No Norte de Portugal, podemos encontrar diversas aldeias, todas elas típicas, genuínas e repletas de encanto, conservando ainda muitas das tradições seculares dos seus habitantes. Sejam feitas de xisto ou granito, situadas no planalto de uma montanha ou a olhar para o Douro, por entre socalcos e ribeiros, estas aldeias cativam-nos pela sua autenticidade e beleza.
Visitar estas aldeias é fazer uma autêntica viagem ao passado. Muitas delas foram cuidadosamente recuperadas, mantendo a sua traça original, mas adaptando várias das suas casas para alojamentos de turismo rural. E para além de toda a rusticidade, existem também vários trilhos e percursos pedestres para explorar os arredores.
Destaque ainda, obviamente, para a gastronomia típica que pode provar nestas encantadoras aldeias do Norte de Portugal. Assim, se quer descobrir um lado mais genuíno e verdadeiro da nossa cultura, não pode deixar de fazer uma visita a estas localidades que hoje lhe deixamos.
1. Rio de Onor
Esta mítica aldeia do concelho de Bragança é conhecida por ser metade portuguesa, metade espanhola, e também por ser uma das poucas aldeias portuguesas onde ainda hoje se praticam hábitos comunitários.
A população explora as terras em conjunto, os rebanhos são cuidados por todos, e as decisões que afetam a comunidade são tomadas por acordo de todos os habitantes, que possuem até um dialeto próprio, fruto do seu isolamento ao longo dos séculos.
2. Montesinho
Esta aldeia típica encontra-se inserida no parque natural com o mesmo nome, sendo considerada uma das aldeias mais bonitas do Norte do nosso país. As suas casas foram recuperadas para turismo, procurando manter a sua traça original.
Não pode deixar de explorar as suas ruas calcetadas, descobrindo a sua pequena igreja e o museu, que está instalado numa típica casa transmontana, mas também de provar a fabulosa gastronomia local.
3. Branda da Aveleira
Situada às portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta aldeia foi usada durante séculos como residência temporária para os pastores.
O pequeno aglomerado de casas esteve quase a desaparecer no século passado, mas acabou por ser alvo de uma requalificação, possuindo hoje um conjunto de casas destinadas ao turismo rural. Todas as casas foram recuperadas de forma a manter a sua traça original, o que ajudou a preservar a autenticidade do sítio.
4. Val de Poldros
Val de Poldros tem a particularidade de ser habitada apenas por uma pessoa, apesar de ser muito frequentada pelos turistas que ocorrem à região, pelo seu conjunto de casas destinadas ao turismo rural.
Este local era uma branda, sítio onde os pastores guardavam o gado durante o verão, até porque este era o sítio onde encontravam as melhores pastagens durante a época. Por consequência, a aldeia encontra-se repleta de abrigos para o gado.
5. São Xisto
Esta é uma aldeia pequena onde não vivem mais do que seis habitantes, quase esquecida no vale do Douro, até porque os jovens rumaram a outras paragens em busca de melhores condições de vida.
No entanto, nos últimos anos, as casas foram sendo recuperadas, com o turismo rural a dinamizar a aldeia. Hoje, São Xisto é uma autêntica varanda para o Douro, estando localizada bem no centro de toda a região vinhateira.
6. Quintandona
Bem perto do Porto, podemos encontrar esta aldeia típica preservada, com as suas casas de xisto e lousa a destacarem-se. A localidade tem sido recuperada nos últimos anos, atraindo cada vez mais visitantes.
Não deixe de caminhar pelas suas ruas, apreciando cada detalhe e conversando com os habitantes locais, cujo dia-a-dia ainda é muito marcado pelas rotinas ligadas à agricultura, apesar de estarem próximos de grandes centros urbanos.
7. Sistelo
Depois de décadas no anonimato, Sistelo passou a ser um dos locais mais visitados no Gerês, muito graças aos seus socalcos, imagem de marca desta localidade. Assim que entramos na região, a paisagem transforma-se e deslumbra todos os que por aqui passam.
Afinal, poucos são os lugares que são tão bom exemplo da comunhão entre os homens e a paisagem envolvente. Não deixe também de passear pelas suas ruas, descobrindo os pormenores desta típica localidade.
8. Vilarinho de Negrões
Esta aldeia encontra-se numa pequena península, que foi formada pela subida das águas da barragem do Alto Rabagão. Por isso, esta aldeia é considerada uma das mais bonitas e surpreendentes do nosso país.
No fundo, esta é uma típica aldeia transmontana, que se encontra rodeada por água, o que lhe dá uma aura difícil de explicar. A sua povoação dedica-se à agricultura e ao pastoreio, tal como acontecia há algumas décadas atrás.