No Centro de Portugal, podemos encontrar aldeias tradicionais, praias selvagens, uma grande diversidade paisagística e cultural, e um riquíssimo património arquitetónico. Aliás, são diversos os monumentos considerados Património Mundial da UNESCO nesta região portuguesa. Toda esta riqueza ajuda a tornar esta região muito apelativa, seja para umas férias mais prolongadas, seja para um fim-de-semana.
Por aqui não faltam também muitos locais que são perfeitos para passear em família, com os mais pequenos. Independentemente do tipo de diversão que procura, no Centro de Portugal irá encontrar um espaço adequado para cada tipo de família. Existem jardins históricos com árvores centenárias, parques de natureza, aldeias de xisto, praias a perder de vista e até parques temáticos.
Por isso, se quiser fazer do Centro de Portugal o seu próximo destino de férias em família, deixamos-lhe alguns dos melhores locais que aqui pode visitar com os mais pequenos e onde pode ter acesso a diversos tipos de atividades de natureza, culturais. lazer ou desportivas.
1. Mata Nacional do Buçaco
A Mata Nacional do Buçaco é um local onde é possível sentir uma profunda conexão à natureza, podendo desfrutar da tranquilidade e do silêncio na sua expressão máxima.
Este magnífico bosque parece quase saído de um conto de fadas, e a qualquer momento esperamos ver uma criatura mágica a surgir da vegetação. Durante a sua visita, não deixe de conhecer o Vale dos Fetos e a Floresta da Relíquia.
2. Tapada de Mafra
Esta Tapada foi mandada construir por D. João V, e desde então, foi um dos locais prediletos da realeza para caçadas e outros eventos lúdicos. O local fornecia também muitos produtos ao Palácio Nacional de Mafra.
Atualmente, o local encontra-se aberto ao público, contando com diversas atividades. Com alguma sorte, poderá cruzar-se com animais como veados, gamos, raposas, doninhas e javalis.
3. Quinta das Lágrimas
Os seus jardins são um autêntico museu vegetal, que acolhe espécies de todo o mundo. O seu criador, Miguel Osório Cabral, era amigo do diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, engrandecendo assim o espaço exterior desta quinta.
Os jardins dividem-se entre uma zona de mata, em tempos usada para caçadas, e por uma zona ajardinada, que se encontra junto do palácio. De destacar o majestoso podocarpo, do qual apenas existe mais um exemplar no nosso país.
4. Mata dos Sete Montes
As terras onde esta mata se encontra pertenceram em tempos aos Templários, e a mata em si, circundada por muralhas, foi fundada pela Ordem de Cristo, com o objetivo de tornar este espaço num local de introspeção.
Hoje, é o pulmão da cidade de Tomar, contando com diversos trilhos bucólicos. Não podemos deixar de destacar a Charolinha, templo de desenho romântico que está perfeitamente enquadrado pela envolvente natural.
5. Portugal dos Pequenitos
O local começou a ser construído nos anos 30 do século passado, pretendendo dar às crianças um maior contacto com a cultura portuguesa, assim como com a cultura dos países que falam português.
Hoje, encontrará aqui um conjunto de casas regionais portuguesas, representações de alguns dos principais monumentos do nosso país e representações etnográficas e monumentais de locais onde se fala português, um pouco por todo o mundo.
6. Serra da Lousã
A imagem de marca desta serra são as suas Aldeias do Xisto, locais cheios de tradição que cativam quem aqui acorre.
Além disso, esta serra, parte integrante da Reserva Ecológica Nacional, é um autêntico museu vivo, com os ecossistemas a serem preservados através do condicionamento de acesso a algumas zonas. Mesmo assim, poderá desfrutar de atividades como percursos pedestres, canoagem e caça ao tesouro.
7. Museu do Pão
Inaugurado em 2002, é considerado um dos maiores museus dedicados ao pão em todo o mundo. A sua missão é recolher, preservar e exibir objetos e património relacionado com o nosso pão.
O espaço encontra-se dividido em diferentes salas, com cada uma a mostrar uma vertente diferente do pão e da cultura e tradições relacionadas com este alimento. O local conta também com um restaurante, onde poderá realizar degustações.
8. Bacalhôa Buddha Eden
Dentro da Quinta dos Loridos, poderá encontrar o maior jardim oriental da Europa, que se estende ao longo de 35 hectares.
Aqui poderá encontrar budas, pagodes, 600 estátuas de soldados de terracota pintadas à mão, e diversas obras de arte, que são trocadas com frequência, para que mesmo os visitantes “repetentes” tenham algo de novo para ver. Este espaço foi concebido em protesto contra a destruição dos Budas Gigantes de Bamyam.