A Serra da Estrela é o local perfeito para quem gosta de natureza, aventura e cultura. É a montanha mais alta de Portugal continental e conta com paisagens deslumbrantes, gentes acolhedoras, tradições ancestrais e uma gastronomia deliciosa.
Assim, não é de admirar que exista muito para ver, entre vilas e aldeias típicas, visitas a castelos e museus, passeios por trilhos e cascatas, e até experiências de turismo rural e artesanato. Para que possa começar a preparar a sua próxima visita à Serra da Estrela, deixamos-lhe alguns locais a não perder.
1. Linhares da Beira
É uma das aldeias históricas mais bonitas e antigas da Serra da Estrela, destacando-se pelo seu castelo medieval, que tem uma vista panorâmica incrível sobre a paisagem envolvente.
Não deixe de explorar os seus arredores percorrendo um dos diversos percursos pedestres que atravessam a aldeia. Caso procure uma atividade mais radical, Linhares da Beira é um dos melhores locais do país para se praticar parapente, pelo que pode sempre experimentar esta modalidade.
2. Manteigas
Encontra-se no vale glaciar do Zêzere e é uma das vilas mais populares da Serra da Estrela, combinando o charme urbano com uma envolvente mais natural.
Aqui poderá visitar locais como o centro de interpretação do vale glaciar do Zêzere, a igreja matriz e a capela de Nossa Senhora dos Verdes. Nos arredores, pode desfrutar das cascatas do Poço do Inferno e das Lagoas Seca e Comprida, ou fazer passeios a pé, de bicicleta ou em jipe.
3. Folgosinho
Esta encantadora aldeia é conhecida pelo seu rico património histórico e cultural, assim como pelas suas lendas, até porque se diz que foi aqui que nasceu Viriato, líder lendário dos Lusitanos que resistiu à invasão romana.
Não deixe de conhecer locais como o castelo medieval, a igreja do século XVI, e os diversos fontanários e capelas. Depois, delicie-se com iguarias como o queijo, o mel, o pão e o borrego assado.
4. Sabugueiro
Esta aldeia do concelho de Seia faz parte da rede de Aldeias de Montanha e é conhecida pela sua grande beleza natural, pelas suas tradições e pelo seu artesanato.
O local conta com uma praia fluvial, onde se pode refrescar nos dias de maior calor, e tem vários percursos pedestres nas proximidades. Perto, poderá visitar locais emblemáticos como a Lagoa Comprida, o Vale do Rossim e o Covão d’Ametade.
5. Loriga
Esta pitoresca aldeia encontra-se num vale glaciar, e está rodeada por picos altos, que fazem lembrar uma paisagem alpina. Este é um local com uma história e cultura ricas, estando ligado à indústria dos lanifícios e à resistência às invasões francesas.
A aldeia conta com uma praia fluvial, uma igreja, um castelo e diversos fontanários e capelas, assim como com vários percursos pedestres que o levarão a outros locais emblemáticos da serra.
6. Unhais da Serra
Esta vila termal encontra-se a 750 metros de altitude, sendo famosa pelas suas águas termais, que têm propriedades terapêuticas e são indicadas para problemas respiratórios, reumáticos, digestivos e circulatórios.
Na vila encontrará um moderno complexo termal, chamado Aquadome, assim como um museu e uma igreja. Nas proximidades, encontrará locais como o Covão d’Ametade, o Poço do Inferno e as Penhas da Saúde.
7. Alvoco da Serra
Esta pequena aldeia encontra-se num fértil vale, junto ao rio Alvoco, e faz parte da rede de Aldeias de Montanha. A localidade é conhecida pelos seus socalcos, construídos por mãos humanas e que permitiram criar mais terrenos para cultivo.
A aldeia conta também com atrações como uma casa museu, uma igreja, uma ponte romana e diversos percursos pedestres que exploram a beleza natural dos seus arredores.