Portugal é um local com muita história, cultura e tradições e, entre as suas muitas atrações, destacam-se as suas aldeias e vilas medievais, sítios que preservam o charme e autenticidade de uma época passada. Tratam-se de povoações que se desenvolveram entre os séculos V e XV, sendo que muitas delas foram fundadas ou fortificadas por reis portugueses, para defesa do território.
Estas localidades contam com uma arquitetura típica, de casas de pedra, ruas estreitas e tortuosas, muralhas, torres e outros monumentos. Neste artigo, deixamos-lhe algumas das aldeias e vilas medievais mais bonitas de Portugal.
1. Óbidos
A cerca de 80 km de Lisboa, Óbidos encanta-nos pela sua beleza e romantismo, estando rodeada por uma muralha do século XIV. Percorra as suas ruas a pé e aprecie as casas típicas, as igrejas e o castelo.
Depois, não deixe de provar a famosa ginjinha de Óbidos, licor de ginja servido em copos de chocolate. Se tiver oportunidade, participe num dos muitos eventos que aqui ocorrem ao longo do ano, como a Feira Medieval ou o Mercado de Natal.
2. Monsanto
Ganhou o nome de “aldeia mais portuguesa de Portugal” num concurso nacional, em 1938, e ostenta o título com muito orgulho. Monsanto destaca-se pela sua paisagem dominada por enormes pedras de granito, que foram usadas na construção das casas.
Para além de conhecer estas singulares construções, não deixe de visitar o castelo templário do século XII, a igreja românica de São Salvador e a capela de São Miguel.
3. Marvão
Ergue-se no topo de um monte com mais de 800 metros de altitude e conta com uma vista panorâmica incrível sobre a paisagem circundante.
Esta vila encontra-se rodeada por uma muralha do século XIII e, no seu interior, encontrará ruas estreitas, casas caiadas de branco, igrejas góticas e manuelinas, e um castelo do século XIII. Este é também o destino perfeito para os amantes da natureza, já que Marvão se insere no Parque Natural da Serra de São Mamede.
4. Sortelha
Esta é uma das aldeias medievais mais bem preservadas do nosso país, parecendo quase parada no tempo. A aldeia está rodeada por uma muralha do século XIII e tem um núcleo urbano de casas em granito, ruas empedradas e diversos monumentos históricos, como o castelo do século XII, a igreja matriz do século XV e o pelourinho manuelino. Não deixe de percorrer as suas ruas com calma, para descobrir todos os seus segredos e encantos.
5. Monsaraz
Esta vila encontra-se no alto de uma colina junto ao rio Guadiana, e, a partir dela, poderá avistar a vasta planície alentejana e o grande lago artificial do Alqueva, o maior da Europa.
A localidade está envolta por uma muralha do século XIV, que, no seu interior, guarda um património artístico e arquitetónico de relevo, como o castelo do século XIII, a igreja matriz do século XVI e as pinturas murais da Igreja da Misericórdia.
6. Linhares da Beira
É uma das aldeias históricas mais antigas do nosso país, remontando ao século XII. Encontra-se protegida por uma muralha do século XIV, em cujo interior se encontra um conjunto de casas rústicas, ruas sinuosas e monumentos como o castelo do século XIII, a igreja matriz do século XVI e o pelourinho gótico. Este é também um destino de referência para quem pratica parapente, dispondo de excelentes condições para esta modalidade.
7. Piódão
Piódão é das aldeias históricas mais pitorescas e isoladas do nosso país, cativando pela sua arquitetura singular, de casas de xisto com janelas e portas azuis, que se adaptam à forma irregular do terreno.
A vila tem origens remotas e conserva um património cultural e religioso de relevo, como a igreja matriz do século XVIII e o museu histórico. O local está também rodeado de montanhas verdejantes e cascatas cristalinas.