Não é algo que nos passe pela cabeça, especialmente durante o Verão, mas sim: ainda existem praias desertas no Algarve. Ou melhor… quase. Isto porque, há medida que vão sendo descobertas pelos mais curiosos e aventureiros, vão também atraindo cada vez mais turistas.
No entanto, ainda é possível encontrar no Algarve uma praia quase apenas para si e para a sua família ou o seu grupo de amigos. Obviamente, se pretende um segredo muito bem escondido, terá que fugir dos grandes centros turísticos e optar pelo Algarve ainda desconhecido pela maioria.
O número de turistas pode ser menor, mas acredite, vale bem a pena. Descubra 7 praias desertas no Algarve. Ou apenas escondidas, quase secretas, tranquilas ou pouco frequentadas…
1. Praia do Barranco
Este pequeno paraíso é uma das praias secretas do Algarve a não perder. A praia do Barranco fica numa pequena mas encantadora baía, entre a praia do Zavial e Sagres, um local ideal para quem procura tranquilidade e repouso.
É pouco frequentada por banhistas, mas muito procurada pelos praticantes de mergulho que aqui chegam em busca da grande diversidade de espécies marinhas, que se refugiam nas rochas existentes no fundo do mar. Se gosta de praticar surf, canoagem, caça submarina, pesca desportiva ou snorkeling esta é a praia perfeita!
2. Praia da Salema
Encontra-se perto da aldeia de pescadores que lhe dá o nome, e é um bom local para observar o retorno dos barcos de pesca. A própria secção central da praia costuma ser ocupada com barcos e vários instrumentos de pesca. Nas proximidades, encontra alguns restaurantes, onde pode provar saborosos pratos com polvo ou sargo.
3. Praia da Barriga
A praia da Barriga é um espaço com um areal amplo e protegido pelos penhascos, negros e grandes, onde a vegetação é baixa e resistente ao sal e ao vento. Trata-se de uma praia muito calma e com bonitos recantos, originados pelo recorte dos penhascos. Na maré alta, a praia torna-se mais estreita, pelo que recomendamos a visita apenas na maré baixa.
4. Praia da Murração
É uma praia de grande beleza natural e pouco frequentada, o que ajuda a manter as suas caraterísticas intactas. É uma das poucas praias do Algarve em que a vegetação se estende praticamente até ao mar. O acesso faz-se por um caminho acidentado, pelo que recomendamos o uso apenas por veículos todo o terreno.
5. Praia do Barranquinho
Entre a praia da Marinha e a praia da Albandeira, pode encontrar a praia deserta do Barranquinho, uma praia pequena com acesso apenas por mar, a pé ou por jipe, já que não há nenhuma estrada que ligue esta praia ao resto do mundo.
Se resolver caminhar até ao local, aconselhamos que parta da praia da Marinha, já que no caminho entre estes dois sítios, encontra paisagens de sonho. É frequentada por adeptos do naturismo graças à sua privacidade.
6. Praia do Zavial
Esta praia está situada na boca de um grande vale, onde desagua a Ribeira dos Outeiros, e é conhecida principalmente pelas ondas compridas e convidativas ao surf e a todo o tipo de desportos aquáticos. A pouca distância, na falésia, encontra as ruínas do Forte e da Bateria do Zavial, datadas do século XVII.
A praia está abrigada do vento graças às falésias altas que a rodeiam, não contando com empreendimentos turísticos ou urbanísticos nas redondezas, e sendo, por isso, ideal para quem quer contemplar a natureza.
7. Praia do Telheiro
Esta praia tranquila não é muito movimentada, graças ao seu difícil acesso e ao longo caminho que leva até ao espaço. A área envolvente ao areal é composta por campos agrícolas e de pastagem, onde é comum observarem-se aves de rapina, especialmente os gaviões. A praia em si cativa pela sua beleza e diversidade de formações rochosas.