De vez em quando, sabe bem fugir um pouco da rotina, mesmo que seja por pouco tempo. É nestas ocasiões que uma escapadinha sabe bem, especialmente se tiver como companhia a sua cara metade. No Norte de Portugal, encontra diversas opções para uma escapadinha a dois, desde aldeias tranquilas e imersas na natureza a cidades ricas em história e em atividades para fazer.
Mas não se esqueça do mais importante: quem cria as condições para o romantismo são vocês mesmos, como casal. O ambiente que vos rodeia ajuda imenso, sem dúvidas, mas é a cumplicidade entre os dois que faz toda a diferença.
Para que não lhe faltem opções, deixamos-lhe aqui uma lista com alguns dos locais mais bonitos da região Norte de Portugal, para que comece a planear a sua visita em casal:
1. Ponte de Lima
Deve o seu nome à ponte romana que aqui atravessa o rio Lima. Teve o seu primeiro foral em 1125, dado por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, ainda antes de existir um Reino de Portugal.
Ponte de Lima está no centro de uma fértil região agrícola, onde se destaca a produção do Vinho Verde, reconhecido internacionalmente. É também rica em solares e casas apalaçadas.
2. Chaves
É a segunda maior cidade do distrito de Vila Real, encontrando-se num fértil vale junto ao rio Tâmega, bem próxima da fronteira com Espanha. A presença humana na região remonta ao Paleolítico, podendo encontrar diversas estações arqueológicas ao redor da cidade.
Não pode deixar de conhecer o castelo, o Forte de São Neutel, a Ponte de Trajano e as termas da cidade, com águas com um aroma e sabor únicos. E não vá embora da cidade sem provar um dos seus famosos pastéis de Chaves.
3. Guimarães
A cidade está fortemente associada à formação e identidade do nosso país, especialmente o seu Centro Histórico, que é Património Mundial da UNESCO, devido à originalidade e autenticidade com que foi recuperado.
Aliás, todo o conjunto patrimonial da cidade se encontra muito bem preservado, com destaque para as varandas de ferro, os alpendres em granito, as casas senhoriais, as torres e claustros e para os arcos que ligam as ruas estreitas.
4. Aveiro
A cidade de Aveiro encontra-se recortada por ruas aquáticas, por onde deslizam os famosos moliceiros. A Barra Nova, construída no século XIX, abriu a ria para o mar e reconstitui a fonte de sobrevivência da região.
Não pode deixar de conhecer a ria de Aveiro, assim como as imensas salinas, com as suas pirâmides de sal. Bem perto de Aveiro, encontra as Dunas de São Jacinto, local perfeito para os amantes da natureza.
5. Ponte da Barca
Recomendamos-lhe uma visita demorada por Ponte da Barca, para que possa apreender todos os belíssimos recantos que por aqui encontra. Depois, aproveite e parta à descoberta de Lindoso, visitando o seu castelo e os espigueiros que por aqui encontra.
Também poderá fazer o percurso pedestre que liga os Moinhos de Parada ao Poço da Gola, ou conhecer as aldeias de montanha de Ermida e de Germil. Faça este percurso com os devidos cuidados de segurança.
6. Valença
A principal atração de Valença é a sua Fortaleza, uma das mais destacadas fortificações militares da Europa, com o seu interior a encher-se de vida e a ser muito procurado pelo seu comércio tradicional ao ar livre.
Caso procure um miradouro para apreciar a paisagem envolvente, recomendamos o Baluarte do Socorro, no extremo norte da Fortaleza, que lhe dá uma vista panorâmica sobre a Ponte Internacional sobre o rio Minho.
7. Vila Nova de Cerveira
Tem uma zona histórica densa e bem planeada, que se estende à volta do castelo e que convida ao passeio. Depois de contornar o castelo, não pode deixar de descobrir o parque de lazer do Castelinho.
Termine o seu passeio no Miradouro do Cervo, situado no Alto do Crasto, onde pode encontrar a escultura metálica do cervo, símbolo do concelho aqui eternizado pelas mãos do escultor José Rodrigues.
8. Amarante
A “princesa do Tâmega”, como é conhecida, é famosa pela sua ponte, pela Igreja de São Gonçalo e pela sua doçaria tradicional, embora não faltem motivos para visitar esta cidade, uma das mais bonitas do Norte de Portugal.
Caminhe pelas ruas do seu centro histórico e aprecie as casas antigas e bem cuidadas. Não deixe de visitar os museus da cidade, incluindo o famoso Museu de Amadeo de Souza Cardoso.