalhes e os seus pontos de interesse, como a igreja matriz e o forno comunitário.
Se gosta de caminhadas, pode conhecer a região através de 2 percursos pedestres distintos: a Rota dos Socalcos e a Rota da Ribeira de Loriga. O primeiro é circular e tem 3 km de extensão, enquanto o segundo tem 16 km e liga Loriga a Vide.
7. Linhares da Beira
Se procura um local onde as tradições se mantêm vivas e fazem parte do dia-a-dia dos habitantes, Linhares da Beira é o local perfeito para si. Esta aldeia medieval foi fundada no século XII e tem ainda hoje um património arquitetónico muito rico, no qual destacamos o castelo com vista para o Mondego.
Não pode deixar de passear pelas suas ruas sinuosas e íngremes, e de apreciar as tradicionais casas de pedra, que se encontram muito bem conservadas. Se for um apreciador de desportos radicais, saiba que Linhares da Beira é um dos melhores locais do país para fazer parapente.