No Minho, podemos encontrar ainda muitos locais que são quase desconhecidos para a maioria dos turistas, até porque são sítios que não aparecem nos roteiros turísticos mais visitados. Estes locais são uma oportunidade única de descobrir o que de mais genuíno esta região possui, por entre lagoas, cascatas e passadiços, autênticas pérolas que nos permitem descobrir uma paisagem de encantar.
O grande destaque desta região é o deslumbrante Parque Nacional Peneda Gerês. É aqui que se concentram grande parte das cascatas e lagoas do Norte de Portugal. E quanto aos passadiços, os do Sistelo foram um dos primeiros em Portugal e continuam a atrair milhares de visitantes todos os anos, provando que o Minho entrou em força nas rotas turísticas mais requisitadas do país.
Assim, deixamos-lhe algumas sugestões imperdíveis no Minho, para que comece a planear a sua visita a esta região mágica de Portugal. Escolha o seu destino preferido e parta à descoberta de algumas das maravilhas naturais mais bonitas que o berço da nação tem para oferecer.
1. Passadiços do Sistelo
Estes passadiços fazem parte da Ecovia do Vez e começam na aldeia do Sistelo, terminando nas margens do rio Vez. Foram um dos primeiros passadiços a surgir em Portugal e o sucesso foi imediato.
A viagem começa com uma descida acentuada, com os passadiços propriamente ditos a começarem depois da ponte sobre o Vez, que se encontra depois da capela do Senhor dos Aflitos e da Zona Fluvial de Lazer de Sistelo. Este percurso tem cerca de 2 km e, após o fim dos passadiços, o caminho continua até à ponte de Sistelo.
2. Cascata do Pincho
A cascata do Pincho encontra-se na Serra d’Arga, numa localização privilegiada, local de grande beleza e grande diversidade florística. Esta é a mais exuberante queda de água do rio Âncora, muito graças às suas águas cristalinas.
De lembrar que a Serra d’Arga, a cerca de 20 km de Viana do Castelo, é uma das áreas mais emblemáticas do Alto Minho, devido às suas paisagens verdejantes e aos seus valores e património naturais.
3. Poço Negro do Soajo
Esta é, sem dúvida, uma das mais famosas e bonitas lagoas do Gerês, encontrando-se bem perto do Soajo. O local tem águas puras e cristalinas, apesar de estas serem um pouco frias.
Tem também uma profundidade de cerca de 5 metros, pelo que se aconselham alguns cuidados. Os mais corajosos podem saltar para a lagoa a partir de uma altura de quase 10 metros. No final da sua visita, deixe tudo limpo e leve o lixo consigo.
4. Poças do Malho
Trata-se de 4 poços bem fundos, com 4 belíssimas quedas de água, que se encontram no rio Castro Laboreiro, entre a Mistura das Águas e Ribeiro de Baixo, e que servem de fronteira natural entre Portugal e Espanha.
Para chegar às Poças do Malho, siga pelo lado espanhol, numa rota que se inicia quando a estrada que liga Olelas à Mistura das Águas termina, e que decorre sempre do lado direito do rio Laboreiro.
5. Lagoas de Bertiandos
Estas magníficas lagoas são Paisagem Protegida, já que congregam em si diversos habitats, que vão desde zonas húmidas a zonas não húmidas, passando por pastagens, bosques e zonas agrícolas.
A junção de diversas espécies vegetais torna a zona no refúgio perfeito para diversas espécies de flora e fauna, estando registadas cerca de 80 espécies raras na área. As lagoas de Bertiandos são a única zona húmida classificada no Minho e em todo o Norte de Portugal.
6. Cascata do Arado
Antes de chegar ao Cávado, o rio Arado desenha uma sucessão de lagoas, intercaladas por pequenas quedas de água, até chegar à maior e mais bonita de todas: a cascata do Arado.
ste local de fácil acesso é um dos mais concorridos do Gerês, muito graças ao cenário deslumbrante em que se encontra. Para melhor contemplar esta obra de arte da natureza, siga um pequeno trilho que conduz até um miradouro frontal à cascata.
7. Lagoa dos Druidas
Este recanto quase secreto no Gerês encontra-se perto da aldeia de Tibo, na freguesia de Gavieiras. Para lá chegar terá de seguir por um dos trilhos mais bonitos do parque, o trilho da Mistura das Águas.
Esta lagoa revela-se um pequeno recanto no meio do paraíso, perfeito para se refrescar numa tarde quente de verão. Bem perto, poderá visitar as Poças do Malho, outro paraíso quase secreto do Parque Nacional da Peneda-Gerês.