Trás-os-Montes é uma região que surpreende pela sua beleza, diversidade e autenticidade, presente na paisagem e nas suas gentes. Aqui encontrará paisagens deslumbrantes, um imenso património histórico e cultural, uma gastronomia deliciosa e farta e pessoas que sabem receber como ninguém, sendo o destino perfeito para umas férias ou escapadinhas relaxantes, em que não tem de gastar muito para ficar satisfeito.
Assim, vamos deixar-lhe alguns locais perfeitos para uns dias em Trás-os-Montes, que o vão fascinar e que têm preços muito em conta. Escolha os seus locais preferidos e para à descoberta de uma das regiões mais genuínas de Portugal sem ter que gastar muito dinheiro para isso.
1. Bragança
Esta cidade histórica tem uma forte tradição cultural e gastronómica, contando com atrações como o Castelo de Bragança (que alberga um Museu Militar), o Museu do Abade de Baçal e o Domus Municipalis (monumento fascinante e único no nosso país).
No que toca aos pratos típicos da região, não pode deixar de provar iguarias como o butelo com casulas, a posta mirandesa ou os pastéis de Santa Clara.
2. Miranda do Douro
Miranda do Douro (ou, em mirandês, Miranda de l Douro) é uma cidade com uma forte identidade linguística e cultural.
Situada nas margens do Douro, aqui encontrará atrações como a Sé Catedral, o Museu da Terra de Miranda ou o maravilhoso Parque Natural do Douro Internacional, de onde poderá desfrutar de vistas incríveis sobre as arribas e o rio. Poderá também fazer passeios de barco, observar aves ou fazer caminhadas.
3. Chaves
Esta cidade é um destino muito agradável para conhecer a história e cultura de Trás-os-Montes, estando também muito ligada à água e à saúde.
Aqui poderá conhecer locais como o Castelo de Chaves, a Ponte Romana de Trajano, o Museu da Região Flaviense e o Museu das Termas Romanas. Aproveite e relaxe nas Termas de Chaves, que contam com diversos tratamentos de bem-estar e com maravilhosas águas medicinais.
4. Montalegre
Esta vila encontra-se no alto da Serra do Larouco, contando com uma paisagem deslumbrante com um ambiente tranquilo, sendo o ponto de partida perfeito para conhecer a magia e a natureza da região de Trás-os-Montes.
Para além de visitar locais como o Castelo, o Museu Etnográfico e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, pode descobrir algumas maravilhosas aldeias típicas, como Tourém e Pitões das Júnias.
5. Vila Real
Capital de distrito, Vila Real é uma cidade com uma forte tradição vinícola e cultural, sendo um excelente destino para conhecer a história e cultura desta região.
Na cidade, encontrará atrações como o Palácio de Mateus, o Museu de Arqueologia e Numismática, o Museu da Vila Velha e o Teatro de Vila Real. Não pode deixar também de apreciar os vinhos da região, como o vinho do Douro, o vinho do Porto e o vinho de Trás-os-Montes.
6. Macedo de Cavaleiros
Esta vila encontra-se nas margens da albufeira do Azibo, contando com uma paisagem verdejante e um ambiente muito tranquilo. Aqui encontrará atrações como o a aldeia típica de Chacim, o Museu Municipal ou o Parque Natural Regional do Vale do Tua.
No Azibo, poderá fazer praia, observar aves, fazer caminhadas ou alugar uma embarcação para descobrir de mais de perto os encantos naturais da albufeira.
7. Vinhais
Vinhais é uma belíssima vila, que se encontra no coração do Parque Natural de Montesinho, sendo lar de uma paisagem deslumbrante e de um ambiente tranquilo.
Na vila, poderá visitar locais como o Castelo de Vinhais, o Museu da Terra Quente Transmontana, a Casa da Vila e o Parque Biológico de Vinhais, que conta com diversas espécies animais presentes na região. No que toca aos produtos típicos, experimente o fumeiro, o queijo e o mel.
8. Torre de Moncorvo
Esta é uma vila histórica, que se encontra na margem do rio Douro e que lhe vai permitir conhecer melhor a cultura e história de Trás-os-Montes.
Em Torre de Moncorvo, poderá visitar locais como o Castelo, o Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, ou o Parque Ibérico de Natureza e Aventura. Na gastronomia local, não podemos deixar de destacar iguarias como a amêndoa coberta, o cabrito assado ou os doces de gila.