O Norte de Portugal está repleto de pequenos segredos ainda por descobrir, alguns deles conhecidos apenas pelos moradores locais. Nos últimos anos, são cada vez mais os turistas que fogem das atrações turísticas mais massificadas e se aventuram à procura de lugares desconhecidos e que proporcionam uma experiência completamente diferente.
Com a crescente popularidade de baloiços e de miradouros, muitas destas novas construções vieram juntar-se a esta lista de sítios escondidos, onde antes já estavam algumas lagoas, cascatas e rios de águas cristalinas. Visitá-los é conhecer o lado mais verdadeiro e autêntico do Norte de Portugal, uma região que tem muito mais para oferecer do que aquilo que se possa imaginar.
Por isso mesmo, se a sua ideia de viagem e passeio passa por descobrir lugares que mais ninguém conhece, então esta é a lista indicada para si. Estes são alguns dos melhores segredos que pode desvendar no Norte de Portugal.
1. Baloiço da Pateira
A maioria dos baloiços nacionais encontra-se instalada em locais montanhosos, mas este está instalado num local mais plano, mas não menos idílico, na Pateira de Óis da Ribeira, em Águeda.
Aqui poderá baloiçar enquanto contempla a beleza dos nenúfares na água e ouve o chilrear dos passarinhos, até porque o local é conhecido pela sua diversidade de aves.
2. Lagoa dos Druidas
É uma das lagoas mais secretas do Gerês. Fica bem perto da aldeia de Tibo, freguesia de Gavieiras. A melhor forma de chegar até ela é seguindo um dos trilhos mais bonitos do parque, o trilho da Mistura das Águas.
A Lagoa dos Druidas é um pequeno recanto no meio do paraíso onde se pode refrescar numa tarde quente de Verão. As águas são límpidas e cristalinas. E bem perto pode também visitar as fechas do Malho, outro paraíso quase secreto do Parque Nacional Peneda Gerês.
3. Senhora do Salto
Faz parte da Rota do Românico e refere-se ao curso do rio Sousa, secundado por duas arribas e que foram um caminho estreito conhecido como Inferno. A Senhora do Salto está a ganhar cada vez mais fama entre aqueles que procuram um dia em comunhão com a natureza perto do Porto.
Este é um sítio perfeito para passar um dia muito agradável, reunindo atrativos paisagísticos e geológicos com boas condições para desportos de montanha, assim como diversos trilhos pedestres.
4. Baloiço do Bestança
Durante muito tempo, o rio Bestança permaneceu um segredo, e eram poucos os conheciam todos os recantos desde que é um dos rios mais limpos da Europa. Se quer conhecer a região, realize algum dos vários trilhos que por aqui passam.
E, se o fizer, faça um pequeno desvio até um pequeno local chamado Cinco Rodas, onde vai encontrar o magnífico Baloiço do Bestança.
5. Miradouro do Ujo
É no concelho de Alijó que se encontra um dos mais bonitos miradouros do Douro, com a vista a abarcar não apenas as montanhas e vinhedos da região, mas também o rio Tua.
Esta paisagem de cortar a respiração mistura água, vinhas, montanhas e céu até onde a vista alcança, e tem feito bastante sucesso desde que foi inaugurado, em 2019.
6. Miradouro da Fraga do Puio
É em Picote, em Miranda do Douro, que se encontra este deslumbrante miradouro. Aqui, estamos em pleno Parque Natural do Douro Internacional e, portanto, não se observam vinhedos e sim escarpas abruptas e agrestes, de um rio que aqui corre selvagem, marcando a fronteira entre Portugal e Espanha.
Parte da estrutura do miradouro é feita em vidro, o que lhe confere um aspeto ainda mais deslumbrante, fotogénico e capaz de causar alguns vertigens caso tenha medo de alturas.
7. Baloiço do Cervo
A partir daqui pode desfrutar de uma das mais deslumbrantes paisagens em Portugal, com o rio Minho como pano de fundo e com as vistas a alargarem-se até ao momento em que ele desagua no oceano, com a Espanha na outra margem.
Apesar da estrada de acesso longa e sinuosa, vale bem a pena percorrer o caminho para aqui chegar. Não se esqueça de tirar um foto como recordação porque este local transformou-se num dos mais concorridos do Norte de Portugal para fotografias de Instagram.