A gastronomia alentejana é uma das mais ricas e apreciadas em Portugal. Nela prevalecem os ingredientes naturais e característicos desta região. As ervas aromáticas como os coentros, os orégãos ou o poejo conferem o aroma típico dos mais famosos pratos da culinária alentejana.
Especialistas em fazer pratos ricos com ingredientes pobres, os alentejanos criaram uma série de receitas, muitas delas passadas de geração em geração, em que a qualidade surge do bom gosto e da simplicidade.
São também famosos os doces conventuais, sendo que alguns dos mais consumidos em Portugal tiveram origem na arte das freiras que viviam nos conventos do Alentejo. Destaque também para o pão, sempre presente em receitas de sopas, açordas e migas, entre outras. Descubra algumas dos melhores pratos típcios do Alentejo.
1. Sopa de Beldroegas
Apesar de atualmente muita gente não usar já as beldroegas na culinária, estas foram um ingrediente muito popular em sopas de cariz mais tradicional, numa altura em que tudo se devia aproveitar e ser usado para alimentar a família.
Apesar de tudo, a sopa de beldroegas ainda é muito popular nalgumas regiões, e continua a conquistar adeptos noutras, pelo que nunca é demais saber a receita deste prato saboroso. Afinal, por vezes a vontade por sopa também aparece…
2. Migas de tomate
São um daqueles pratos que fazem já parte do ADN da culinário do Alentejo, e que a cada geração conquistam fãs. A sua versatilidade (uma vez que pode fazer migas com diversos ingredientes), a facilidade do preparo, a possibilidade de aproveitamento de alimentos e, principalmente, o seu sabor único, tornam este um dos pratos típicos mais amados do Alentejo.
3. Sericaia com ameixas de Elvas
Um doce conventual da região do Alentejo, a sericaia tradicionalmente cozida e servida em pratos de barro, sempre acompanhada da compota de ameixas de Elvas (Ameixas Rainha Cláudia), uma presença obrigatória na gastronomia alentejana.
Esta receita era tradicionalmente cozida em forno de pão, porque exige temperaturas elevadas de cozedura para que as fendas se abram no doce. Aprenda a fazer uma deliciosa Sericaia com ameixas de Elvas.
4. Migas de bacalhau
Com ingredientes simples e tradicionais, como pão e bacalhau, conseguem-se criar petiscos incríveis que são autênticas instituições da culinária portuguesa. Um desses petiscos são as migas de bacalhau, cuja receita aqui lhe deixamos para que a possa preparar e deliciar-se com o resultado incrível, perfeito para partilhar com quem amamos.
5. Migas de coentros
Já alguma vez provou migas de coentros? Se a resposta é não, não sabe o que está a perder, especialmente se é um grande apreciador de migas. A receita é aromática, com um sabor diferente e muito apelativo, e tem vindo a granjear cada vez mais apreciadores, que procuram receitas deliciosas e fáceis de preparar
6. Folar Alentejano
O folar alentejano é uma visão tradicional nas mesas de páscoa com os melhores produtos portugueses, e como tal não pode faltar na sua mesa. A visão deste folar desperta em nós memórias de Páscoas passadas e ajuda a criar novas memórias felizes em torno da mesa pascoal.
7. Açorda de alho
A açorda é um prato feito à base de pão, típico da culinária portuguesa, e que conta com muitos adeptos espalhados um pouco por todo o mundo. Afinal, a receita é muito fácil de se fazer, versátil, rende bastante e, acima de tudo, nunca desilude.
8. Carne de Porco à Alentejana
Se há receita que costuma agradar e que surpreende, é esta carne de porco à Alentejana, que reúne o melhor da terra e do mar num único prato ao qual ninguém resiste. Se é fã deste prato típico do Alentejo e está à procura de uma receita para recriar em casa, não procure mais, porque está aqui aquilo que precisa.
No Retiro do Ernesto, em Moura, o Caldo de Beldroegas é presença fixa na ementa e um dos pratos mais pedidos e apreciados pelos visitantes. Vá também experimentar!